quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Borralho em tempo de verão



* Victor Nogueira
.
.
Há um filme norte americano cujo nome me não ocorre de momento em que há um show mediático em torno da salvação dum soterrado, cuja duração se faz esticar para gáudio das audiências e da publicidade que enche os bolsos não me lembro se à custa dos radio-ouvintes se dos telespectadores. Assim se prepara um show mediático para esta  sexta feira, em que ao fim  de oito anos será ou não lida a sentença dos  arguidos do Processo Casa Pia. Outro show mediático relaciona-se com o moroso processo de salvamento dos 33 mineiros soterrados no Chile, por  causa do nebuloso acidente de re-abertura duma mina sem condições de segurança, apesar de acidentes anteriores que levaram ao seu encerramento. Contristados, os donos da mina preparam-se para abrir falência, deste modo escapando ao pagamento de indemnizações e de salários. Não há dúvida que as vidas de pescador e de  mineiro são muito dolorosas !
.
Os incêndios continuarão com mais gravidade pois este ano há casas e povoações destruídas pelo fogo. É todos os anos a mesma "seca" ! Lembro-me que uma tal fundação cujo nome não posso precisar ofereceu ao Governo quatro helicópteros para apagar fogos mas dois despenharam-se pelo que a outra metade não chegou a levantar  voo. Terão sido comprados no refugo, como sucede com os autocarros de transportes públicos das ineficientes empresas privadas ?
.
Outra saga é à volta do treinador da Selecção Nacional de Futebol, agora suspenso por seis meses por alegadas ofensas aos agentes anti-doping. Claro que Queirós não é Scolari nem leva uma Madonna para garantir a vitória nem mandou encher as janelas e varandas com a bandeira portuguesa, num autêntico negócio da China ! Parece-me que Scolari terá esmurrado um jogador, em 2007 mas isso não terá sido  uma falta grave ! Mistérios dos meandros do Futebol.
.
Maddie volta à cena. Não terá morrido, acidentalmente ou não,  mas raptada para venda ! Sobre a sua homóloga Joana, nada mais se soube: a mãe e o tio estão presos, como aliás a maioria dos pedófilos com excepção dos arguidos no Processo Casa Pia, peixe miúdo em comparação com os implicados no Caso Ballet Rose do tempo da salazarenta figura que por aí terá deixado sementes !
.
Marcelo afilhado de Marcello predica para que Cavaco quebre o tabu e para que todo o PSD o apoie na sua re-eleição na Presidência da República. O Sonho de Sá Carneiro está realizado mas é preciso levantar alguma poeira para o terno: uma maioria no Parlamento, um Presidente, um Governo! Nada como uns passes de Coelho não vá comprar-se gato por lebre ! Os esfolados são sempre os carneiros, mas desses não reza a História !
.
Amanhã é sexta feira, dia 13 menos 10
.
.

Sem comentários: