quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fernando Nobre - acima dos partidos e a favor da democracia popular? por Victor Nogueira



a Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010 às 23:23
.
* Victor Nogueira
.
Cidadão A
O primeiro debate deixou um claro resultado: a Partidocracia que nos levou à maior crise desde 1850 saiu derrotada.
.
Cidadão A O sistema tem que cair pela base e com ele TODOS os partidos. e vivam os candidatos independentes.

1.  
Victor Nogueira
Fernando Nobre candidato independente? Contra os Partidos? Quem lhe paga a campanha? Os jovens desempregados? Quer governar como, o homem que, segundo ele, tem votado sucessivamente em todos os partidos e ao votar nalguns deles é co-responsável pelo Estado a que isto chegou? Tem o PCP alguma responsabilidade na adesão à União Europeia, na escolha da especulação financeira em vez da produção nacional ? Foi o PCP que com o seu voto descaracterizou a Constituição da República, em sucessivas revisões e apesar disso governando o "centrão" contra ela? O Homem quer ser Presidente da República sem Partidos? Sem Assembleia da República ou Parlamento? "Solidário" apenas com os jovens? Temos um D. Sebastião, Príncipe Iluminado e Caudilho, aspirante a Ditador? Quer reduzir a Assembleia da República a 100 Deputados para aumentar assim o peso do PS/PSD? Um médico que sempre exerceu clínica privada e em Portugal trabalhou apenas em Hospitais Privados? Membro da Comissão de Honra e Comissão Politica da candidatura presidencial do Doutor Mário Soares – Presidenciais 2006 e que vê com simpatia a candidatura de Fernando Nobre? Mário Soares ("Sua Excelência o Presidente da República, Dr. Mário Soares,") da mesma cepa PS/PSD que Guterres (fugitivo), Durão (fugitivo), Cavaco (fugitivo) e Sócrates? Haja coerência !
.
2.
Cidadão A "!de que serviram até hoje os deputados do PCP além de votarem sempre contra qualquer coisa que apareça na mesa? o Sistema está podre e nele, sobretudo, o monopólio da democracia pelos partidos. E nada quanto a isto fez o pcp".
.
Victor Nogueira
Antes de falares, Cidadão A, estuda, informa-te e deixa-te de bafos de café ! Em quem tens votado?
.
3.
Cidadão C ok votem no Francisco ou já agora no poeta ou para não mudar a cadeira, porque não votam no mesmo cavaco primeiro ministro do bpn
.
Victor Nogueira
Isso é desconversa, Cidadão C. A vossa cassete é sempre a mesma! Não há qualquer semelhança entre o PCP e o PSD/PS/CDS. Já viste as propostas que o PCP tem apresentado na Assembleia da República e como a maioria é rejeitada pelo PS/PSD/CDS? Porquê ?
.
4.
Victor Nogueira O elucidativo curriculo de Fernando Nobre está aqui
.
5.
Cidadão C a cassete do partido comunista é sempre a mesma, falam do passado, das mesmas questões de sempre, do passado, do passado, o Dr.Fernando Nobre falou do futuro, eu voto nele porque acredito.
.
Victor Nogueira
E já agora, defender o Serviço Nacional de Saúde em detrimento das negociatas privadas, defender o Ensino Público de Qualidade, sem a corrupção das "privadas" como a Moderna, fábricas de fazer canudos sem valor em troco de altas propinas e fartos lucros dos proprietários, defender um Sistema Universal e Solidário de Segurança Social contra as privadas Banca/Seguradoras, defender o desenvolvimento da Produção Nacional para gerar mais riqueza e mais empregos e diminuir o crescente deficit da balança comercial , defender a segurança social no desemprego, na doença, na velhice, e aumentar progressivamente os impostos em função da riqueza e dos lucros, como defendem o PCP e Francisco Lopes é estar a falar do passado ou estar a defender uma ruptura com o Passado, na construção duma sociedade mais justa, mais solidária e defensora da Paz? Temos bons exemplos da seriedade de "independentes" como Isaltino de Morais (ex-PSD) ou Fátima Felgueiras (ex-PS) ou Avelino Ferreira Torres (ex-CDS)?
.
.
Eu penso que é preferível desmontar "Fernando Nobre, simpatizante ou defensor da causa monárquica e do senhor Duarte Pio
mostrando com factos as suas contradições e demagogia em confronto com o programa de Francisco Lopes e as posições do PCP, como tentei fazer - e mais haveria para dizer acerca do debate - do que transformar o debate num desafio de futebol. Mais do que dizer que Francisco Lopes esteve bem é clarificar o seu programa e do PCP. para que o "debate" não entre num giratório circular sem sair da rotunda ! Penso que doutro modo pouco se esclarecerão as diferenças entre  a candidatura de  Francisco Lopes relativamente às restantes. E isso é que é importante!
.
Voltando ao Conselho de Jovens para assessorar com novas ideias, uma espécie de Conselho de Estado com menores de 35 anos para gerar dinamismo e ideias novas, bem, é uma ideia dum candidato que tem 59 anos e não diz como seriam escolhidos: cooptação pelo FN, indicação pelas ONG''s, Misericórdias, Lyons Club e Casa Real de Bragança ("S.A.R. o Duque de Bragança, Senhor Dom Duarte")? Eleitos, por quem?
.
FN não defende o desenvolvimento das organizações representativas da sociedade civil como as associações e comissões de moradores e de bairro, as comissões de trabalhadores e sindicais, as comissões de utentes, as assembleias de condóminos, as verdadeiras cooperativas de consumo e de produção, ..., quase todas elas erradicadas nas sucessivas revisões constitucionais do PS/PSD. E como vingarão as micro-empresas quando anualmente abrem falência dezenas de milhares de pequenas e médias empresas ? E por um golpe de varinha de condão as transnacionais e a banca a operarem em Portugal vão deixar o princípio da maximização do lucro e a concentração do capital ?
.
O Voto em Francisco Lopes é o voto na democracia, no futuro, numa sociedade mais justa, mais fraterna, mais solidária, mais humana, onde o homem e a natureza sejam o princípio e a finalidade da economia !

Sem comentários: