terça-feira, 29 de maio de 2018

Eutanásia chumbada por cinco votos

* Victor Nogueira

EUTANÁSIA - Com votação nominal o suspense manteve-se até ao fim.

Registo como positivas pela sua ponderação esclarecedora as intervenções de Heloísa Apolónio, do PEV e, parcialmente, a de Pedro Filipe Soares, do BE, assim como as interpelações de Rubina Berardo, do PSD, que votou contra.

De evidente má fé a intervenção de Mariana Mortágua quando António Filipe, do PCP, havia por inabilidade ultrapassado o tempo disponível. sujeitando-se à benemerência contrariada de 30 segundos que o Bloco fez a mercê de conceder-lhe.

Parcialmente falaciosas as intervenções de André Silva, do PAN, e do Bloco, designadamente de José Manuel Pureza, num mundo de faz-de-conta, e sem fundamento na prática política dos respectivos partidos as falaciosas intervenções de Isabel Galriça Neto, do CDS, e de Fernando Negrão, do PSD.

Nesta matéria houve efectivamente erros de casting do PCP na escolha de António Filipe como já sucedera quando da apresentação da posição do PCP por João Oliveira em 24 de Maio. A posição ponderada do PCP encalhou na demagogia e má fé de alguns deputados do Bloco.

EM TEMPO - Na generalidade das intervenções e por vezes num mundo de faz-de-conta, não se falou de caridade nem de misericórdia, mas sim na bondade, na compaixão, na liberdade, na dignidade, na autodeterminação na escolha da vida e na morte, no humanismo, no indivíduo, mas não na pessoa humana e muito pouco na entre-ajuda e na solidariedade humana em sociedade, Falou-se mais no "eu" e pouco no "nós",na «cidade sem muros nem ameias» .

Por entre muitas vezes deslocadas citações literárias em variadas intervenções, Fernando Negrão do PSD falou no "Alma-Grande" referido num conto de Miguel Torga, situando aquela realidade num ultrapassado tempo de miséria e sem direitos como o dos anos '20, isto é, os da I República, quando "almas-grandes" existiam ainda no Portugal dos anos '50 e de Salazar, enquanto nos campos do Alentejo as pessoas se suicidavam pelas suas próprias mãos, sem recurso a "abafadores".

.https://www.publico.pt/2018/05/29/politica/noticia/eutanasia-antes-das-votacoes-a-manifestacao-1832526.


PUBLICO.PT
A maioria dos deputados rejeitou as quatro propostas de despebalização da eutanásia que foram debatidas e votadas nesta terça-feira na Assembleia da Rep

Sem comentários: