domingo, 15 de novembro de 2009

A saga da corrupção envolvendo o Primeiro Ministro, sucateiros e varas  prossegue, com o Procurador Geral da República a mandar destruir as gravações? Há fumo com fogo ou o fogo é ateado pela comunicação social, agora saindo a taluda  ... ao PS? Mas ... é o costume: ou muita parra e pouca uva ou só fumaça que os tições queimam sem olhar a certos partidos, conforme a feição do vento ou do sopro!
.
A talhe de foice ou de foi-se anotam duas capas e frases ... Assim, na  Revista Pública do «referencial» Público sobressai o retrato do Marquês de Pombal e Conde de Oeiiras e, mais abaixo, Isaltino de Morais, reeleito como «independente» para presidir à Câmara Municipal de .... Oeiras, com uma frase deste retirada duma entrevista nas «interiores»: «Eu próprio me questiono se votaria num cidadão condenado». Pois 32 407 cidadãos votaram nele, pois «o homem rouba mas tem obra feita» embora já não tenha bens em nome dele). Apesar das dúvidas ... concorreu e ganhou. A mesma sorte não teve desta feita a Fátinha de Felgueiras,  absolvida após rocambolescas fugas em sacos azuis. Quanto a Valentim Loureiro, continua pois o Apito Dourado foi chão que deu uvas?
.
Na Revista Domingo do Correio da Manha, a capa é dedicada a «o Rei da Sucata», da Face Oculta, que colocou muita gente de alto e baixo coturno numa camisa de onze varas. Nas interiores honras de reportagem a este self made man, «de sucateiro a milionário», tal como o Vara, de caixa a Vice Presidente do BCP. A página 5 o Correio da Manha respiga uma frase do 1º Ministro: «Liguei ao Armando Vara como amigo». Claro que os amigos são para as ocasiões e que o diga o senhor engenheiro da Privada «licenciado» a um domingo.
.
.
Uma «novidade». O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um voto de congratulação pelo XX aniversário da queda do Muro de Berlim, derrotado pelos votos conjuntos do PCP, CDS e PS ! Esta conjugação de votos é-me estranha, mas já não estranho que se tenham esquecido de apresentar um voto de congratulação pelo 95º aniversário da Revolução de Outubro. Talvez estejam à espera de números mais maneirinhos, se ainda existirem nessa altuta: XXV e C. !
.
Tudo isto me trás à lembrança um tal Otelo, estratega militar do 25 de Abril de 1974, que no milénio passado concorreu à Presidência da  República e arrebanhou uma série de votos permitindo a Vitória de Ramalho Eanes, o estratega militar do 25 de Novembro de 1975, quando o inefável O. Saraiva de Carvalho ficou incomunicável em casa a dormir o sono dos Justos. Pois o cândido Otelo anos mais tarde confessaria  que apesar de candidato à Presidência da República, votara então no seu opositor Ramalho Eanes, pois a democracia já estava consolidada. Pelo meio esteve envolvido num nebuloso processo bombista dumas autodenominadas Forças Populares do 25 de Abril, amnistiadas por Mário Soares, ele também «pai da demo-cracia» em que estamos atolados até ao pescoço, enquanto  nunca foi chamado à barra do tribunal o chamado Exército de Libertação de Portugal, também bombista, dum general que foi  o 1º Presidente, apocalíptico, de Portugal post 25 de Abril, que paradoxalmente teria combatido ao lado de Franco contra a legítima República Espanhola e mais tarde acompanhou como observador as tropas nazis durante a invasão da URSS. Estamos a falar dum general  promovido a Marechal, de seu nome Spínola, e do ELP, que reuniu toda a «tropa», desde PIDEs à extrema Direita, desde Jardins a Mário Soares e Sá Carneiro, desde o CDS ao PS passando pelo PSD, para esmagarem o que apelidavam ... «A Comuna de Lisboa». Será que esta «Santa Aliança» terá algo a ver com .....
.
Bem, sobre esta «Comuna» se falará mais tarde, mas em fim de citação aqui fica uma pérola de Kissinger, Prémio Nobel da Paz (1973):
  • "Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."
- Sobre o apoio dos EUA ao golpe que derrubou Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, em 11 de setembro de 1973.
- citado em Richard R. Fagen, "The United States and Chile: Roots and Branches", Foreign Affairs, January 1975.
.
.
.
Isto da Internet é um mundo, uma autêntica biblioteca ou pinoteca ao alcance da mão ou do teclado.  Ainda tenho para digitalizar largas dezenas ou algumas centenas de fotos de graffiti, para além de murais já históricos. É uma arte efémera, que muitos apelidam de vândala, especialmente  para quem nãoi saiba lê-la, o que é o meu caso! Mas, para quem me lê, deixo uma série de hiperligações, de Banksy:
.

Banksy - vídeo de SilkyTV

Banksy - vídeo de DanReborn

Banksy e a Arte de Rua

Resultados de imagens para Banksy

Banksy Graffiti pictures, London. Stencil Graffiti images by Banksy 

Britain: The strengths and limitations of Banksy’s “guerrilla” art

Banksy - Vida e Obra

.

.

Sem comentários: