quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Literatura - Miscelânea

* Victor Nogueira
.
Não sei se aprecias literatura humorística. Se assim for, o último livro Unibolso tem interesse: "Aventuras de Tom Sawyer", de Mark Twain. Aqui fica a recomendação. (MCG - 1974.04.10)
.
O "Diário de Lisboa", ao domingo, tem vindo a publicar as "Cartas de Soror Mariana"; não me despertou o interesse para ler a primeira, mas resolvi ler as seguintes e gostei. São muito expressivas e embora eu não conceba amores dramáticos áquele ponto, compreendem se os sentimentos daquela mulher. MCG - 1974.04.17)
.
Olho pela montra da leitaria para localizá la e ... é mesmo ao lado da Rua Venceslau de Morais, um dos meus escritores preferidos da juventude. Acho que foi oficial da Armada Portuguesa, tendo se fixado e morrido no Extremo Oriente, por cujos usos e costumes se apaixonou e serviram de motivo aos seus livros. (1974.11.08)
.
Acabei de ler pela 1ª vez um livro de Gorki - "O Espião", que conta a história dum informador da OKRAANA - será assim que se escreve o nome da "PIDE" da Rússia czarista? É um romance bem escrito, mas ... é um romance, que para além disso fala no povo e nos revolucionários, situando se a acção cerca de 1905, quando após uma série de sublevações populares, apesar e por causa dos massacres [efectuados] pelos cossacos (do czar), este último se vê forçado a conceder ao povo uma Duma, ou Assembleia Constituinte. (1974.11.28)
.
Ler um livro de contos de Oscar Wilde, que me encanta. (MMA - 1986.12.17)

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Um diário que se poderia chamar da "tua paixão", creio.
E quando a paixão acontece, mais forte ou menos forte, seja qual for a idade, queremos contar o dia a dia, até ao mais ínfimo pormenor, áquele ou áquela que o torna menos corriqueiro.

Maria Mamede