sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A farsa que é tragédia continua !


 .
Foto Renato Fogal
.



* Victor Nogueira
.
.
Apesar de tudo dos cortes financeiros, das hipotéticas tentativas de domesticação de juízes, da Polícia Judiciária e da Procuradoria Geral da República e das mudanças cirúrgicas à Legislação, a Justiça ainda mexe. É   Verdade que nalguns casos, como os de Fátima Felgueiras (ex PS) e de Isaltino de Morais (ex PSD), descobriu-se que afinal não tinham bens pessoais, embora não conste que vivam com os sem abrigo ou na fila da sopa dos pobres ou nalgum albergue de mendicidade. O Presidente do BPP, João Rendeiro, que teve o azar se ser apanhado  na malha, aguarda julgamento em liberdade condicionada, esperando-se que não siga o caminho de Vale e Azevedo, grudado que nem lapas lá pela loura Albion!. Entretanto prosseguem as buscas a escritórios de advogados presumivelmente e envolvidos nas fraudes do BPP. Embora O BPN tenha sido nacionalizado e "saneado", mas não tão satisfatoriamente quanto necessário pelo que se abre a hipótese da CGD assumir o "buraco".
.
Uma outra investigação trouxe a lume uma rede de prostituição de alto nível, envolvendo juízes, empresários que não são "sucateiros", e políticos, que se vai averiguar até que ponto estariam a ser chantageados. Para já os cérebros da rede estarão presos mas vamos ver se uma vez mais a montanha parirá um rato.
.
A investigação do Processo Face Oculta já constitui arguidos, alguns deles bem sonantes, embora depreciativamente chame "sucateiro" a um dos arguidos, sem direito a nome, quando o resto da rede deveria chamar-se de "fabricantes de lixo", embora de luxo, por bem vestidos  e melhor perfumados ? Contudo, face aos valores envolvidos nas traficâncias, algumas das "prendas" tem um valor irrisório, se não risível !
.
Outra farsa trágica é a da Europa dos Cidadãos que é agora apenas a Europa dos Cifrões, como o PCP sempre denunciou, estourando-se os vernizes democráticos sob a batuta da Alemanha e da França. Primeiro destruíram a estrutura produtiva dos Países periféricos com a conivência de de partidos como o PS, PSD e CDS  e de meros executantes como Mário Soares, Guterres, Cavaco Silva, Jorge Sampaio, Durão Barroso, Paulo Portas e outros caras, como Sócrates, cujos acompanhantes de Governo vão rodopiando entre o governo da República e o Governo das privadas ! 
.
E agora na Europa onde nos enfiaram querem impor um sistema semelhante ao que vigorava  na Inglaterra vitoriana dos  princípios da industrialização, no não tão longínquo século XIX -  a "prisão por dívidas", que lançava as famílias na miséria. Se uma pessoa está presa por dívidas, então como pode saldá-las. Se uma país tem dívidas, como sair do fosso de ao ser penalizado aumentado o tamanho do fosso? E já que se fala em dívidas públicas e e confiança dos mercados, porque raio o Banco Central Europeu  medeia os seus empréstimos através de privadas bancas que o emprestam aos bancos com juros mais altos e lucros ainda maiores que se repercutem sobre o mexilhão, que são as pequenas e médias empresas e os cidadãos que têm de recorrer a empréstimos bancários, muitos deles "facilitados" a eito pelas grandes cadeias de distribuição, estilo encha o carrinho hoje a pague depois, nem que seja na forca!?
.
Então este não é um sistema, o capitalista, sem rei nem roque e sem perspectivas para além da ponta do nariz, que já passou à fase da completa autofagia e miserabilização?
.
De cavaco, se fala aqui - Os 5 cavacos - Daniel Oliveira
.
Cavaco que agora exibe um ar virginal e de sábio alheio à porcaria em que nos meteu, é o mesmo Cavaco/PSD que sucedeu a Só-Ares-Alegre/PS cuja política prosseguiu e aprofundou: adesão "cega" à União Europeia (foi Cavaco/PSD que assinou o famigerado Tratado Maastrich tal como Sócrates/PS e Durão Barroso/PSD assinar4am o não menos famigerado Tratado de Lisboa), esbanjamento de fundos comunitários, construção de auto-estradas que tornaram mais fácil a desertificação do interior, negligenciando a manutenção das estradas nacionais, criação de universidades privadas da treta e do lápis e papel, envolvidas em fumos de criminalidade e corrupção, criação de bancos como o BPN e o BPP, um falido e outro "nacionalizado", proliferação das parcerias público privado com os prejuízos que se conhecem, proliferação de uindades privadas hospitalares sem apoio de retaguarda, concessão à empresa do seu ministro Ferreira do Amaral do direito de exploração de todas as pontes construídas ou a construir entre  a foz do Rio Tejo e Vila Franca de Xira, com lucros assegurados caso não se verifiquem as travessias previstas, privatização a eito e ao desbarato dos sectores estratégicos da economia, desmantelando as grandes unidades industriais, liberalizando e flexibilizadno as relações de trabalho, incentivando o abaste da frota pesqueira e nada fazendo para reconverter e apoiar a agricultura.
.
Grandes obras públicas apresentadas com grande alarido com a Expo 98 ou a ponte Vasco da Gama terão acabado em projectos de especulação imobiliária e o Munidial,
.
É admissível que Cavaco possa ser um homem sério e pessoalmente honrado, mas os seus "amigos" de jornada pelos vistos não o terão sido mas continuarão a ser companheiros da jornada comum e essa, tal como a de Só-Ares Alegre,  não é a de quem trabalha e quer um mundo mais justo, mais feliz, mais solidário!
.
.




 .

Sem comentários: