quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Na Escola, os Pais fazem a diferença?

Teresa Almeida
Na Escola, os Pais fazem a diferença? Uma linha de investigação interessante ...
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1752487&page=-1
dn.sapo.pt
Os recursos económicos das famílias não têm influência directa nos resultados escolares dos jovens. Um estudo feito junto da população carenciada do Vale do Ave mostra que há bons e maus alunos entre as famílias mais pobres. A diferença está na forma como as famílias encaram o percurso escolar dos j
na terça-feira
(...)
.

#
Victor Nogueira Isso já acontecia no meu tempo, nos idos da segunda metade dos anos 70 do passado milénio. Como o meu curso de Sociologia estava no 3º escalão, quem de facto estava"HABILITADO" e dava aulas de sociologia eram os licenciados em economia, direito, geografia ... a quem eu "dava" explicações. Em contrapartida só passei a entrar através dos mini-concursos, sem habilitação própria, mas para dar aulas de "geografia" e de História, porque tinha a antiga alínea g) do 3º ciclo liceal, mas com salário mais baixo e os "restos" dos horários esburacados que os "profissionalizados" não queriam.
há 10 minutos · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira A origem social dos alunos tem influência nos resultados escolares. Os filhos dos trabalhadores não estão habituados senão a uma linguagem concreta, de vocabulário limitado, onde predomina o gestual sobre o raciocínio abstracto. Os meus alunos das escolas industriais e comerciais decoravam o texto e a maioria era incapaz de explicar por palavras próprias o que havia lido. Actualmente a maioria dos alunos do ensino superior cujos estágios profissionais acompanhei nas autarquias, incluindo licenciados, não sabiam escrever nem elaborar um plano de trabalho ou pesquisa. Limitavam-se a "acumular" resmas" de fotocópias díspares, sem capacidade de re-elaboração e síntese ou espírito crítico.
há cerca de um minuto 
.
.

Sem comentários: