terça-feira, 10 de novembro de 2009

Dos Mu(r)os, ameias e atal(h)aias

Joseph Goebbels
Joseph Goebbels
Joseph Goebbels em 1942.




Cargo Ministro da Propaganda
do Terceiro Reich
..
.
.
.
* Victor Nogueira
.
Nos jornais «civilizados», sejam tablóides, sejam de reverência, perdão, referência, nas «Telebizões» é um fartote, um regabofe, um ver se  te avias ... com a Queda do Muro de Berlim e o colapso das sociedades socialistas. Um dos maiores factos da História da Humanidade e do Século XX ! Não discuto, mas estranho  tanto alarido em torno do 9 de Novembro de 1989 e o sepulcral silêncio sobre o 7 de Novembro de ... 1917 !
.
Tanto silêncio ! Estranho !  Um silêncio demasiado ... ruidoso. Ou deveria escrever ... ruinoso ? !
.
Está o Mundo mais Livre, mais Humano, mais Pacífico? Podem a Humanidade e o Planeta dormirem tranquilos, como se o Paraíso tivesse finalmente aterrado neste grão cósmico? A Fome, a Doença, a Guerra, a Mentira, a Opressão, o Pensamento Único foram erradicados do horizonte? Concretizaram-se os ideias da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade, de que todos os homens (e mulheres) nascem livres e iguais em direitos? Instalou-se finalmente e de modo definitivo o Governo do Povo, para o Povo e pelo Povo «sonhado» por Lincoln?
.
Basta ler os jornais de reverência ou tabóides para que a resposta seja negativa. Nem de outro modo poderia ser! Nunca o Mundo esteve tão perto do apocalipse, correndo à desfilada rumo ao precipício. Nunca a desigualdade , a doença endémica, a fome e a miséria se  tornaram o horizonte para a esmagadora maioria dos homens e das mulheres terráqueas. Nunca tão perto a Humanidade esteve de ser constituída por um punhado de Super-Homens e Mulheres dominando uma imensidão de sub-humanos ou escravos descartáveis. Nunca Orwell «sonhou» com este imenso Big-Brother, qual Deus omnipresente e vigilante. Nunca a consciência da Humanidade foi tão formatada e anestesiada com temores, medos e angústias como se uma Idade das Trevas tivesse voltado a cobrir o Planeta Azul com o seu manto Negro como a Mais Negra das Noites!
.
Nunca foi tão necessáro haver uma, duas, três, mil vozes que digam Não, Não, Não Vou por  aí!
.
Nunca foi tão necessário desmentir Goebbels, qualquer que seja a sua máscara. Nunca foi tão necessário desmentir que "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" (1). É imperioso, é urgente, desmentir e lutar contra este imenso embuste! Porque se o século XX teve um 9 de Novembro de 1989, também teve um 7 de Novembro de 1917, que esse sim, foi um farol de esperança para a humanidade, para os famélicos de alimento, de justiça e de igualdade!
.
(1) - citado em "The Sack of Rome" - Page 14 - por Alexander Stille e também citado em "A World Without Walls: Freedom, Development, Free Trade and Global Governance" - Page 63 por Mike Moore - 2003
.
.
.
.

Sem comentários: