quinta-feira, 21 de julho de 2011

O "lixo" em que a maioria vota ... até quando !?






* Victor Nogueira
.
PSD, CDS-PP e PS chumbam diploma do PCP para renegociação da dívida -
.
Pk continuar a alimentar ilusões acerca do PS(D)CDS, simples testas de ferro e mandaretes do grande capital sem rosto nem pátria? Elucidativa foi a resposta de Passes de Coelho a Carvalho da Silva (CGTP) de que não ia agravar a fiscalidade sobre a banca, as transferências off-shore, as mais valias bolsistas e as grandes fortunas pk ... isso iria ter reflexos negativos ... sobre as poupanças. Os trabalhadores, os pequenos e médios reformados, as pequenas e médias empresas, as camadas intermédias que paguem a crise em benefício da agiotagem.
.
Exemplar da falta de sensibilidade dos mandaretes são os cortes na saúde, com a restrição de medicamentos aos doentes crónicos e agora aos antibióticos, com o argumento espantoso que os doentes pressionavam os médicos para receitá-los, buscando outro médico caso lhes fosse negada. Gente desta alguma vez esteve como utentes nos hospitais públicos e sobretudo nos centros de saúde ? Exemplar sobre a falta de carácter é Passes de Coelho querer ser mais papista que a troika. Desprezíveis são as sub-humanas agências de rating que consideram países e pessoas como "lixo".
.
O capitalismo autofágico, predador e desumano em todo o seu esplendor.
.
A derrota das propostas do PCP - considerado igual aos outros na charlatanice - e que serviria para separar águas, são silenciadas e desconhecidas do grande público pk delas não fazem eco a TV e os jornais e a rádio, sejam ou não órgãos de "reverência", Em nome da "liberdade" vigora o pensamento único de comentadores "isentos", "independentes" e multi-sapientes comprados com as sobras do banquete no Fartar Vilanagem.
.
Introduzem e aumentam portagens para aumentar receitas e perdem-nas com a falência das pequenas e médias empresas e a diminuição do tráfego rodoviário individual. Claro que as empresas concessionárias nada perdem, pois se não atingirem aquele nível de lucros contratualizado o Estado, com os impostos de alguns de nós as compensa. Não há pk não convém aos seus patrões qualquer visão estratégica do PS(D)CDS.
.
Corrtam no subsídio de Natal, o que merece  o aplauso do Grande Patronato e da benemérita e misericordiosa Igreja Católica em Portugal (que pretende abocanharr as IPSS e parte do lucro dos hospitais privados como o do Esíprito Santo Saúde e Lares), o que levará à diminuição do consumo e à falência do pequeno comércio a favor fas grandes superfícies comerciais  - Jumbo, Continente, Pingo Doce, El Corte Inglês e Cia -   que controlam de forma draconiana todo o processo produtivo preferindo importar em detrimentos dos produtores nacionais que controla l E controla também a rede de distribuiçião, desde o pequeno comércio de "mnii-preços" até aos super e hipermercados e superfícies comerciais anexas.
.
E depois surgem decisões anedóticas como as da Ministra do Ambiente de dispensar os trabalhadores de usarem gravata no verão para poupar na energia ou da Universidade Católica de "recomendar" o vestuário que alunos/as devem usar para se habituarem quando ocuparem os altos cargos para os quais foram formados.
.
Faz-me lembrar aquele catedrático da Universidade de Luanda que mesmo no pino do calor vestia fato e colete pretos e pretendia, em vão, que os estudantes se apresentassem nas aulas de fato e gravata - coisa quer não se usava - para "não profanarem o sacrossanto templo da ciência".
.
E termino com uma entrevista elucidativa dum prémio Nobel da Medicina acerca dum dos poderosos grupos que é a indústria farmacêutica - http://es.globedia.com/farmaco-cura-rentable


Sem comentários: