segunda-feira, 28 de maio de 2018

MÁRIO DE OLIVEIRA, A EUTANÁSIA E O PCP

* Victor Nogueira

ESCREVE MÁRIO DE OILIVEIRA:
1 - A católica Irlanda fez orelhas moucas à hierarquia católica celibatária e acaba de votar SIM à Lei de despenalização do aborto. Outro tanto urge fazermos em Portugal e votar SIM à Lei de DESPENALIZAÇÃO da eutanásia. Por que CDS e PCP não dão liberdade de voto aos seus deputados?!

2. – (…) Sabe que várias vezes participei como autor e LIVRE TRÂNSITO, na Feira do Livro da Festa do Avante? Num dos anos, até estive com José Saramago e ao lado de Urbano Tavares Rodrigues. Com uma curiosidade. A fila maior de pessoas para autógrafos era, obviamente, para o Nobel Saramago. Mas a segunda maior é precisamente para mim e para o meu Livro FÁTIMA NUNCA MAIS, Campo das Letras, 1999. E sabe que o Partido me tem na conta de amigo, depois que percebeu que eu, como Presbítero-jornalista, nunca integraria nenhum partido político? Informe-se melhor. E reconheça que a minha pergunta é pertinente. A "colagem" ao CDS é o Adelino que me quer fazer dizer. Para mim, é mera coincidência. Mas que, ainda assim - com amor o digo - deveria fazer pensar os próprios dirigentes do PCP. Certamente faz, mas ainda não ouvi nada deles a esse respeito. E, obviamente, que gostava mais de ver o PCP do meu amigo Jerónimo de Sousa dar liberdade de voto aos seus deputados como não pode deixar de a dar aos muitos filiados no Partido. O meu abraço.
3. - "Nem os bispos católicos nem o CDS de Assunção Cristas sabem o que dizem quando se fala em despenalizar a eutanásia. Acham que é legalizar a morte de pessoas. E com esse seu fanático e demencial falar baralham as pessoas. Cuidado com eles! Haja bons viveres e haverá bons morreres."
..................
"Já não bastava os bispos e outros chefes religiosos o CDS e o PCP. Vem agora Cavaco Silva mai-la sua impagável Maria a dos presépios juntar-se ao terrorismo verbal contra quem votar a favor da Lei de despenalização da eutanásia. Logo eles, os que mais matam por razões ideológicas."


MÁRIO DE OLIVEIRA, A EUTANÁSIA E O PCP (comentário meu num post de Mário de Oliveira):
- O PCP não tem filiados nem sócios, tem militantes. E é Mário de Oliveira que li no tempo do fascismo quando era conhecido como o Padre Mário de Macieira da Lixa, que faz a ligação entre PCP e o CDS ao escrever "Por que CDS e PCP não dão liberdade de voto aos seus deputados?!". A que despropósito vem esta colagem ?
Então o PSD/PS/CDS/PEV/Bloco/PAN são todos iguais? Defendem todos o mesmo ? O CDS e o PCP têm projectos políticos e objectivos estratégicos idênticos ou iguais?
Os militantes do PCP estão sujeitos aos estatutos e programa que livremente aceitaram ao decidirem ser militantes mas têm liberdade responsável de consciência.
O que se deveria esperar de Mário de Oliveira que se afirma "amigo" do PCP é que conhecesse os argumentos do PCP e contra-argumentasse com conhecimento de causa. E que não confundisse as águas e os moinhos!
EM TEMPO - Tão preocupado com a liberdade de voto que deveria ser dada pelo PCP aos seus deputados, cabe perguntar se essa pretensa será dada aos deputados do Bloco.


Sem comentários: