quarta-feira, 12 de novembro de 2014

a queda do muro e a fábula burguesa

ESCREVE O ARTICULISTA
formidável arsenal da propaganda burguesa vai muito além dos jornais: incluí cinema, livros, TVs, rádios, etc. Estas poderosas armas de guerra ideológica buscam transformar a queda do Muro de Berlim em uma fábula.
Esta fábula tem um enredo primário, até mesmo para um conto infantil: o Muro de Berlim representava o comunismo malvado que foi derrotado pela liberdade, quando o povo venceu os malvados, derrubou o muro e hoje vive feliz para sempre na democracia e na sociedade de mercado.
Tal fábula, tão rasa e falsa, hoje ganhou ares de verdade estabelecida inclusive entre certos intelectuais de “esquerda” que, de forma mais sofisticada, acabam corroborando a essência deste engodo.
“A chamada ‘democracia burguesa’ vai se firmando, do modo com que sempre isso ocorreu como uma conquista real da população, como uma luta contra o poder discricionário, como um progresso civilizatório. Só se pode esperar que esse curso não se interrompa nunca mais.” Este é um trecho do editorial da…
VERMELHO.ORG.BR|DE PORTAL VERMELHO
“A chamada ‘democracia burguesa’ vai se firmando, do modo com que sempre isso ocorreu como uma conquista real da população, como uma luta contra o...
VERMELHO.ORG.BR|DE PORTAL VERMELHO

Sem comentários: