quarta-feira, 30 de maio de 2018

ANTI-COMUNISMOS PRIMÁRIOS E QUATERNÁRIOS

* Victor Nogueira

ANTI-COMUNISMOS PRIMÁRIOS E QUATERNÁRIOS - Pergunto-me se para o BE já começou a campanha eleitoralista para as legislativas 2019, em que vale tudo para confundir as águas, num apelo à mentira e à má fé, na caça ao voto!
Afinal os projectos em discussão não contemplavam a morte assistida com dignidade se não a uma minoria, a consciente, que o tivesse manifestado e tivesse conseguido ultrapassar o crivo da "Comissão de Avaliação". Por outro lado apenas o projecto do PEV restringia a "morte assistida" aos estabelecimentos do SNS. Os restantes admitam que pudesse ocorrer nas "privadas", cujo lucrativo negócio depende de ajudas e subsídios estatais ou de bolsas endinheiradas.
E aqueles que não tivessem passado o moroso e burocrático crivo da "Comissão de Avaliação", ou os que não tivessem personalidade jurídica, os menores, os incapacitados para disporem e decidirem, por estarem inconscientes ou em coma, esses continuariam em sofrimento bem como todos aqueles que morrem abandonados em casa ou nos corredores dos bancos de urgência ou na tristeza do abandono, mais ou menos solitários, em lares que de facto são depósitos de pessoas acantonadas à espera da morte? Qual é a medida da dor e do sofrimento, do que é intimo e pessoal ?
Que pessoas que se dizem solidárias, de esquerda, que não sofrem de iliteracia, usem argumentos tão rasteiros e demagogos como Mariana Mortágua - mas não só - insidiosamente igualando o PCP e o CDS e sub-liminarmente insinuando que “comunismo=fascismo” é duma tristeza enorme! Pergunto se Mariana Mortágua deixou que o pé lhe fugisse da chinela, falando para a câmaras de TV e para a imprensa de "reverência" ou tablóide, usando uma pretensa "inteligência" e aproveitando-se do facto do PCP ter esgotado o tempo para poder intervir e responder às interpelações?
Pergunto: afinal, poder-se-á concluir que o BE e o CDS agem de modo similar e são idênticos em apelos não à razão, mas sim ao populismo, à mentira, à demagogia e à exploração emocional dos sentimentos? Pergunto: Poder-se-á concluir que o que assemelha o BE e o fascismo são a chamada esperteza saloia (sem ofensa para os verdadeiros saloios) o anticomunismo quaternário e troglodita?
Relata o Expresso aquilo que também ouvi porque assisti na ARTV a todo o debate:
«Mariana Mortágua tomou a palavra para atacar directamente o deputado comunista António Filipe – e associar o partido ao CDS, único outro partido contrário à despenalização. Disse que ambos fizeram o “discurso do medo”, associou o deputado a Cavaco Silva ou a Assunção Cristas, que se assumiram frontalmente contra. E até aos valores do CDS, falando de uma visão “determinada por Deus” – e acabando a citar Saramago.»

Permito-me pois citar de Eugénio de Andrade "O Lugar da Casa" e José Afonso em "Vejam bem"
Uma casa que fosse um areal
deserto; que nem casa fosse;
só um lugar
onde o lume foi aceso, e à sua roda
se sentou a alegria; e aqueceu
as mãos; e partiu porque tinha
um destino; coisa simples
e pouca, mas destino
crescer como árvore, resistir
ao vento, ao rigor da invernia,
e certa manhã sentir os passos
de abril
ou, quem sabe?, a floração
dos ramos, que pareciam
secos, e de novo estremecem
com o repentino canto da cotovia.



signeponge - Publicado a 06/04/2010


Zedotelhado2009 - Publicado a 01/03/2010


Margarida Bacelos
Publicado a 21/12/2010


Sem comentários: