sábado, 1 de setembro de 2007

Cangaço no Brasil - Dois filmes

* Victor Nogueira


O filme de hoje, "O Cangaceiro", contava a história do Lampião, cangaceiro, salteador e assassino do Nordeste Brasileiro, espécie de Robin Hood que assaltava os ricos para dar aos pobres Manobrado pelo Governo da Baía, liquida todos os grupos do cangaço da região d'Água Branca supondo que o Governo satisfaria as suas reivindicações da reforma agrária (o NE brasileiro, terra de sede e fome, é propriedade dos "coronéis", latifundiários lá do sítio.) Mas o que o Governo pretende não é a melhoria das condições de vida do povo, mas sim expulsá-lo (ou massacrá-lo, como efectivamente sucedeu) por causa do petróleo que entretanto se descobriu na região. Ao ver se traído - o seu bando estava destinado a ser massacrado - o Lampião revolta se contra o Governo - inutilmente, aqui para nós. O interesse do filme estava na denúncia da exploração dos recursos naturais pelos potentados económicos estrangeiros, muito interessados nos seus interesses e nada no das populações, contando para isso com a cumplicidade dos governos nacionais, cujos funcionários sempre lucram umas migalhas. Mas o filme, para além disso, não tinha grande interesse.
.
O que já não sucederá com o "António das Mortes", do cineasta brasileiro Glauber Rocha, referido na Vida Mundial de hoje e em exibição num cinema de Lisboa (MCG - 1972.10.27)
.
Na foto: Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros
.

Se quer saber mais sobre o Cangaço ver
.

1 comentário:

De Amor e de Terra disse...

Sempre a ambição a despertar traidores para fazerem a "barrela" dos que acreditam deveras na luta pelo bem comum...e sempre os Barrigas a mandarem eliminar os Magriços...É tão velho como o Mundo!


Maria Mamede