sexta-feira, 8 de julho de 2016

grandes negociatas

Na sua crónica de "éne" caracteres com espaços escreve o inefável JMT - " O patriotismo está super-fashion e há um novo nacionalismo 2.0. O PCP, o Bloco de Esquerda e o próprio PS estão embriagados de nacional-patriotismo, e não é por causa do Europeu de futebol: é porque os alemães – ou melhor: os boches – querem impor a todo o custo a ditadura da austeridade. Em 1890 cantava-se pelas ruas “contra os bretões, marVictor Nogueira
Setúbal
07/07/2016 20:17
Bem, tamchar, marchar”. Com o advento da República passou a cantar-se...

Por favor, alguém informe os nacionalistas progressistas e os campeões do patriotismo da figura ridícula que estão a fazer.
PUBLICO.PT

***
Sem patrões e sem cifrões, gostaria muito de saber como vai comprar uns nabos para fazer sopa. Vai roubar?
AS GRANDES NEGOCIATAS - O dinheiro é apenas um equivalente geral que permite a troca indirecta de produtos e serviços considerando a quantidade de trabalho incorporado, que em princípio determina o respectivo valor. Sem trabalho não há produção. Sendo o produto resultante do trabalho colectivo, pk há-de haver patrões que façam a apropriação privada e em seu benefício das mais valias ? É como a banca - a banca recebe o dinheiro dos depositantes que depois empresta. Outrora, a banca ainda remunerava os depósitos e "lucrava" com as diferenças das taxas de juro. Actualmente pagamos à banca para ela guardar os nossos depósitos - já não pagam juros e inventam mil e uma despesas de gestão. E os banqueiros mal gerem o negócio, concedendo "empréstimos" à tripa forra - especialmente para "grandes negócios" e sem garantias de reembolso. E depois transforma-se a dívida privada em pública e com os impostos garantem-se os lucros fraudulentos da banca mal gerida, isto é, gerida a favor de interesses privados e de grandes amigalhaços.

Sem comentários: