terça-feira, 30 de junho de 2015

Uma semana vertiginosa para uma contagem decrescente




O que me pergunto é se alguma vez o Syriza acreditou que a Troika iria “ceder”. Terá acreditado, sem planos alternativos, o chamado “plano B” ? E O Syriza acreditou que valia a pena “empatar” para depois, em cima da hora, convocar um referendo em condições adversas e com o flanco aberto à chantagem sobre os eleitores gregos ? Antes de se lançar ao mar e à previsível tempestade, o Syriza não se precaveu em terra ?
Que diz o KKE ? “(…)Durante a sessão de 27/Junho do parlamento, a maioria governamental do SYRIZA-ANEL rejeitou a proposta do KKE de que as seguintes questões fossem colocadas perante o julgamento do povo grego no referendo:
NÃO ÀS PROPOSTA DE ACORDO DA UE-BCE-FMI E DO GOVERNO GREGO
DESLIGAMENTO DA UE – ABOLIÇÃO DO MEMORANDO E TODAS AS SUAS LEIS DE APLICAÇÃO 

(..) definindo a sua posição quanto ao referendo “Nestas condições, o KKE conclama o povo a utilizar o referendo como uma oportunidade para fortalecer a oposição à UE, a fortalecer a luta pela única saída realista da barbárie capitalista de hoje. O conteúdo desta saída é: RUPTURA-DESLIGAMENTO DA UE, CANCELAMENTO UNILATERAL DA DÍVIDA, SOCIALIZAÇÃO DOS MONOPÓLIOS, PODER DOS TRABALHADORES E DO POVO.


O povo, através da sua actividade e da sua escolha no referendo, deve responder ao engano da falsa pergunta colocada pelo governo e rejeitar a proposta da UE-FMI-BCE e também a proposta do governo SYRIZA-ANEL. Ambas contêm bárbaras medidas anti-povo, as quais serão acrescentadas ao memorando e às leis de aplicação dos anteriores governos ND-PASOK. Ambos servem os interesses do capital e dos lucros capitalistas.
O KKE enfatiza que o povo não deve escolher entre Scila e Caribdis, mas deve exprimir, com todos os meios disponíveis e por todas as vias, sua oposição à UE e seu memorando permanente no referendo. Ele deve “cancelar” este dilema lançando dentro da urna eleitoral, como seu voto, a proposta do KKE como seu voto
NÃO À PROPOSTA DA UE-FMI-BCE
NÃO À PROPOSTA DO GOVERNO
DESLIGAMENTO DA UE, COM O POVO NO PODER”

  1. Victor Nogueira
  1. Discorde-se ou não, o KKE não vota nulo, recusa-se a participar no jogo de acordo cam as regras definidaseites pelo Syriza. O Syriza não propõe uma alternativa mas apenas mais do mesmo.. É como perguntar a um condenado à morte se prefere por exemplo morrer à marratada ou anestesiado..Mas … antes de referir a posição do KKE levantei uma série de interrogações, algnmas coincidentes com as do Louçã. .
  2. Escrever no boletim de voto “saída da UE” ou outra qualquer frase é um voto nulo. Nem sei porque quer discutir uma evidência legal.

Posso dizer que as institutições europeias são lideradas por garotos de 50/60/70 anos ‚sem ser já ofendido? posso dizer que ao contrario do que diz a senhora presidente do FMI,as pessoas(o cidadão comum) não são totalmente estupidas,e que estes dirigentes andam literalmente a brincar com a vida das pessoas?e posso dizer que pelo menos o obama ainda é dos poucos dirigentes mundiais que ainda tem um pouco de bom senso(estou a referir-me ao principio de entendimento com cuba)?

  1. Os alegados “adultos” do FMI, CE e BCE são tudo menos “garotos”: cumprem o mandato que lhes foi outorgado pelos grandes interesses económico-financeiros que os dirigem na sombra.
  2. A única interpretação possível para os gestos liberais e moscovitas de Barack Obama em relação aos patéticos Castros é que ele prepara o terreno para a reanexação de Cuba pelos EUA, mal a Ceifeira faça a limpeza. Digno de um traste, como ele. E Hollande foi atrás, também deve querer uma fatia!
  3. http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/06/30/uma-semana-vertiginosa-em-contagem-decrescente/#comment-11093

Sem comentários: