domingo, 8 de janeiro de 2012

Para a história do ISESE - fundação, suspensão e extinção









  • Meu Caro Victor Nogueira,
    .
    Peço muita desculpa se não foste contactado por mim. Acontece que andei durante três meses - de Agosto a Outubro a pedir a esmola de me enviarem endereços. Só fui contactando os que consegui. Mesmo assim continuei dizendo a toda a gente para dizerem a outros... Publiquei n A Defesa e no Diário do Sul um pedido para informação. Se soubeste, foi pena não me teres dito qualquer coisa. Irei actualizar o meu ficheiro para integrar o teu nome.


    .

    Quanto ao aparecimento e desaparecimento de páginas, passa-me ao lado pois sou bastante bronco nesta história do Facebook. Na realidade tentei criar uma página mas sem querer desfazer outras. Agora mesmo acontece que de repente vi-me hoje dentro desta, penso que pela mão do Primo Carrapiço.

    .

    Não desejo alimentar muita discussão política sobre este assunto mas não posso deixar de constatar que o ISESE foi impedido de funcionar em 1974.

    .

    Eu estava a cumprir o serviço militar em Moçambique. Não participei desses acontecimentos que muito lamento, assim como lamento o desaparecimento, por desgosto, do Senhor Conde de Vilalva, verdadeiro mecenas desta cidade de Évora que tão ingrata se mostrou para com ele.


    .

    Um abraço

    há 34 minutos através de : · 


  • Victor Nogueira Nuno - Comento no teu post
    há 29 minutos · 









  • Não por acaso tenho falado com o Pe Augusto da Silva sj. Por ele soube posteriormente da realização do que chamas 1º Encontro.



    Quanto ao segundo, tinhas nomes aqui nesta página que conhecias já na altura. E talvez na Residência do Espírito Santo - que os jesuítas foram obrigados a abandonar em troca da Cartuxa. Publicitar através da Defesa e do Diário do Sul é quase uma inutilidade pois a maioria de nós não os lê.


    Teria tido muito gosto em ajudar na realização do Encontro que deu origem ao teu post e a esta troca de textos. Conta comigo para o próximo.

    Estou de acordo contigo sobre o pioneirismo do ISESE. Costumo dizer que antes do ISCTE ser verbo já o verbo surgira em Évora. Não como escola totalmente nova que busquei, mas como escola autocrática e condicionada pelo espartilho sufocante da sociedade de então e da cidade em que "ressurgiu" como percursora da Universidade extinta pelo Marquês de Pombal no século XVIII e que se desenvolveu a partir de 1975.

    Seguramente que a Companhia de Jesus analisou todo o processo político e social que levou à SUSPENSÃO das actividades do ISESE em Dezembro de 1974, considerando todos os dados, bem como não foi de ânimo leve que tomou decisão política de EXTINGUI-LA, como sei por ti

    Um cordial abraço

    há 3 minutos · 

Sem comentários: