sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Santíssima Trindade: Nobre Alegre e Cavacos em lume brando

* Victor Nogueira
.
A economia paralela assume uma percentagem cada vez maior em Portugal,  sendo a mais elevada da União Europeia. e da crise global do capitalismo e o objectivo números 1, 2 e 3 é salvar  os lucros da banca e das grandes empresas transnacionais. Portugal figura também no ranking dos países da UE com maiores desigualdades sociais e o Estado Social, pela mão do FMI e do BCE, é substituído pela caridadezinha, pela mão estendida, pela pobreza envergonhada, pelas "redes"de solidariedade social. 
.
Para continuar a destruição do Serviço Nacional de Saúde o Governo prepara-se para tornar facultativa a inscrição na ADSE -  o que levará os de salários mais elevados a engordarem as seguradoras e instituições privadas de saúde, de acordo com os democráticos princípio dos States: se queres saúde e reforma, paga às seguradoras, se não, vai bater à porta do cemitério.
.
O Ensino Privado, a perder alunos por causa da crise e a ver os lucros diminuírem clama por subsídios do Estado ... em  nome da liberdade de ensino. São todos mamões do mesmo quilate:  menos Estado para quem trabalha, mais Estado à custa de quem trabalha para garantir os lucros e mordomias.
.
Economia paralela significa fuga aos impostos e contribuições sociais, quer para empresários, quer para os trabalhadores. Uns procuram assegurar o seu futuro, outros garantir a vegetatividade do presente..
.
Quanto aos idosos, com os incomportáveis preços das unidades privadas, resta-lhes o lar/armazém onde vegetam clandestinamente, por falta de posses. de solidariedade, de amor ou de auxílios sociais.
.
Fernando Nobre fez um show humorístico onde, segundo a imprensa, Manuel Alegre foi desancado e Cavaco poupado.  O Homem acima dos partidos e que como Cavaco e Salazar proclama que não é político fica comovido com o show. O Homem que se reclama da "solidariedade" comove-se com um espectáculo em que o Pai do neoliberalismo e individualismo mais ferozes,  de que Sócrates, Manuela Ferreira Leite  e Passes de Coelho são aplicados discípulos,  é ... poupado. Entre os três, venha o Diabo e que escolha.
.
.

Sem comentários: