quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Movimentos antipartidários


Isto é assim, com o ... "devido respeito"

Entre 1926 e 1974 houve em Portugal vários Partidos - um que se manifestava à vontade - a União Nacional" depois crismada de "Acção Nacional Popular"

Houve também um outro partido, que se auto-dissolveu - o Partido Socialista Português (1875-1933). E outros que foram extintos.  Mas houve um que se manteve em actividade, durantes esse anos todos, apesar de ilegalizado e de os seus militantes e simpatizantes serem alvo de perseguição, repressão, prisões e mesmo assassinatos pelas forças do regime que certos historiadores e pensadores têm relutância em designar por "fascistas" . Refiro-me ao Partido Comunista Português, fundado em 1921, após a "traição" dos Partidos Socialistas e Sociais Democratas na II Internacional, que apoiaram a entrada na I Guerra Mundial, e a consequente formação da III Internacional (Comintern) em 1919.

Outros partidos e movimentos houve, de menor dimensão alguns deles reclamando-se de origem marxista-leninista ou trotsquista.

Claro que seria difícil explicar a manifestantes que sendo contra os partidos, têm hoje e desde 25 de Abril de 1974  o direito de se manifestarem, reunirem, associarem ou expressarem  entre muitos outros direitos económicos, sociais, políticos e culturais consignados na Constituição de 1976, ainda em vigor, Inconscientemente ou não, tais "Movimentos Antipartidários", defenderão uma "União Nacional" ou governos de "tecnocratas" ou de "Salvação Nacional". Sem partidos mas com "valentes"cargas policiais e prisões. Contra quem se manifeste !




«A culpa é de todos, a culpa não é de ninguém, não é verdade?»



1 comentário:

Unknown disse...

Bom dia.

compartilho meus pensamentos sobre
democracia:

http://manifestoantipartidario.blogspot.com.br/