terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Postal (29) - Évora 1974 (4)

* Victor Nogueira
.
.

Lisboa
74.12.02
MCG

Moura, rua típica

Querida C.


Não sei bem se isto que está em mim é "nervoso" ou ... gripe. Os dados estão lançados e vou para Évora dar aulas na Escola Industrial. O Dr.Pimentel queria que me apresentasse ao serviço já na 3ª feira, a mim convinha me na 4ª e acabou por ficar para 5ª! Vamos lá ver como isto corre. Hoje e amanhã tenho de preparar a lição. Ah!Ah!Ah! (isto é para disfarçar a morte que me vai na alma). Francamente, não me seduz ser professor de meninos! Mas ... podia ser pior! Olha, não sei onde ficarei em Évora - se calhar numa pensão - até ver! - pelo que me deves escrever para o APARTADO 65 - ÉVORA. OK?


Passei este fim de semana em casa do Luís Filipe [Vidigal Pereira] e da Isabel; são um casal um tanto ou quanto original. Não têm horas para nada!


(Não queres ir visitar me a Évora no próximo fim de semana? Ora, já sei que dizes que não!)


Saudades do VM


comboio para Évora
74.12.04
MCG

Coimbra,
Museu Machado de Castro e Sé Nova


Querida C.


Pouca terra, pouca terra, cá vai o comboio para Évora. Amanhã começa uma nova etapa da minha vida. Vamos lá ver como me saio desta! O José João trouxe-me esta tarde as fotografias, que não estão más. Gosto mesmo muito de algumas delas.


A propósito, também gosto deste postal, o último dos que comprei em Coimbra.


Despachei as malas - vêm no furgão, mas o saco com os livros pesa muito. Ali duas velhotas discutem as vantagens de ser criada de servir: ganham bem, vestem os vestidos da senhora, não gastam nada. Uma vida de fidalgas. Opiniões! Há pouco discutiam a nudez: passar aí um homem todo nú, que falta de moral e patati patata. Eu rio me a bandeiras despregadas e ela mete-se comigo. Bem, mas o espaço está no fim e eu fico me por aqui.


Um abraço amigo do VM


comboio para Évora
74.12.04
MEB

(flores)


Aqui vai um postalinho para ti; espero gostes do ramo de flores que te escolhi. Vou no comboio a caminho de Évora. Amanhã começo uma nova fase da minha vida. Vamos ver como corre.


Em tempos fui uns dias a Coimbra, assistir a um seminário [da Pro-UNEP] sobre a Democratização do Ensino. Passei por casa do casal Boaventura [em Coimbra], que enviam saudades. O mesmo faz o casal Armindo Gonçalves, em casa de quem estive [em Setúbal] um dia destes. Idem para a Maria Amélia, que encontrei em Évora um dia destes. Mas ... parece-me que já falei nisto no postal que enviei esta tarde!


Saudades e um beijo do VM


Paço de Arcos
74.12.04
NSF

Alcácer do Sal

Ora vivam, como vai isso? Estou de abalada para Évora. Imaginem logo o sítio onde acabei por arranjar emprego ... até ver! Convidaram-me para dar aulas de "Introdução à Política" na Escola Industrial e Comercial de Évora. Não me seduz mesmo nada ser professor e estou mesmo apreensivo e chateado. Tão farto que eu estou de Évora. Mas ... mal por mal devo ter umas 30 horas de aulas por semana e apenas duas lições para preparar semanalmente. Vamos ver como isto corre. O [Aníbal] Queiroga é que se lembrou de mim para este lugar; ele foi nomeado Presidente da Caixa de Previdência de Évora. Quanto ao Instituto, continua encerrado; vamos ver se o Ministro militar resolve definitivamente o assunto.


Encontrei a semana passada em Évora a dra.Maria Amélia. Deve ir para lá viver. A Noémia foi para Beja.


Bem, fico-me por aqui! Não querem cá vir passar o Natal ? Um abraço e saudades VM


Évora
74.12.09
MCG

Alentejo, paisagem ao anoitecer

Querida C.


Ufa, mas que fartura! Desde as 10 da manhã que estamos em reuniões na Escola, por causa do Decreto sobre a gestão democrática. Para além disso, como "falo demais", fui eleito delegado sindical. Safa! Entretanto o convite do Abílio [Fernandes] era para me tornar funcionário do MDP, uma espécie de "secretário-geral" em Évora. Mas ficou essa ideia suspensa, por enquanto. Enfim...


As fotografias já vieram e na maioria não ficaram más. Tu estás bem!


Não percebo muito bem como pode ser esta fotografia do Alentejo. Parece antes um campo alagado. Não sei se já te disse que a tal cave na Tapada ainda não está para alugar. Sempre é no tal largo onde estivemos.


Cá recebi o postalinho da Eva. Para todos envio um abraço, bem como a tua Mãe. Para ti beijinhos do VM


Évora
74.12.09
NSF

Lisboa, doca fluvial, ponte e Cristo Rei


Cá estou eu no 2º dia de aulas, que vão correndo. Não sei qual é a aceitação dos alunos. Ainda ando a fazer "experiências" para ver como hei de dar aulas. Estou hospedado na Pensão Giraldo, mas aquilo é só um remedeio, pois é muito caro. A velhota, empregada na recepção, tem perguntado sempre pela Mãe, a quem envia cumprimentos. O mesmo fazem o Queiroga e família.


Escrevo para dar notícias e também para pedir que me arranjarem uma certidão de nascimento para entregar na Escola Industrial. (Ah! Não sei se já vos disse que acabei em professor de Vida Política e [de] Introdução á Política) Tenho 28 horas semanais e os cursos gerais e complementares, com alunos e alunas dos 13 aos 27 anos (á noite). Enfim ...Não sei quanto vou receber ao fim do mês. Um abraço do VM


Évora
74.12.11
MCG

Vila do Conde, Pescadores de Caxinas


Querida C.


Como a maioria das minhas aulas é de tarde (até ás 18 horas) e como a última tiragem é a essa hora e como ando com o espírito pouco descansado, ... enfim, não me tem sido possível escrever-te com assiduidade. Este género de actividade [dar aulas] é para mim muito cansativo e não sei se será sempre assim. Ainda bem que estamos quase em férias. Depois ... está muito frio e nem imaginas o frigorífico que são a maioria das salas: um desconforto. E Évora é muito chata e um tipo não tem onde espairecer. Para além disso há em mim um certo descontentamento em mim, pois o meu lugar é em Angola e não nesta terra. 6 anos de exílio em Évora para cair cá mais um ano!


Tenho tido algumas aulas giras, mas noutras é uma frustração. Algumas são muito barulhentas (p'rá semana isto tem de mudar), outras são porreiras. Gosto mais de dar aulas aos gaiatos. Bem, cá te espero 6ª feira. Penso que virás por Montemor. Um abraço amigo do VM


Évora
74.12.16
MCG

(humorístico)


Olá, C.


Antão, que tal essa viagem? Encontrei há pouco o Pe.Vaz: os jesuítas já sabiam que eu sou professor. Estou aqui no restaurante da Rua do Raimundo: acabei de encomendar coelho com batatas. Daqui a uma hora começam as aulas: dormi mal - como sempre desde que sou professor - e sinto-me fatigado.


Fui hoje saber das casas, ambas as mais baratas já estão alugadas.


Acabou de chegar o almoço. Isto não é comida para uma pessoa de alimento como eu. Évora deve ser das cidades onde se come pior. Parece que os alentejanos jejuam por sistema. Arre!


Não me apetece escrever mais. Um abraço amigo do VM


Lisboa
74.12.30
MCG


Leiria, vista do claustro do castelo


Olá, C.


Há um ano e tal passámos nós por estas bandas ! (1) Por essa altura também o Kaúlza de Arriaga tentou demitir o Marcelo [Caetano], enquanto os capitães se iam reunindo. 4 meses depois seria o 25 de Abril - um dia de alegria no cinzento do quotidiano. Depois, a vida continuou e eu ... acabei como professor de Introdução à Política.


Está um dia cheio de sol. É bom para nós, citadinos. O mesmo não dirão os agricultores, desta falta de chuva.


Ontem fui ao cinema ver "Laranja Mecânica" [de Stanley Kubrick]. O supra sumo da violência , dizia a crítica. Da violência, tenho visto e sentido pior.


Telefonei-te hoje, mas não estavas.


Já estou em Lisboa. Vou cortar o cabelo e lá para as 19 h vou com o Luís Filipe [Vidigal Pereira] e a Isabel [namorada] ao cinema, ver "Chinatown" [de Polanski] A constipação não há meio de passar.


Cumprimentos aos teus. Para ti um abraço amigo do VM.

______

1 - O meu pai veio a Portugal pela 1ª vez desde que partira para Angola em 1944/45, andando durante a breve estadia a rever Porto e arredores, comigo, a minha mãe e a Celeste. Na viagem [para o Porto] ficámos todos hospedados em Leiria, numa pensão e mo Porto numa estalagem.

.

Sem comentários: