domingo, 8 de janeiro de 2012

Victor Nogueira ~ Para a história do ISESE



Ad maiorem Dei gloriam ou ad majorem Dei gloriam ("para maior glória de Deus", em latim), também conhecido pelo acrônimo AMDG é o lema da Companhia ou Sociedade de Jesus criada pela Igreja Católica Apostólica Romana no âmbito da Contra-Reforma para combater a Reforma [Protestante], directamente dependente do Papa.  



“Renunciar a todo o parecer próprio e estar pronto para obedecer cegamente à verdadeira Esposa de Jesus Cristo, Nosso Senhor, isto é, à Santa Igreja Hierárquica, nossa Mãe.”
“Para não nos desviarmos da verdade, devemos sempre estar dispostos a crer que o que nos parece branco é negro, se a Igreja hierárquica assim o decidir[C1] .”
(Santo Inácio de Loyola)
[C1] MONTEIRO, Pe. Alexandrino. Exercícios de Santo Inácio de Loiola. Petrópolis, RJ: Vozes, 1959. Pg. 333.


http://sociedadeapostolado.blogspot.com/2010/11/entre-macons-e-jesuitas.html

Tenho as minhas memórias do ISESE, publiquei-as nos meus blogs e parcialmente no FB, esperando achegas e contributos, mas pouco recolhi. 

Há um Livro Branco do ISESE escrito pela Pe. António da Silva sj, já falecido, que é uma visão diabolizante do que se passou no Instituto após 25 de Abril de 1974 e no qual muitos de nós não nos reconhecemos. Um livro em que os Jesuítas são a Luz e o Bem e os estudantes o Espírito das Trevas e o Mal. Sei que o Pe Augusto da Silva sj foi encarregado de escrever outra "história", pk mo disse, que acredito seja mais isenta. 


Cada um de nós tem a sua "visão" e penso que seria útil publicar as várias "visões" em contraponto.



Sei que houve pelo menos um almoço em Évora de antigos alunos "importantes" de que o Pe Augusto da Silva sj me falou casual e posteriormente e que há semanas houve um Encontro para o qual eu e alguns dos membros desta página não foram convidados, apesar dos organizadores saberem da sua/nossa existência.



Sei que este grupo ou página desapareceu do FB e retornou, o que mostra a facilidade com que pode ser "apagado" o que aqui for publicado.



E sei que há um outro grupo ou página similar e posterior a esta, criado no FB
 ·  ·  · há 2 minutos




    • Carlos Arriaga A história faz-se das várias opiniões, dos vários sentimentos e das paixões que se tiveram num momento mas que o tempo as faz aproximar por muito díspares que pareçam...
      há 35 minutos ·  ·  1


    • Henrique Salles da Fonseca Mas que gente «tão má», essa que nos perssegue...
      há 34 minutos · 

    • Victor Nogueira LOL, Henrique. Não percebo o teu comentário mas não tenho da vida e das pessoas uma visão maniqueísta, unívoca e dicotómica, mas que se não confunde com a ingenuidade
      há 28 minutos · 


    • Henrique Salles da Fonseca Estou muito mais interessado em debater o futuro.
      há 26 minutos · 


    • Carlos Arriaga Só que não há futuros sem passado...
      há 24 minutos ·  ·  1

    • Victor Nogueira Era isso que eu ia escrever, Calos. O futuro não pode ignorar ou esquecer o passado pois é ele que no presente se projecta no futuro. E um grupo de "antigos" alunos terá projectos diferentes para o futuro, como sucedeu no passado e agora no presente, de acordo com o ontem, o agora e o amanhã.
      E volto à pergunta de sempre: para quê esta página? Qual a sua finalidade?
      há 17 minutos · 


    • Carlos Arriaga Uma recordação mas também um centro de opinião e debate económico e social, mostrando que o futuro replica de algum modo a discussão que se tinha no ISESE e posterior ESESE-BJC.
      há 7 minutos ·  ·  1

Sem comentários: