sábado, 16 de abril de 2011

O Mito do Império e da Multi-racialidade !



Império colonial Português no século XVIII
.
.
O comércio triangular
.
.
* Victor Nogueira
.
 Sugiro que leiam de David Martelo "As Mágoas do Império - Edições Europa América - Lisboa 1998 (encontram nos alfarrabistas ou em bibliotecas públicas) e verão que as colónias até à Conferência de Berlim eram meros entrepostos de comércio esclavagista e de matérias primas, para onde eram desterrados os degredados, criminosos de delito comum ou opositores políticos, que as campanhas de ocupação do interior iniciaram-se na última década do século XIX até serem dadas por terminadas durante a 1ª República. 
.
Salazar nunca fomentou a emigração para África e opôs-se ao desenvolvimento industrial das mesmas, sendo fonte de matérias primas para Portugal e mercados para a fancaria que neste se produzia à sombra do Condicionamento industrial. Durante muito tempo os brancos naturais das colónias eram considerados "brancos de 2ª" e nos livros únicos do Minho a Timor apenas apareciam brancos. 
.
Até ao início da Guerra Colonial as populações indígenas não tinham quaisquer direitos, o regime de contrato era uma forma disfarçada de escravatura e a maioria dos negros não sabiam falar português, situação que se inverteu após as independências. Só após o início da guerra colonial a cidadania foi reconhecida a todos os negros e se deu um enorme desenvolvimento económico. 
.
Pelo menos em Angola uma parte dos brancos originários de Portugal e a maioria dos nascidos lá defendiam a independência de Angola, uns sob a tutela dos brancos, outros segundo critérios de multirracialidade. Só após o início da guerra colonial foram criadas universidades em Angola e Moçambique !
.

.


As colónias que Salazar "herdou" da 1ª República
.
.
A esmagadora maioria da população de Luanda era negra. Se tiver tempo leia todo o estudo, se não, fique-se pelas páginas 299 e 302.
.
.
E leia uma História de Angola e Moçambique e verá que desde o séc XV os portugueses em Angola e Moçambique andaram sempre aos tiros contra os negros - a maioria - que não aceitava o domínio Português que repito, até 1890 se limitava a enclaves na orla marítima

.
.


1 milhão na Avenida da Liberdade pela demissão de toda a classe política P

Sem comentários: