quinta-feira, 11 de junho de 2015

Sócrates devia ter sido ouvido sobre a prisão preventiva ou A quem os "defensores" de Sócrates e sem cicuta destinam as papas e os bolos ?


LÊEM-SE-SE EM BLOGS E NOS JORNAIS ON-LINE COMENTÁRIOS COMO ESTE A UMA NOTÍCIA SOBRE SÓCRATES, ESCRITO POR UM TAL AO:
"TEMOS UMA GUANTANAMO EM PORTUGAL !?
Vou confessar-vos uma coisa. Eu posso parecer um fundamentalista a defender José Sócrates, mas quem assim o interpretar está longe da verdade. Eles submeteram José Sócrates à humilhação, à tortura e ao seu fuzilamento na praça publica, pensando que com isso iam fazer esquecer José Sócrates e inibir-nos de o defender da prepotência duma prisão injusta com alguns requintes copiados de Guantanamo, obrigar um cidadão em fase de interrogatório a estar 5 dias sem tomar banho e impedi-lo de trocar roupa, prender um ex-PM sem acusação, sem provas, sem direito a defesa, sem julgamento, sem condenação e metê-lo numa cela de 6m2, com temperaturas de zero graus no Inverno e 38% no Verão, indo à mesquinhez de nem sequer o deixarem usar as suas botas, é um acto de terrorismo a fazer lembrar de facto Guantanamo, que devia merecer o repudio de toda as pessoas civilizadas, dignas desse nome. Mas Sócrates continua vivo, não vão conseguir silenciar, nem os que o admiram, e muito menos ele próprio, gritaremos sempre bem alto o seu nome. Não gosto de jogo sujo nem vitórias fraudulentas e prepotentes. Até no desporto sou assim, quando o meu Benfica ganha, quero que seja com mérito e com justiça e não porque o árbitro está comprado, ou porque o guarda redes morreu. Não sou militante de nenhum partido, nunca vi Sócrates de perto ou de longe, mas não aceito que se faça esta longa perseguição a um PM legitimamente eleito, só porque ele mexeu nos interesses das vacas sagradas, não aceito e estarei sempre pronto a defendê-lo ... enquanto houver liberdade para isso ..." FIM DE CITAÇÃO

E COMENTO EU - VN
já não há o sentido do ridículo ? Na "defesa" de Sócrates vale tudo, incluindo a "perturbação" do inquérito? Desde "preso político" a sujeito à "sevícias" como as do Campo de Concentração de Gantánamo (e já agora, porque não ao Tarrafal ou Auschwitz-Birkenau) até aos "fuzilamentos" na praça pública ?
As regras deste Estado de Direito Democrático não foram questionadas nem revogadas pelos Governos do PS/Sócrates. [Parece que o PS/Costa quer mudá-las para protecção dos políticos do ps(d)cds].
Mas … quais são as regras ainda em vigor ? Que o processo judicial é precedido dum processo de inquérito e que durante este aos arguidos ou indiciados podem ser aplicadas medidas preventivas e devidamente fundamentadas de coacção da liberdade, entre as quais a prisão preventiva em estabelecimento prisional ou domiciliária com controlo de movimentos para prevenir a fuga a um eventual julgamento. Finda a fase de inquérito é deduzida a a acusação e o arguido passa a réu, tomando conhecimento de todas as acusações para organizar a sua defesa, num processo não secreto nem inquisitorial ou pidescamente instruído. E até à leitura definitiva da sentença o “réu" - a quem são dadas garantias de defesa - é considerado "presumivelmente inocente". E só passará a “culpado “se a sentença assim o decidir, isto é, se o Tribunal o condenar. isto é, depois da sentença transitar definitivamente em julgado, esgotadas todas as possibilidades de recurso..
Nos romances policiais é costume dizer-se que o culpado é aquele a quem o crime interessa ou dele (aparentemente) beneficia. A quem interessam as fugas de informação processual pelos “defensores” de Sócrates imputadas ao Ministério Público ou ao Juiz que com fundamento legal obrigatoriamente, valida ou não os actos do acusador público?
A quem os "defensores" de Sócrates e sem cicuta destinam as papas e os bolos ? 


Advogados e juízes dão razão à defesa do ex-primeiro-ministro e dizem que o Ministério Público e o juiz estiveram mal.
DN.PT|DE GLOBAL MEDIA GROUP

Sem comentários: