segunda-feira, 11 de abril de 2011

Democracia e nacionalismo


MOVIMENTO CONVERGÊNCIA NACIONAL


Artur Silva Lamento Passos mas este grupo não apoia em termos oficiais nenhum iniciativa de outros grupos. Cada um é livre de fazer o que quiser na sua consciência individual. Agradeço apenas que respeites isso e não voltes a colocar no mural apelos a mobilizações de terceiros que não conheço que são nem as reais motivações que os impelem. Aqui sabemos quem somos e o que queremos: Cidadãos livres que querem fazer um projecto a partir da sociedade civil com um conjunto de propostas concretas de mudança para um Portugal melhor. Abraço
há 20 horas ·
.
(...)
.
Victor Nogueira

Isto da neutralidade tem muito que se lhe diga. Nenhum grupo, nenhuma organização é neutra e sem finalidade. 
.
Se este grupo é um grupo aberto para debater ideias, propostas e documentos para serem adoptados ou não por outros grupos ou movimentos, é uma coisa. Se é para publicar e publicitar ideias de movimentos e partidos, é outra e nesse caso tem de publicar tudo, ou então teremos a repetição do Milhão onde as propostas de uns movimentos e pelo menos dum partido em gestação são permitidas mas não as hiperligações a outros partidos políticos e a sindicais. Trata-se duma incoerência e de facto dum "tomar partido por". 
.
Apesar de respeitar isso, passei a ser não contraditado com argumentação fundamentada mas sim enxovalhado e insultado no Milhão, onde deixei de publicar documentos e comentários, publicando lá um penúltimo documento em que dizia das minhas razões. 
.
Convidaram-para o MCN e tenho publicado e comentado com perfeita consciência das limitações que impõe. Se é para publicitar umas manifestações e não permitir a divulgação de outras, então eu saio do MCN. Se é para publicar e publicitar as iniciativas, documentos e posições de todos os partidos, organizações e movimentos, então o MCD, perdão, MCN é outra coisa. 
.
E agora reparo que há uma diferenças entre convergência nacional e convergência democrática. Vejam lá que entendi "convergência democrática", pois "convergência nacional" tem para mim outra conotação pois havia a "União Nacional", a "Acção Nacional Popular", a Federação Nacional para a Alegria no Trabalho e "Tudo pela Nação, Nada Contra a Nação", todas terminando "A bem da Nação" .
Não estou a dizer que o MCN não é democrático ou que não defende a democracia, embora esta possa 
ter interpretações diferentes [1]. 
.
O Conceito de democracia do Movimento "Compromisso Nacional" entre cujos subscritores estão banqueiros e Belmiro de Azevedo não é o mesmo dos trabalhadores, assim como o conceito de democracia de Cavaco não é o meu, pois na sua Comissão de Honra figuravam a fina flor da Banca e do Grande Capital, sendo alguns dos subscritores dos homens mais ricos do Mundo, para além da UGT, que assina tudo o que lhe colocam à frente para assinar e que seja contra os direitos das populações e dos trabalhadores. 
.
Sobre Salvação Nacional ou Compromisso Nacional, que eu descodifico como "Salvação Patronal e Bancária" à custa e todos nós mas não deles, encontram os objectivos e sumidades subscritoras aqui 
.
.
Resumindo, se é para publicar todas as propostas de todos os partidos, movimentos, organizações e apelos à participação em todas as manifestações de todos e cada um deles, então o MCN será uma manta de retalhos cuja legitimidade pode ser aceite pelos suas administradores e nesse caso nada mais me restará senão afastar-me. 
.
Já me chegam as experiências negativas e o sectarismo prevalecentes no PortugalClub, no "Se a Economia falasse ..." e no Milhão ! 
.
Cordialmente Victor Nogueira 
.
[1] Reflexões sobre a História, [a Democracia] e os diferentes ângulos de visão
.
 -http://kantoximpi.blogspot.com/2007/03/reflexes-sobre-histria-e-os-diferentes.html
.
.

Sem comentários: