Os quatro Cavaleiros do Apocalipse, por Viktor Vasnetsov (1887).
* Victor Nogueira
.
A fome. a miséria, a doença, o desemprego, a guerra, campeiam no Mundo quais cavaleiros do Apocalipse, impiedosos e desenfreados. Uma minoria, cada vez mais opulenta, com ajuda de marionetas e capatazes, alimentados com um prato de lentilhas, decidem o caminho da Humanidade e do Planeta, «moldando» e formatando as consciências para que o seu desfile suicida não seja posto em causa.
.
No meio deste emaranhado, de salve-se quem puder, os ricos cada vez mais ricos não mudam de ideias e por cada tostão que dão arrecadam um milhão. Dos milhões não se livram, mas da responsabilidade sim. Depois de criarem a miséria nos países do 3º Mundo, mudam as tendas para junto da fonte das matérias primas e produzem para o vazio especulativo. Mas é preciso muita lata e «ouro» falso para responsabilizar os consumidores dos países «industrializados» pela exploração de mão de obra [e trabalho escravo] ... no 3º Mundo.
.
A Organização Internacional para a Migração (OIM) (1) consegue fazer este numero autênticamente circense, numa altura em que o circo vive pelas ruas da amargura e perdeu a a magia e lantejoulas de outrora, destronado pelas novas tecnologias, inodoras e assépticas, que lançam a montureira, o lixo e o «perfume» para a cave ou para o quintal do vizinho.
,
Aqui fica o registo sem patente!
.
cf
OIM ou o «Mundo» às avessas (1)
.
Albrecht Dürer - Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse
Sem comentários:
Enviar um comentário