terça-feira, 8 de abril de 2008

Postal (18) - Évora 1975 (2)

* Victor Nogueira
.

Leiria
75.04.01
MCG

Leiria, vista do castelo

Depois de Leiria, a caminho de Lisboa, enquanto espero pelo almoço, te envio um aceno. Está um dia lindo de sol. No entanto esta parte da cidade é corriqueira. A única que acho interessante é aquela em que ficámos, meses atrás. Do Porto o meu avô Luís mandou "um abraço para a cachopa" (Ah!Ah!Ah!) enquanto o meu tio Zé [Barroso] ficou muito "preocupado" com os nossos diferendos, porque tu és "boa rapariga", até "apreciaste os escritos dele" Enfim ... O resto da família manda-te cumprimentos.


Bem, tenho de voltar ao restaurante. Um abraço amigo do VM


Évora
75.04.03
MCG

(humorístico)
Cavaleiro - 1806

Querida C.


Parece-me que desta feita sou eu quem terá razões para reparos. Sim, que a minha cara amiga tem-se remetido ao silêncio. Enfim, quem não desespera, talvez alcance.


Depois da revolução dos cravos ... a guerra dos cartazes e das pinturas. Évora está uma autêntica batalha mural, quase parecendo uma velharia - no fundo o que a cidade sempre foi e a caiação escondia.


Em Angola a situação deteriora-se quotidianamente. Acobertado pela FNLA o imperialismo procura criar condições para continuar o saque e a exploração. O futuro de Portugal depende do que se passar em Angola. Será que o MFA alinha ao lado do MPLA, significando a continuação da guerra, de que falava [o 1º ministro] Vasco Gonçalves, salvo erro logo a seguir ao 11 de Março? Os próximos dias o dirão e os contactos do Melo Antunes [Ministro dos Negócios Estrangeiros] com o 3º Mundo estarão talvez relacionados com isso. Um abraço amigo VM


Évora
75.04.10
MCG

(Arte)
Assis, Basílica de S. Francisco, fresco

Olá, C.


Mais um jantar engolido e a fartura e a contrariedade. Ando completamente baralhado com as aulas e insatisfeito. Para cúmulo, consta que as aulas só terminarão lá para meados de Julho. Preciso tanto de paz e sossego!


Tudo leva a crer que os partidos da Extrema-Esquerda - nomeadamente PUP, FEC-ml e UDP serão proibidos de falar na rádio e TV por incitarem ao ódio e à violência. Entretanto, entretanto o CDS continuará com as suas falinhas mansas sobre a paz e o amor! É um nojo. ( 1 )


Tenho recebido as tuas cartas. Não fui eu quem decidiu viver no monte e muito menos sujeitar-me ao querer e ideias da tua Mãe. A minha vida faz-se em Évora ou em Lisboa. Serás sempre benvinda, especialmente agora que temos casa. Nada tenho para fazer em Arouca, sobretudo porque estou farto de polícias. Tudo isto cansa e aborrece. Um abraço amigo do VM


Vindo tu a Évora poderei ir a Arouca. Doutro modo não!


Lisboa
75.05.04
MCG


(humorístico)
casal jovem dançando ao som de duas grafonolas

Olá, Celestinha


São quase 19 horas e hoje o meu poiso para escrever te é a Praça Luís de Camões, o qual, imponente no alto de pedestal, rodeado de pombas, "olha" para o movimento dos carros e pessoas. A base da estátua está enfeitada com faixas bicolores da bandeira portuguesa. Já congeminei um anúncio pedindo emprego, para publicar no Diário de Notícias, ao bom estilo capitalista: quem dá mais pela minha força de trabalho? Nem sei como é que o coração de Portugal se vai aguentar com o meu desemprego mai-los cem mil que - diz-se - estão nas minhas condições. Olha, já te mentalizaste (e á tua Mãezinha) para passarmos juntos a ponte do fim do mês ? Beijinhos VM


Paço de Arcos
75.05.04

MCG

(humorístico)
casal jovem oferecendo uma flor a uma jovem, junto a uma placa de parqueamento

Querida C.


Pego na caneta para escrever no papel; são 4 e tal da matina e o silêncio é o único som aqui em casa. Mais um fim de semana está passado, neste Portugal que votou esmagadoramente PS e PPD. Como era de esperar a burguesia ganhou as eleições, com a ajuda do "voto do Povo". Outra coisa não era de esperar. Agora, em nome da "liberdade", com a ajuda do PS e do PPD, vá de continuar a "exploração capitalista". Sim, que só uns 800.000 votaram "comunismo". As manobras começaram e o 1º de Maio foi já uma amostra. Daqui para a frente vão aumentar as provocações. E ou se aceita o jogo, ou teremos aí o [Mário] Soares a gritar contra a ditadura, mais os seus amigalhaços da Alemanha Federal e Companhia.


Tive de vir a Lisboa este fim de semana. Estou desconte com as aulas, com os alunos e comigo.


Aqui te deixo um abraço amigo e o carinho do VM


Um beijinho pelo teu aniversário.


Évora
75.05.05

MCG

Miranda do Douro, Pauliteiros

Querida C.


Tinha um postal escrito para ti mas esqueci-me dele em casa. De modo que estou aqui novamente a dar-te um beijinho pelo teu aniversário.


São quase 13h30m e tenho o estômago colado ás costas; os empregados dos cafés e restaurantes estão em greve por causa do contrato colectivo de trabalho. É uma greve alternada: hoje há jantar e almoço amanhã; nesse mesmo dia não haverá jantar bem como nenhuma refeição na 4ª feira. Enfim ...


Leio nos jornais que a "reacção" se prepara para atacar nas próximas semanas.


Bem, amorzinho, até amanhã, quando houver mais notícias. Beijinhos do VM


Évora
75.05.09

MCG

Lamego, Sé Catedral

O tempo vai "aquecendo". Em Angola e Portugal o imperialismo joga as suas cartadas. O PS tomou já o comboio da contra-revolução: os ataques à Intersindical, as pressões para o MDP sair do Governo, a campanha para eleições nas autarquias locais, que seriam ganhas pelo PPD e PS ... Enfim. Prevê-se um novo golpe das direitas. Entretanto, os professores - fala-se - pretendem em greve na próxima semana. Eu não sei de nenhuma reunião. Comecei os exercícios e ainda só uma turma os fez. Enrolaram-me e ficaram quase todos para a semana.


Ontem fui à espiga, com uma das minhas turmas. Tenho saudades tuas, preciso duma companheira. Enfim ...


Um abraço amigo do VM

________

1 - Partido da Unidade Popular, Frente da Esquerda Comunista marxista-leninista, União Democrática e Popular, Centro Democrático e Social

.

.

Sem comentários: