segunda-feira, 7 de abril de 2008

Postal (17) - Évora 1975 (1)

* Victor Nogueira
.

Évora
75.01.06
MCG

Porto, Praça da Batalha

Olá, C.


Há umas duas longas horas que estou a "secar" aqui no IANT (1), esperando um certificado. Está um dia lindo e quente, cheio de sol. Eu sinto me cansado e deprimido, uma linda disposição para uma semana de trabalho que ora começa. Dormi mal e não descansei. Isto assim não pode continuar. Preciso de pôr as ideias em ordem, nomeadamente no que se refere á minha actividade profissional. Enfim ... Mais ninguém me escreveu pelo meu aniversário. Dos meus pais também não vieram notícias. Pelo menos até hoje.

A tua viagem, como decorreu? Sempre te recenseaste? Quanto ao teu dinheiro, podes depositá lo no Banco Nacional Ultramarino ou no Banco Português Ultramarino do Atlântico. Creio que há o 1º em Alcácer. Em qualquer altura poderás transferir para outra filial do BNU.


A Eva, como está? Para todos um abraço amigo do VM


Hoje de manhã as fotos ainda não tinham vindo!


Évora
75.01.08
MCG

(paisagem)
rebanho de ovelhas, Portugal,

Querida C.


Antão, como vai isso? Eu p'ráqui estou, aguardando o almoço. Preciso de levar uma vida mais disciplinada. 2ª feira à noite houve uma reunião de professores na EICE, muito confusa e improdutiva. A nova encarregada da Direcção não sabe coordenar reuniões. Enfim ... Resolvi faltar 3ª todo o dia, para preparar as lições. Perdi apenas tempo a cirandar , o que me chateia. Entretanto, logo a partir das 18 horas tenho uma reunião na cooperativa e à noite uma do corpo docente para debate do decreto sobre gestão "democrática" das Escolas. Para a tarde, 2 turmas "requisitaram-me" para coordenar reuniões para os estatutos da Associação dos Estudantes da EICE. No ESESE o 3º ano de Sociologia "requisitou-me "para orientador dos trabalhos de Teorias Políticas e Doutrinas Sociais. Amanhã há mais reuniões na EICE e 6ª uma no Sindicato dos Professores. Não estou entusiasmado e encolho os ombros! Recebi notícias de Luanda. Os meus pais enviam saudades. Ciao!


Um abraço amigo do VM


Évora
75.01.20
MCG

Évora, piscinas

Do Victor para a Celeste, saudações


Acabei de ler muito por alto um livro: "Recordar Lenine". Acho que era um tipo bestial.


O Café está cheio e barulhento, cheio de rapazes e raparigas. Daqui a pouco vou jantar. Logo à noite e amanhã há eleições na Escola. Os estudantes apresentaram duas listas e os professores quatro, numa das quais estou eu. Se for eleito terei menos umas horas de aulas, o que será um alívio.


O Carlos Ponte esteve em Évora este fim de semana. Fomos até Monsaraz com uma prima dele e o José Manuel. Tirei lá umas fotos, que não sei como ficarão. Ah! o Carlos manda-te cumprimentos.


Os acontecimentos precipitam-se em Portugal, com o pretexto da unicidade sindical. Tudo leva a crer que o PPD sairá do Governo - e quem sabe, o PS. Tudo leva a crer que o MDP entrará para o Governo. E quem sabe, o MES. No seu comício o PS agita espantalhos e desmascara-se como partido da burguesia que é.


E tu, como vais ? Tenho pena que estejamos longe um do outro. A Eva, está melhor ?

Saudades e abraços do VM


Évora
75.01.28
MCG

Alentejo, ceifeiros

Olá, C.


Há que tempos não escrevo com uma caneta estilo pena de pato, daquelas que temos de molhar frequentemente no tinteiro. Quando eu tinha para aí 7 anos - menino e moço em casa de meus pais - era com uma maquineta destas que se aprendia a escrever. Claro que eram mais os borrões que as palavras.


Bem, tenho de ficar-me por aqui. Não me apetece ir dar aulas; está uma tarde bonita e que convida ao passeio. Mas não posso dar mais faltas e não tenho com quem ir.


Abraços do VM


Évora
75.01.30
MCG (?)

Algarve, Portugal, renda de flores

Achei este postal interessante. São 13 horas e acabei de almoçar. Sinto-me cansado. Quando começar o calor deve ser um suplício dar aulas.


A propósito de calor ... parece que o ambiente "aquece". Manifestações, contra-manifestações em Lisboa, ameaça de golpes em Luanda, manobras da NATO (organização anticomunista) em Portugal... Entretanto os rurais do Baixo Alentejo iniciaram a ocupação das terras, organizando milícias populares armadas. Enquanto isso a Emissora Nacional vai falando cada vez mais "revolucionariamente", enquanto por essa Europa fora, aproveitando-se do boicote ao comício do CDS, os partidos burgueses se preocupam muito com [...] "ditadura" das esquerdas, eles que nunca se preocuparam com a ditadura fascista. As ocasiões definem os amigos!


Bem, a ver vamos (Évora aparece cheia de cartazes e panfletos da OCML [Organização Comunista Marxisra-Leninista] convocando à vigilância popular para evitar um golpe das direitas). Abraços do VM


Vou alugar uma casa com o João Luís na Tapada do Ramalho. 4500 $ 00. Terei de arranjar mais duas pessoas.


Évora
75.02.03
MCG

(paisagem)
Ceifa do trigo

Olá, C.


Há já uns dias que não recebo notícias tuas. E daí, se calhar não foram tantos como isso.


Escrevo-te hoje a carta que receberás quarta-feira, suponho. Tenho uma semana cheia, por causa das reuniões para dar notas. Como há aulas, chego a ter 7 horas, quando não 11, como 4ª feira, de aulas e reuniões. Uma estupidez! Ando bastante deprimido e farto. Enfim. Tenho de desistir das aulas da noite, preciso de parar calmamente em casa, ouvindo música e estudando, sem ser a correr de casa para a Escola e desta para casa .


Não sei onde passarei o Carnaval. Se calhar em Lisboa. Sábado tenho uma prova de avaliação na ESESE, dum dos grupos cujos trabalhos coordeno. E tu, que fazes?


Hoje fui até uma herdade aí para a Estrada de Arraiolos, que os trabalhadores ocuparam. Agora é que os latifundiários começam a não gostar.


Que mais dizer? Olha, um abraço amigo do VM


Évora
75.02.03
MCG

Douro, Vindimas

"Toda a nossa acção é um grito de guerra contra o imperialismo. e um apelo vibrante à unidade dos povos contra o inimigo do género humano: os Estados Unidos da América. Onde quer que a morte nos surpreenda, que ela seja bem vinda, desde que o o nosso grito de guerra seja ouvido, que outra mão se estenda para empunhar nossas armas, e outros homens se ergam para entoar cantos fúnebres no crepitar das metralhadoras e novos brados de guerra e de vitória." (CHE GUEVARA)


São 10 horas de 2ªª feira. Ouço o noticiário da E.N., que nada de especial diz. Sábado fui ao teatro, ver uma peça - "O 28 de Setembro" - muito interessante. Penso que gostarias de ver. No cinema exibe-se durante 3 dias "O Último Tango em Paris". Na Praça de Touros o PS mai-lo o Mário Soares deram "show" que eu não fui ver.


Já não devo alugar com o João Luís a casa da Tapada, pois não arranjamos uma 3ª pessoa. Surgiu outra, um apartamento por 2 mil, no Bairro Frei Aleixo, mas fica longe da Escola (são 2 km) e desisti. Onde passas a semana ?


A Ana Maria Soares e família enviam-te saudações.


Um abraço do VM


Covilhã
75.02.26
MCG

Serra da Estrela, Estalagem o Pastor

A neve parece esferovite e de vez em quando um tipo enterra-se até aos joelhos. Antes do cume a serra é negra, salpicada de branco; no cimo é um manto branco, que o nevoeiro confundia, tornando fantasmagóricos os vultos. Estava frio, mas suportava-se. Encontro-me num café da Covilhã, que parece um do Porto, enquanto as ruas lá para trás lembravam Sintra. Almoçámos no Fundão, na Escola Secundária, um prédio de habitação adaptado - onde as pessoas tinham um ar seráfico e beatífico, falando com um sotaque de seminaristas, padres ou de freiras de Sta. Zita; - será que a maioria deles são destas bandas? - As miúdas desta região têm um ar rude ou agreste - serrano ? - Demos liberdade aos miúdos e até agora não tem havido problemas. Estou é maçado, pois a camioneta não é cómoda e por causa da reunião na Escola só me deitei às 3 da matina para levantar-me às 5 1/2 . O postal chegou ao fim. Os maus pais perguntam por ti. Um abraço VM


Évora
75.03. (?)
MCG

Tourada á antiga portuguesa

Olá, C.


Tenho em mim uma certa nostalgia e também saudades tuas. Como te disse os meus tios vieram a Évora este fim-de-semana. No entanto só hoje me levaram a mobília e só hoje durmo lá em casa. Agora podes escrever-me para a QUINTA SANTA CATARINA - LOTE 24 r/c ÉVORA.


Logo á tarde há uma reunião dos professores da Escola. Penso que também deve ser abordado o problema da greve dos cursos complementares, que não conseguiram a adesão dos restantes alunos (326 votos contra 320) e que pretendem realizar nova RGA amanhã. Andam a brincar aos "cowboys". Entretanto no sábado houve um plenário dos professores de Évora (ou Alentejo?), por causa dos vencimentos. Não pude lá ir mas pelo que sei os "senhores licenciados" estão muito preocupados com os professores primários. A História do costume. Enfim ... um abraço do VM


Saudações dos meus tios. Até ao fim da semana trato dos teus livros.


Évora
75.03.(?)
MCG

Serra da Estrela, Cântaro Magro

Olá, C.


Chove a cântaros e eu não tenho guarda-chuva. Se isto não melhora nos próximos 15 minutos não posso ir à aula.


Por 326 votos contra 320 a RGA [reunião geral de alunos] decidiu não apoiar a greve dos cursos complementares, que hoje de manhã se reúnem para debater a questão.


Em Beja 30 professores foram suspensos das suas funções pelo Governador Civil, creio que por se terem recusado a dar aulas enquanto o Liceu estiver ocupado. Em Évora o Liceu continua ocupado. Entretanto amanhã há um plenário de professores de Évora para definição duma posição face ao reajustamento de letra.


O Miguel Bacelar agora é intratável, e a sua demagogia comiceira é irritante. Anda todo empenhado em fazer a "Revolução", não sei bem ainda se popular, se palaciana. Enfim ...


E por hoje é tudo. Um abraço amigo do VM


Évora
75.03.05
MCG

Serra da Estrela, Queijeiras

Querida amiga


Perguntas-me se gostei da Serra? Digo-te: vira o postal, e diz-me se essas pedras negras e essa erva amarelecida têm alguma beleza ou alegram o espírito! Imagina esta paisagem embranquecida pela neve, por entre rochas negras! E vai daí compreenderás que tenha arrefecido um pouco o meu entusiasmo ... pela Noruega. (Ah! Ah! Ah!)


O "nosso" patrão falou ontem. A greve vai morrendo aos poucos e na EICE os estudantes resolveram recomeçar as aulas. Então, como vais? A hora de ir para a Escola aproxima-se e tenho de me pôr a andar, embora não me apeteça hoje ir dar aulas. Sabes que as férias da Páscoa só são 10 dias para os profes? Enfim ...


E tu, queres vir a Évora este fim de semana? Um abraço amigo e as saudades do VM


PS - Se vieres traz o livro que pedi e o porta-chaves que está debaixo do divã!

---

Lisboa
75.03.25
MCG

(paisagem)

moinho de vento, Portugal

Ora viva


Almocei com o Carlos e o Luís Filipe, mais duas companheiras de trabalho daquele. O almoço estava mesmo saboroso. Fui ao cinema: o filme era uma "chachada": mulheres nuas, relações sexuais na posições mais variadas, enfim, km de celulóide para vender, sem gosto ou interesse. Já era tarde para jantar em P. Arcos e dei uma volta, acabando por vir dar a um restaurantezeco aqui no Cais do Sodré, mesmo na rua dos bares e das prostitutas. Na cadeira ao meu lado ronrona um enorme gato. São 20h30m e sinto-me cansado e desolado. Se estivéssemos juntos seriam 15 dias maravilhosos; assim ... passeio o meu enfado pelas ruas que percorro. Amanhã vou para o Porto, ver a família de quem tenho saudades. Mas não vou contente, porque me sinto sózinho, para além da tua ausência. Devo regressar na 3ª feira próxima, direito a Évora.


Que mais dizer-te, amiga? Que sinto a tua ausência, que estou desolado, que isto tudo é uma estupidez: tentar conciliar o inconciliável! O bife já veio e o gato lambe as patas.


As tuas férias, como têm corrido? E o teu pai, como está? Deixo-te as minhas saudades e carinho VM


Saudades dos meus pais e tios. Cumprimentos á tua família.


Porto
75.03.26
NSF

(paisagem)
Porto fluvial ao pôr do sol

Aqui vim até ao Porto, aproveitando a boleia do José João. As aulas recomeçam 4ª feira próxima - 2 ABR. Como vos disse - em postal anterior - as coisas não se proporcionaram para ir até Angola, com era minha intenção. Por cá as coisas vão correndo embora tudo leve a crer que o futuro não será muito pacífico. Há uma ruptura - consequente - entre as forças da esquerda reformista (Partidos Socialista e Comunista, nomeadamente) e a esquerda revolucionária; ainda não se encontrou uma plataforma comum de entendimento. Entretanto a direita aguarda ou trama na sombra. Enfim ... A família por cá vai andando, penso que na normalidade do costume. Politicamente o avô Barroso é mais progressista que o avô Luís. Quanto à Celeste, tudo como dantes: não há meio de pôr a Mãezinha no devido lugar. O mal também deve ser dela e das suas estruturas mentais e contra isto ...., batatas. Estou farto deste desassossego e desentendimento.


Para vós um abraço amigo do VM.


Évora
75.03.28 (20 ?)
MCG

(Arte) Miralles, Primavera

Olá, C.


Está uma tarde maravilhosa: uma tarde verdadeiramente primaveril. A "malta" foi para o campo; a mim também me apetecia ir, mas ir com eles todos era quase o mesmo que ir sózinho. A primavera é para o namoro e a camaradagem. Assim ... vim para casa, lavei a roupa e sentei-me aqui à mesa a estudar: os primórdios do capitalismo e as ideias liberais. Cá recebi o teu postal mais os "conselhos" para a lavagem da roupa. 2ª feira vou para Lisboa com o João Lucas; os meus tios vão para o Porto passar a Páscoa. Talvez vá até ao Norte ver o resto da família, de quem tenho saudades. As eleições foram novamente adiadas e as aulas devem recomeçar mesmo a 2 ABR. Entretanto o PDC, o MRPP e a AOC. Tudo parece encaminhar-se para que também a FEC-ml, a UDP e a FSP seguirão o mesmo caminho. Seguir-se-ão o PRP-BR e a MAR [?]. Entretanto o CDS continua e se nos descuidamos temos aí a burguesia novamente.


Saudades e abraços do VM ( 2 )


Porto
75.03.31
MCG

(paisagem)
Porto fluvial ao pôr do sol

Olá, C.


Apesar do boletim metereológico, este fim de semana pascal foi soalheiro e límpido. Com o meu avô Luís, José João e resto da família fomos almoçar a Viana do Castelo. Gosto muito destas paisagens.


Por cá fiz algumas compras. Pouca coisa: duas camisas e, como não podia deixar de ser, livros. Entretanto encontrara em Évora a lista dos temas de Geografia e dos livros aconselhados para literatura. Em Évora procurarei tratar disso.


Entretanto o PPD e o PCP degladiam-se mútua e consequentemente. O PPD pretende fazer crer que não são militantes ou simpatizantes que gritam "Morte aos comunistas". Por seu turno, em Évora, o PS apoia o governador civil demissionário, contra o MDP, o PCP e o MES, que propõem o dr. Abílio [Fernandes] para o cargo, como sucedera meses atrás. Pelos jornais também soube que Évora também conheceu umas greves, a dos caixeiros. Em Angola, a FNLA e a UNITA (esta apoiada pelos brancos) desencadeiam acções terroristas, tentando liquidar o MPLA, perante a passividade e a conivência dos altos comandos militares em Angola.


Um abraço amigo e as saudades do VM

____________

1 - Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos

2 - Partido da Democracia Cristã, Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, Aliança Operário-Camponesa, Frente Socialista Popular, Partido Revolucionário do Proletariado-Brigadas Revolucionárias

.
.

Sem comentários: