segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Privatize-se tudo" - Saramago, Brecht e o douto Castanheira

‎"Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. (...) Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos."
in Cadernos de Lanzarote - José Saramago
7/7 às 16:58 ·  ·  · 

  • Tu, Sultão Mostarda e 2 outras pessoas gostam disto.

    • Gastao Castanheira Neves Barnabe 
      curioso como Saramago tinha uma visão tão próxima de Salazar ... de resto vender bens , propriedades, ouro do Banco de Portugal, empresas de telefones correios agua ou luz foram propostas que apenas apareceram depois da sua morte. Umas após outras, depois de descobrirem que as nacionalizações não dava dividendos. Era demasiada gente a comer do tacho. Havia que vender. A cimenteira LIZ foi devolvida ao anterior proprietário pelo valor de 1 Escudo ou seja meio cêntimo de euro

      há 23 horas 

    • Victor Nogueira LOL. Dizer que Saramago é igual a Salazar é como dizer que o Diabo é igual a Deus. Sem ofensa e por delicadeza, se os bafos científicos de café e na rede pagassem imposto em conformidade com o seu tamanho Portugal seria uma riquíssima super-potência com todos os trunfos a dar cartas !
      há 44 minutos · 

    • Victor Nogueira A quem interessar, dum "zé ninguém" chamado Bertold Brecht, comunista e perseguido pelos nazis, por cujo hefe - Hitler - morto - o democrata orgânico Salazar decretou luto nacional, cito dois dos poemas da sua vastíssima obra:
      há 12 minutos · 

    • Victor Nogueira Privatizado


      "Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar. 
      É da empresa privada o seu passo em frente, 
      seu pão e seu salário. E agora não contente querem 
      privatizar o conhecimento, a sabedoria, 
      o pensamento, que só à humanidade pertence." 
      .

      há 7 minutos · 

    • Victor Nogueira Soube que vocês nada querem aprender_Bertold Brecht 


      Soube que vocês nada querem aprender
      Então devo concluir que são milionários
      Seu futuro está garantido-à sua frente
      Iluminado. Seus pais
      Cuidaram para que seus pés
      Não topassem com nenhuma pedra.Neste caso
      Você nada precisa aprender.Assim como é
      Pode ficar. --------------
      .

      há alguns segundos
      .

      • Gastao Castanheira Neves Barnabe 
        Parece que ao falar de comunismo isso seja alguma coisa que não se tivesse extinto por responsabilidade própria e quanto a Salazar não ser Saramago para além de ambos os nomes começarem por S, também estou completamente de acordo. Salazar foi chamado pela ditadura militar ( 1926/ 1933 ) ele exerceu de Julho de 1932 a 10 de Março de 1933 para endireitar as contas de um país com uma divida menor do que a que temos hoje mas que não parava de aumentar tal como a instabilidade politica que em 15 anos (1911/1926) teve o privilégio de ter 48 brilhantes figuras que se sucediam numa revolução de uma forma perfeitamente ambiciosa. O ambiente económico ( Grande Depressão - ou "Crise de 1929") da Europa que lançou a guerra civil de Espanha e a 2ª Guerra Mundial criou o ambiente propicio para que Salazar se mantivesse no Poder por tanto tempo, apesar de nunca ter feito carreira militar o que acho importante salientar, quando as ditaduras quase sempre se mantêm pela força das armas Saramago foi um escritor que antes de o ser já era comunista e levou a cabo perseguições e saneamentos no jornal onde trabalhava, mas como é sempre bom aprender, reconheço que estava errado pois sempre pensei que Bertold Brecht, comunista, tivesse sido perseguido e morto ( tal como Judeus ou ciganos) pelas suas preferências sexuais e não pelas suas ideologias politicas
        Segunda-feira às 3:03 · 
      • Gastao Castanheira Neves Barnabe 
        Bertolt Brecht faleceu no hospital Charité (o único arranha-céu nas imediações do Berliner Ensemble), em agosto de 1956, em decorrência de um infarto. Ele está enterrado ao lado de Helene Weigel no Dorotheenstädtischer Friedhof (Chausseestrasse 126), ao lado da Casa Brecht. FONTE; WIKIPEDIA Sendo ainda Nazi a Alemanha em 1956, a pergunta é: em que ano deixou a Alemanha de ser Nazi ?
        Segunda-feira às 11:27 · 
      • Victor Nogueira 
        Mas que trocas e baldrocas. O nacional-socialismo foi derrubado com a tomada de Berlim pelo Exército Vermelho em 1945. Em consequência a Alemanha foi dividida em dois países: a República Federal, na esfera de influência da potência capitalista emergente directamente beneficiada pela II Guerra - os EUA - e a República Democrática, na esfera de influência da URSS. Portanto, oficialmente, o nacional-socialismo foi derrotado em 1945. Claro que em Nuremberga não foram julgados os grandes capitalistas alemães e estado-unidenses que apoiaram e subsidiaram Hitler e se aproveitaram da mao de obra-escrava e foram coniventes com o extermínio de judeus, eslavos, comunistas e ciganos. Foram julgados apenas as marionetas, i.e., parte dos dirigentes nazis. Mas o Gastão é ignorante ou pensa que os outros são parvos ?
        há 4 minutos 

Sem comentários: