sábado, 29 de janeiro de 2011

Colégio católico de Braga não aceitou matrícula de criança deficiente

"A Direcção reserva-se no direito de não admitir um candidato que não lhe pareça corresponder aos objectivos do colégio, não estando sujeito a explicar os motivos da sua atitude". Isto prova que são diferentes das escolas públicas.
www.publico.pt
Mas desta vez os motivos foram explicados: a inscrição do pequeno Duarte, uma criança com quase três anos de idade, foi recusada por ter Trissomia 21. "Só aceito alunos com condições de o frequentar. O seu filho é deficiente e eu não aceito deficientes", explicou o director do Colégio, o padre Antón
.
(...)

.
  • Victor Nogueira
    As escolas privadas são muitas vezes "capitalistas" (visam o lucro dos proprietários) ou confessionais (designadamente ligadas à riquíssima Igreja Católica) e na maior parte dos casos servem para separar da ralé os filhos dos ricos e das... camadas intermédias. intermédias. São em princípio escolas elitistas, ao contrário das Universidades "privadas" que, ao contrário da Católica, com pingues lucros forma(va)m diplomados ao m2 e de curso da treta, sem futuro e ambicionadas por que não queria ou podia ingressar na Pública. Os nossos impostos devem servir para financiar a escola e a saúde públicas e não para subsidiar luxos particulares e à procura da t(r)eta. E muitas das caritativas IPSS, Misericórdias incluídas, são as que menos direitos reconhecem aos seus trabalhadores. Poderá dizer-se que é um fartar vilanagem, com a cumplicidade de PS(D)/CDS ?
    há 6 horas ·
  • Cristina Ribas
    Victor Nogueira, este seu comentário mais parece visar apenas o ataque claro à Igreja Católica do que ser uma reflexão sobre o tema em questão. Este colégio nem sequer tem contrato de associação e, por isso, nem recebe dinheiro do estado e ...o que está em causa é o que é melhor para crianças com estes problemas. Não devia o estado ser o promotor, e o primeiro e querer sê-lo, do real bem-estar destas crianças? A Igreja não é perfeita, nem nunca há-de sê-lo por ser constituída por seres humanos, mas neste aspecto este colégio esteve bem porque pensou, em primeiro lugar, na criança. O colégio, se a recebesse, não estaria a respeitá-la. Não entende a mãe que o seu filho mais novo precisa de cuidados diferentes e mais especializados, do que o mais velho?Ver mais
    há 6 horas ·
  • Victor Nogueira
    Não faço qualquer ataque à Igreja Católica, que aliás é riquíssima, e tem um ensino confessional e selectivo. Para além de não terem dinheiro, os filhos dos operários e dos pobres não utilizam o raciocínio abstracto e a linguagem gestual e ...a mímica são o principal meio de comunicação, a que se junta a limitação do vocabulário. Quando professor em escolas industriais e comerciais fiz a experiência várias vezes - que lessem uma parte do "livro" e explicassem por palavras suas. A esmagadora mostrou-se incapaz. Decoravam, simplesmente. Quanto às Universidades Privadas na autarquia fazia a ligação dos estagiários e a maioria, incluindo licenciados, deles era incapaz de desenvolver um plano de trabalho ou de elaborar um relatório de estágioVer mais
    há 5 horas s
  • Linda Girassol Qualquer quê? Não pensem que o director pensou na criança, conheço a família desta criança e sei que se sentiram descriminados com esta reacção. É próprio de quem só quer saber de rangkins, o colégio está bem situado porque só tem alunos "bons".
    há 5 horas · 
  • Victor Nogueira Aliás, a única universidade privada que dá cartas é a Católica, como referi, o que tira valor à tua argumentação. Eu falo na generalidade, tu respondes-me com um caso particular!
    há 5 horas · 
    SE O ENSINO FALASSE... Um espaço para todos debaterem o ensino português
    Grupo aberto
 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Economia, Política e Sociedade - A falta de inteligência dos burros do ...PCP ?


 


Cidadã A

Se o CDS conseguir fazer aprovar estas medidas, pela 1ª vez na vida voto CDS. http://economico.sapo.pt/noticias/cds-quer-proibir-gestores-de-ter-salario-superior-ao-do-presidente_109765.html
economico.sapo.pt
Paulo Portas apresentou hoje no Parlamento seis propostas para limitar os salários no Sector Empresarial do Estado. | Notícias sobre economia actualizadas ao minuto, informação de mercados, empresas e política, vídeos diários, opiniões de analistas e especialistas
.
Cidadão B
Um Partido com futuro, porque Paulo Portas é inteligente e soube, até pelo Facebook, analisar a sociedade e efectuar auto crítica quanto ao que de facto conspurca e atrasa o nosso País!
.
Ciadadã A
Uma pessoa começa a ter muita dificuldade em perceber onde é que estão os socialistas, os sociais democratas e os democrtas cristãos. Ás vezes parece que mudaram de partido. Os únicos que não dão azo a grande confusão ainda são os comunistas, são fiéis mesmo na linguagem. 
.
Cidadão B
Só os burros é que não mudam e o PCP nunca mudou...face ao mundo em grande e permanente mutação... 
.
(...)
.
Cidadão B
Paulo Portas, um não socialista que foi capaz de denunciar toda essa vergonha em público! Vejam lá como é o tão sóbrio e igualitário "socialismo"!... 
.
(...)
.
Victor Nogueira 
A conversa do CDS não passa disso mesmo: conversa da treta. Com demagogia tenta esconder que nada de essencial o distingue do PS(D), procurando demagógicamente aumentar o seu peso na partilha entre as hienas à custa de ingénuos e papalvos ! Se dúvidas houvesse, aí está o seu apoio à re-eleição do senhor Silva, o impoluto pai do "monstro" com Só-Ares e Cia, de que Sócrates é discípulo aplicado. Ou pensar também na história dos submarinos !?
.  
Falam sempre na criminalização do enriquecimento ilícito nas empresas do Sector Público e nos tectos salariais para os respectivos administradores mas nem uma palavra para a banca e grandes empresas ... privadas, cujos lucros, "salários" e mordomias não são questionados !
.
Quanto a dizer que só os burros como o PCP é que não mudam vale o que vale: NADA. Porque a política do PS(D)/CDS é a mesma - protecção" dos baixos salários, mama à custa dos impostos de todos nós a que os "patrões" fogem, escravização dos trabalhadores, destruição do aparelho produtivo e substituição pela especulação financeira ou pelo comércio nas grandes superfícies de produtos ... importados, com garrote para os produtores portugueses, não se vê que outro discurso possa ter o PCP !
.
E os nomes são muitas vezes simples máscaras: Partido Socialista Português/Partido Socialista, Partido Popular Democrático/Partido Social Democrata, Centro Democrático Social/Partido Popular têm todos em comum o súcialismo, o est(R)ado súcial, a demoCRASHia e o p(R)ó-pular ! E que a maioria dos cidadãos conhece das posições do PCP é deturpadamente e em 2ª mão através dos meios de comunicação súcial que estão nas mãos do grande patronato bem como de "encomendatores" políticos e fazedores de opinião da mesma cepa ideológica !
.
Ler, estudar, aprender, raciocinar por si próprio, cansa, custa e esgota a massa cinzenta de muitos comentadores de bancada. Mas quem quiser pode ler
.
  
O tempo não deve dar para ler senão o Correio da Manhã e o Público ou ouvir os "noticiários" e "debates" televisivos !
 
 
 
.Quino
.
SE A ECONOMIA FALASSE Um espaço para todos debaterem a economia Portuguesa
.
.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A Justiça em Portugal e os "casos" em julgamento




A Justiça em Portugal e os "casos" em julgamento

por Victor Nogueira a Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011 às 21:27
.
* Victor Nogueira
.
Pois. Silvino terá enganado tudo e todos, incluindo investigadores e juízes ! Um génio ! É uma pedra na descredibilização da justiça em Portugal, a favor dos poderosos ! Também que se pode esperar de quem deixa eleger ou dá o seu voto a esse cidadão impoluto e acima de qualquer suspeita que é o senhor Silva, "mísero professor", segundo ele próprio, que, tendo "uma boa relação com a banca" (segundo ele próprio), tem o azar de não saber escolher os companheiros de Governo, os "vizinhos" e as amizades ?
.
Considero que é um avanço civilizacional o direito da presunção da inocência e a garantia de defesa e julgamento em tribunal, pelo que não subscrevo linchamentos, penas de morte ou de Talião ou "justiças pelas próprias mãos". Os arguidos foram sujeitos a julgamento e decorrem os recursos que a lei lhes garante. Bem sei que por vezes há erros judiciários, por vezes irremediáveis, mas o "arrependimento de Silvino surge numa ocasião em que decorrem processos de criminalidade e corrupção que envolvem poderosos . O arrependimento de Silvino surge numa altura em que o Governo procura governamentalizar os "juízes" (embora eles sejam forçados a aplicar a legislação da classe dominante) e em que se desmantela a Polícia Judiciária, o que não significa que todos os seus agentes sejam impolutos e imunes a pressões !
.
Fico espantado com a argumentação de Jorge Sampaio na defesa de José Penedos no Caso Face Oculta.  Um trabalhador da Administração Pública que receba "presentes" está sujeito a processo disciplinar. Segundo o impoluto António Vitorino, os Governantes, Políticos e Administradores serão descorteses se os rejeitarem !
.
Algo está podre no Reyno de Portugal !
.

sábado, 22 de janeiro de 2011

As escavacadelas de Cavaco (6)

Victor Nogueira
Eu não entendo que as pessoas sejam estúpidas, podem é estar enganadas, iludidas ou a defender a sua "banca" e os seus "investimentos ! O senhor Silva da história não era, ao contrário do que ele afirma, apenas um "mísero professor" que juntou além disso, segundo ele próprio e com a "sua" Maria, uns patacos na Guerra colonial como oficial miliciano !
há cerca de uma hora
.
.
Victor Nogueira
A casa portuguesa dos sonhos do senhor Silva, poupadinho, "mísero professor""com uma relação de confiança com os bancos", segundo ele próprio
.

Amalia Rodrigues - Uma Casa Portuguesa
Enviado por Videos_Portugal. - Explore outros vídeos de música.
.
Victor Nogueira
A Fada do Lar, de triste memória !
.

.
bagacoamarelo | 29 de Dezembro de 2010 | 2 utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo

as mulheres são um pilar na família, na protecção das crianças e fazem milagres com o orçamento limitado da casa...
.
.

Eleições Presidenciais - 2011.01.23 - VOTE

Lurdes Martins
Estava aqui a pensar que o frio afastará amanhã muita gente das mesas de voto. Frio que esta noite não afastou muita gente dos estádios de futebol...
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · Comentar

*
*
5 pessoas gostam disto.
*
o
Lurdes Martins e os locutores chamam-lhes "pessoas corajosas" por terem enfrentado esta noite tão rigorosa...13 mil e num sei quantos "fiéis"...no(a) caso(a) do Benfica...
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Se chovesse era pior ! Pode ser que as pessoas aproveitem o frio para fazerem umas corridas de aquecimento até às mesas de voto :-)
há 10 minutos
.

Nova lei do Financiamento dos Partidos não poupa dinheiro ao Estado - TSF

www.tsf.pt
Afinal a nova lei do Financiamento dos Partidos e das Campanhas Eleitorais não vai poupar dinheiro ao Estado, em causa está a atribuição de uma subvenção para encargos e despesas.

    • Victor Nogueira
      Rui Martins
      Cavaco disse-o (mentiu ou ignorante, tanto faz). O Governo e os Partidos idem. Do PC ao CDS. Todos. E lá segue o saque fiscal a favor dos bolsos dos Partidos e dos interesses que nele tentacularmente se instalaram. Enquanto não lhes dermos uma lição, elegendo um Independente. E enquanto não abrirmos o Parlamento a Candidatos Independentes:
      http://www.gopetition.com/online/26885.html
      Ver mais
      há 5 horas
    • Victor Nogueira
      Haja, Rui, um mínimo de seriedade e honestidade intelectual

      "CDS, Bloco de Esquerda, PCP e Verdes defenderam esta terça-feira maiores cortes nas subvenções públicas, acusando a nova lei de financiamento dos partidos de «tímida», enquanto os......... partidos socialista e social-democrata frisaram o diploma representa uma garantia de maior transparên"


      Lei do financiamento dos Partidos- verdades e mentiras



      Talvez tu e os que pensam como tu não saibam que os comunistas eleitos para cargos políticos não são prejudicados nem beneficiados nos seus rendimentos. Se a remuneração do cargo for superior devem entregar o diferencial à Associação de Democratas, se for inferior, recebem o diferencial.

      Talvez isso explique certas "dissidências" que invocam normalmente não aspectos ideológicos ou de estratégia, mas se ficam pela questão do centralismo democrático(que não se confunde com pensamento único ou diferente) - que existe na sociedade, pois qualquer que seja o Presidente eleito ou o Governo maioritário todos os restantes têm de gramá-lo, ou com a votação de braço o ar (que existe na Assembleia da República).

      Estranho é que as camadas intermédias (que não são uma classe) advoguem a desorganização dos trabalhadores e das populações em partidos políticos, sindicatos, comissões de utentes ou de moradores, quando a nível interno e internacional o Grande Patronato está organizado por detrás dos seus partidos - PS(D)/CDS em Portugal - e as suas associações de classe (comerciais, industriais, agrícolas) ou os órgão da União Europeia entre outros!
      há 5 horas
      .
      .

Na recta final das ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS por Victor Nogueira







 a Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011 às 21:29
.
* Victor Nogueira
.
Na recta final das ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, Cavaco o homem que se desloca apenas em carros blindados e com extrema "segurança", arma-se em virgem ofendida e, do alto do seu desdém, diz que era"mísero professor" [universitário além de quadro superior do Banco de Portugal] que amealhou uns patacos graças a uma  grande poupança e que sempre teve uma relação de confiança na Banca. O mesmo não posso dizer eu e muitos dos que me leêm, com as mãos que ela me mete no meu bolso. O homem é tão ingénuo que apesar de poupado nem é consultado acerca das aplicações financeiras da sua "poupança" nem do paradeiro de escrituras de "barracos"
.
Fernando Nobre, o candidato a caudilho, anti-partidos,  lança o terror na campanha - depois de dizer que só um tiro na cabeça o faria não chegar a Belém, trombeteia que desde então tem recebido ameaças de morte.  Pois é, quem brinca com o fogo e não toma as precauções de Cavaco .... queima-se.
.
Defensor Moura reconhece antecipadamente o malogro da sua candidatura - segurar o eleitorado PS devido à aparente coligação anti-natura BE/PS a Manuel Alegre, o poeta contorcionista.
.
Coelho faz o seu papel histriónico de acordo com o menino Alberto João. A Madeira merecia melhor !
.
Francisco Lopes , o único que tem um programa alternativo para o país, consegue a proeza de nas sondagens eleitorais ter fracas votações, pese embora alguns comentadores encartados "destacarem" positivamente a sua prestação, o que não merece honras de 1ª página !
.
Domingo há eleições. Cavaco continuará o representante do Grande Patronato - basta ver a sua Comissão de Honra - Alegre e Defensor voltarão ao regaço do PS, e Coelho voltará para a toca da Madeira. Para Francisco Lopes e para os comunistas e outros democratas, a luta continua por uma sociedade mais JUSTA, SOLIDÁRIA E HUMANA !
.
O voto em branco é um  desperdício. VER CNE http://www.cne.pt/index.cfm?sec=0201000000&NewsID=144
.
Sem ofensa, «deixo» Brecht
.
O Analfabeto Político

"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
.
Nada é impossível de Mudar
.
"Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de
hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem
sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar."
.
Privatizado
.
"Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar.
É da empresa privada o seu passo em frente,
seu pão e seu salário. E agora não contente querem
privatizar o conhecimento, a sabedoria,
o pensamento, que só à humanidade pertence
.
e de Vinicius por Mário Viegas - Operário em Construção 


.

edilsonfoto | 16 de Novembro de 2007 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Oprerário em Construção texto de Vinicius de Moraes, Declamação Mario Viegas, Edilson Edilson Almeida.
UJC BAIXADA
.
.
e de António Jacinto e Rui Mingas - "Monagambé"
.
.
lmdoliveira | 1 de Março de 2009 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
a musica e bela voz de Rui Mingas, a letra é de António Jacinto. Dois angolanos de mão cheia!
.
Monangambé
(António Jacinto/Rui Mingas)

Naquela roça grande
não tem chuva
é o suor do meu rosto
que rega as plantações;
Naquela roça grande
tem café maduro
e aquele vermelho-cereja
são gotas do meu sangue
feitas seiva.

O café vai ser torrado
pisado, torturado,
vai ficar negro,
negro da cor do contratado.
Negro da cor do contratado!

Perguntem às aves que cantam,
aos regatos de alegre serpentear
e ao vento forte do sertão:

Quem se levanta cedo?
quem vai à tonga?
Quem traz pela estrada longa
a tipóia ou o cacho de dendém?
Quem capina e em paga recebe desdém
fuba podre, peixe podre,
panos ruins, cinquenta angolares
"porrada se refilares"?

Quem?
Quem faz o milho crescer
e os laranjais florescer?
- Quem?
Quem dá dinheiro para o patrão comprar
máquinas, carros, senhoras
e cabeças de pretos para os motores?

Quem faz o branco prosperar,
ter barriga grande
- ter dinheiro?
- Quem?

E as aves que cantam,
os regatos de alegre serpentear
e o vento forte do sertão
responderão:

- "Monangambé..."

Ah! Deixem-me ao menos subir às palmeiras
Deixem-me beber maruvo
e esquecer diluído
nas minhas bebedeiras

- "Monangambé..."

António Jacinto (Poemas, 1961).

.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cavaco e as mulheres !

Para Cavaco tal como para Salazar, o lugar da mulher é a casa, como "Fadas do Lar"?.

www.youtube.com
as mulheres são um pilar na família, na protecção das crianças e fazem milagres com o orçamento limitado da casa...
há cerca se uma hora
.
.

.
bagacoamarelo | 29 de Dezembro de 2010
.
.

.
joakimpaz2 | 4 de Setembro de 2007 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 3 utilizadores que não gostaram deste vídeo
UMA CASA PORTUGUESA CONCERTEZA
...
.
.
EnriqueConde | 25 de Maio de 2008 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 1 utilizadores que não gostaram deste vídeo
canción portuguesa
uma casa portuguesa con certeza
. .
Numa casa portuguesa fica bem
pão e vinho sobre a mesa.
Quando à porta humildemente bate alguém,
senta-se à mesa co'a gente.
Fica bem essa fraqueza, fica bem,
que o povo nunca a desmente.
A alegria da pobreza
está nesta grande riqueza
de dar, e ficar contente.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!

No conforto pobrezinho do meu lar,
há fartura de carinho.
A cortina da janela e o luar,
mais o sol que gosta dela...
Basta pouco, poucochinho p'ra alegrar
uma existéncia singela...
É só amor, pão e vinho
e um caldo verde, verdinho
a fumegar na tijela.

Quatro paredes caiadas,
um cheirinho á alecrim,
um cacho de uvas doiradas,
duas rosas num jardim,
um São José de azulejo
sob um sol de primavera,
uma promessa de beijos
dois braços à minha espera...
É uma casa portuguesa, com certeza!
É, com certeza, uma casa portuguesa!
.
.
Victor Nogueira
O outro lado da  "Casa Portuguesa"
.

.
balula87 | 6 de Outubro de 2010 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Vídeo realizado por Andreia Ferreira, Isabel Pinto e Patrícia Balula. Estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESESFM.
Realizado no âmbito de um trabalho realizados com os SEM ABRIGO em Lisboa.
.
.

Quem me leva os meus fantasmas - Pedro Abrunhosa

 .
Aquele era o tempo
Em que as mãos se fechavam
E nas noites brilhantes as palavras voavam,
E eu via que o céu me nascia dos dedos
E a Ursa Maior eram ferros acesos.
Marinheiros perdidos em portos distantes,
Em bares escondidos,
Em sonhos gigantes.
E a cidade vazia,
Da cor do asfalto,
E alguém me pedia que cantasse mais alto.

Quem me leva os meus fantasmas,
Quem me salva desta espada,
Quem me diz onde é a estrada?

Aquele era o tempo
Em que as sombras se abriam,
Em que homens negavam
O que outros erguiam.
E eu bebia da vida em goles pequenos,
Tropeçava no riso, abraçava venenos.
De costas voltadas não se vê o futuro
Nem o rumo da bala
Nem a falha no muro.
.
 http://letras.kboing.com.br/pedro-abrunhosa/quem-me-leva-os-meus-fantasmas/
.
.
.
NewsPresss | 15 de Junho de 2009 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
Documentário..Bairros de lata em Lisboa
.
.

Cavaco e Alegre, os distraídos de boa fé !



#
Victor Nogueira
Cavaco: "o senhor silva",(Jardim dixit), o "mísero professor" (Cavaco auto-dixit) que não sabe como são aplicados os seus rendimentos e nem sabe onde fez a escritura no "barraco" que comprou lá no Algarve na vizinhança do BPN. LOL Grande Economista e Financeiro.
.

www.youtube.com
Entrevista de Cavaco Silva a Judite de Sousa na campanha presidencial 2011, 10 Janeiro.
minoriarelativa | 10 de Janeiro de 2011 

 .
Victor Nogueira
Tal como Alegre, um poeta nas núvens, que nem sequer sabia que tinha direito a uma pensão nem deu pelos descontos por um cargo que não exerceu nem recusou a reforma.. Um poeta pragmático, com pés de barro bem assentes ... na terra !
.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais por Victor Nogueira

.
a Domingo, 16 de Janeiro de 2011 às 0:56

Victor Nogueira


Como é que se pode confiar o leme da nau que mete água a um cidadão escavacado que "não comenta", eterno fugitivo, político de faz de conta, especialista em tabús e rodagem de automóveis "blindados" que nem sequer sabe onde fez a escritura do "barraco" que comprou no Algarve ?  Terá razão o povo quando diz "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és?" É que com amigos assim metidos na trafulhice, nada melhor que a rolha do bolo-rei?
.
Como é que se pode acreditar no alegre poeta que segundo Assis, não será força de bloqueio a um Governo PS, que faz a quadratura do círculo com o apoio do PS e o seu aparente antípoda que é o BE?
.
Como de pode acreditar num médico que se diz acima dos partidos, candidato a caudilho popularucho, e que já apoiou um Nobre Só-Ares e o PSD ?

sábado, 15 de janeiro de 2011

MALHAS QUE O IMPÉRIO TECE ...

Victor Nogueira
.
Os semi-tablóides como o Correio da Manhã, "o líder de audiências" e as revistas cor de rosa dedicam capas e páginas inteiras e seguidas ou salteadas ao homicídio de Carlos Castro, em Nova York,  colunista da má língua e do piroso autoproclamado jet-set português, transformado em santo. 
.
E enquanto se fala deste acontecimento e do BPN não se fala das responsabilidades da tríade PS(D)/CDS no estado súcial a que isto chegou, com a ajuda dos votos de muitos eleitores, nem na autêntica quadratura do círculo que são os apois de Alegre (BE e PS), com ...o inefável Assis a declamar que a eleição de Cavaco servirá para que este "entrave" um eventual governo PS, o que significa que uma eventual eleição do pavão facilitaria essa governação, a não ser que às 2ªs 4ªs e 6ªs Alegre satisfizesse o PS e às 3ªs 5ªs e sábados o BE, descansando ao domingo. Resumindo, BE e PS abrem alas à recandidatura de Cavaco, ou não fossem todos "compagnons de route", incluindo outro apolítico suprapartidário cuja candidatura é vista com simpatia pelo Mário Só-Ares da troupe.
.
Malhas que o império tece ...
.
.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cavaco e a "ficha"

 

 

Fotos de Jose Eliseu Pinto - Fotos do Mural

Foto 69 de 71  


.
«Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és»
.
(...)
. 
Victor Nogueira

Bem, mas há outros que tiveram ficha na PIDE - ficha de outro género - e agora são serventuários do Capital e "compagnons de route" de Cavaco - Durão Barroso, Mário Soares, Manuel Alegre, Alberto Martins, Zita Seabra, Pina Moura ... and so on, para não falar de alguns já entretanto falecidos !



Cavaco não andou a assaltar bancos de metralhadora na mão mas tem ensinado os seus patrões a irem ao nosso bolso. Mas é um histórico fugitivo político, tal como Durão Barroso e Guterres, para além das suas "fugas" a perguntas incómodas empaturrando a boca de bolo rei, afirmando que não comenta ou que está ali para comer queijadas de Cintra e não para falar sobre o FMI !

   
.
.

Na Escola, os Pais fazem a diferença?

Teresa Almeida
Na Escola, os Pais fazem a diferença? Uma linha de investigação interessante ...
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1752487&page=-1
dn.sapo.pt
Os recursos económicos das famílias não têm influência directa nos resultados escolares dos jovens. Um estudo feito junto da população carenciada do Vale do Ave mostra que há bons e maus alunos entre as famílias mais pobres. A diferença está na forma como as famílias encaram o percurso escolar dos j
na terça-feira
(...)
.

#
Victor Nogueira Isso já acontecia no meu tempo, nos idos da segunda metade dos anos 70 do passado milénio. Como o meu curso de Sociologia estava no 3º escalão, quem de facto estava"HABILITADO" e dava aulas de sociologia eram os licenciados em economia, direito, geografia ... a quem eu "dava" explicações. Em contrapartida só passei a entrar através dos mini-concursos, sem habilitação própria, mas para dar aulas de "geografia" e de História, porque tinha a antiga alínea g) do 3º ciclo liceal, mas com salário mais baixo e os "restos" dos horários esburacados que os "profissionalizados" não queriam.
há 10 minutos · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira A origem social dos alunos tem influência nos resultados escolares. Os filhos dos trabalhadores não estão habituados senão a uma linguagem concreta, de vocabulário limitado, onde predomina o gestual sobre o raciocínio abstracto. Os meus alunos das escolas industriais e comerciais decoravam o texto e a maioria era incapaz de explicar por palavras próprias o que havia lido. Actualmente a maioria dos alunos do ensino superior cujos estágios profissionais acompanhei nas autarquias, incluindo licenciados, não sabiam escrever nem elaborar um plano de trabalho ou pesquisa. Limitavam-se a "acumular" resmas" de fotocópias díspares, sem capacidade de re-elaboração e síntese ou espírito crítico.
há cerca de um minuto 
.
.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Évoraburgomedieval no antigamente - Memórias esparsas

Fotos de Jose Eliseu Pinto - Fotos do Mural

Foto 62 de 62 


Iniciático...
.
#
Jose Eliseu Pinto ‎... e medonho. Para que não se perca a memória.
há 23 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Fernando Bras Boa mecânica (embora bêbada), tive um que transformei em buggy.
há 23 horas · GostoNão gosto ·
#
Maria Helena Figueiredo Gosto do post, não do carro, das memórias que faz vir ao de cima e do que simboliza.
há 23 horas · GostoNão gosto ·
#
Jose Eliseu Pinto Em memória dos inúmeros passageiros, alguns com viagem só de ida.
há 23 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Victor Nogueira Bem, era um carocha simpático, tal como o Renault 4 e o Dyane, que um colega nosso do Couço conduzia num banco de madeira de 4 pés, pois o original sumira-se. Mas a polícia nunca implicou com ele :-)
há 23 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira E também havia os Triumph da Zé Morgado e do João Luís, este especialista em gincanas no largo defronte da casa que partilhávamos na Quinta de Santa Catarina !
há 23 horas · GostoNão gosto
#
Fernando Godinho Carros à parte, o que me f.... chateia é que ainda por aí devem andar muitos pides, que tiveram uma rica vidinha. Alguns até foram agraciados com pensões no tempo do 1º ministro Cavaco (por exemplo o Oscar Cardoso que disparou sobre o pessoal na Ant Maria Cardoso no dia 25 de Abril).Convém não esquecer!
há 23 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira Agora não entendo: que tem a ver o Carocha com a PIDE, salvo ter sido concebido no III Reich Hitleriano ?
há 23 horas · GostoNão gosto
#
José Espada Bicho feio.
há 23 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira O Carocha? Eu não acho: até era aerodinâmico :-) Mas estou fora de algumas "jogadas"/comentários anteriores, que não percebo
há 22 horas · GostoNão gosto
#
Maria Helena Figueiredo Para que a memória não se apague é que é importante rever o VW da Pide, aqui em évora
há 22 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira Ah! o problema é esse? A PIDE tinha mais marcas de carros. Este era o carro da PIDE em Évora - FE-52-24? Para não esquecer a PIDE em Évora tenho memórias muito mais elucidativas do que o Carro, se alguma vez me der ao trabalho de publicá-las ! Dos PIDES e do posto em Évora, lembro-me, dos carros não
há 22 horas · GostoNão gosto
#
António Mourato
Agora imaginem! E isto é um caso real: - Em 1969 houve uma farsa eleitoral (assim mais ou menos como aquela que vai haver agora em Janeiro para escolher os candidatos que (como agora) já estavam de antemão eleitos. E em Estremoz havia um gr...upo a quem chamavam de Comunas que resolveu apoiar a candidatura dos pré-derrotados da CDE (assim como agora que também há quem apoia os pré-derrotados). Vai dai os possuidores deste carocha (a quem chamavam PIDES assim como aqueles que agora andam de AUDI e outras marcas que tais, só não sei como lhe chamam - Cá eu chamo-lhes FDP). Atão não é que Eu e outros putos de 16 / 19 anos tapamos o vidro de trás do caroja da PIDE com autocolantes da CDE! Ca granda bronca! Tou cá a pensar quando a Maria vier a Évora tapar-lhe o vidro do carro do cachorro com autocolantes que ainda restam por aí do 25 de Abril. Era Capaz de ser dificil porque o vidro de trás é demasiado grande para lá caber o que resta de 25 de Abril. Mas aí para metade do vidro era capaz de dar! Vamos nessa?Ver mais
há 22 horas · Não gostoGosto · 2 pessoasA carregar... ·
#
Luis Cutileiro mudam os pó-pós, a merda continua...
há 19 horas · GostoNão gosto · 3 pessoasA carregar... ·
#
Fernando Bras Afinal a matricula estava implícita gostei
há 12 horas · GostoNão gosto ·
#
Antonio Casqueira Não é o mesmo a janela traseira não era esta.
há 11 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Maria Sarmento Os "carochas" são resistentes, tal como as carochas... são uns "insectos" bem difíceis de combater, sobretudo quando já não têm esta marca que os identifica, agora os contornos são mais ténues e multiplicados... Mas eles estão aí, convivem connosco,querem que sejamos nós os "novos carochas", olhó que eles queriam!
há 10 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Eugénia Botelho Comecem a preparar-se que o casal Cavaco, hoje anda por Setúbal. Se lhes dá para descer chegam aí num instante.
há 8 horas · GostoNão gosto ·
#
Luis Tobias BOA ZÉ PINTO.......
é bom que se saiba que muitos andamos naquele carro contra nossa vontade e que aquele bicho era uma visão sinistra nas ruas de Évora.
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Victor Nogueira Música para amenizar
http://www.youtube.com/watch?v=E9Ft9zJWNIg
The Beatles - Revolution
http://www.youtube.com/watch?v=jBDF04fQKtQ
The Beatles - With A Little Help From My Friends
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Victor Nogueira a) o Comentador do Kant_O invisível
há 7 horas · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Desculpem lá a minha ignorância acerca do carocha da foto, mas as mensagens devem ser perceptíveis e não apenas para "iniciados". Zé, não me devias ter enviado a foto, pois a malta fica a pensar que eu era um betinho acomodado e não incomodado nem incómodo LOL
há 7 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Maria Helena Figueiredo Luis és mesmo mal agradecido. Os senhores, tão simpáticos, a dar boleia à malta prá R. da Ladeira e tu ainda a refilar...
há 5 horas · GostoNão gosto ·
#
Jose Eliseu Pinto Era este mesmo. Modelo de 1964/65, resistiu até 1974, pelo menos.
Victor, só não tiveste o "privilégio" de viajar nele. De resto, não falhaste nenhuma.
há 5 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira
Mas à saída do Garcia de Resende o Agante foi abordado pela Pide para ir ao Posto para explicar uma revista subversiva que trazia debaixo do braço e a malta acompanhou-o ao posto, onde o chefe da PIDE dizia que podíamos ir embora descansad...os, pois nada aconteceria a nosso colega, que estava só a prestar umas declarações, pois "a delicadeza era o timbre da corporação", ao que lhe respondi, "pois, pois, mas só saímos daqui com o nosso colega", enquanto ele com um sobretudo cor de camelo andava na sala dum lado para o outro. E perante a nossa atitude lá deu ordem de soltura ao Agante, que salvo erro tinha comprado a revista por baixo do balcão numa livraria do António, na Rua Serpa Pinto, onde a malta se "abastecia"Ver mais
há 4 horas · GostoNão gosto
#
Jose Eliseu Pinto A papelaria do Zé António. A secção "escaldante" era ao fundo, passado um corredor ziguezagueante. Também aí havia algo que nunca mais vi: livros com aprumadas encadernações e... nada impresso. Nada. Folhas em branco. Vendiam-se ao metro linear para "compor" estantes domésticas, quando vagas. As estantes e os proprietários.
há 4 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar... ·
#
Antonio Casqueira Tenho cá alguns lá comprados.
Salvo erro assistimos lá a declamação de poesia da Natália Correia
há 4 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira O António qd era empregado Nazareth contou-nos duas histórias de agrários. Numa chegou lá um que queria comp'rar não sei quantos metros de livros e vendera-lhe a velharia toda que lá estava. Outro chegou com uma resma de livros de variados tamanhos para encadernar a preceito, todos pela mesma medida, para caberem nas estantes LOL
há 4 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
Luis Tobias a declamação de que falas era de uma peça de teatro curta e chata escrita pela Natália de Brito.... amiga da Maria Alice da Quadrante
Nada que fizesse moça ao sistema......!
há 4 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
José Espada ‎( Ajuda à reconstrução do cenário da livraria do Zé António )...
Não esquecer a presença do enorme cofre de modelo antigo onde "dormiam" alguns livros.
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
José Luís Pacheco Quem não se lembra também do belo BMW 1602, propriedade do chefe Melo?
há 27 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Jose Eliseu Pinto Lembro-me bem da Maria Alice (+ caniche irritante) e da Quadrante, onde expunha o Chico Bellizzi, quando o conheci. Outro, cujo paradeiro se tornou misterioso. A última vez que soube dele andava por bandas de Odemira, já lá vai um par de anos muito jeitoso.
há 7 minutos
.
.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Eleições Presidenciais e Francisco Lopes

Fotos de Ester Pita - Fotos do Mural

Foto 7 de 10 


FRANCISCO AVANÇA COM TODA A CONFIANÇA ÉS O VOTO DA MUDANÇA!
.
(...)
.

#
Victor Nogueira
Eu supunha que se debateriam programas, projectos políticos, diferenças .... mas não, lê-se e pouco ou nada esclarecido se fica sobre as razões de quem vota num certo candidato e não nos outros. E depois a conversa de alguns "Puros" libert...ários e demo-cratas é sempre estilo cassete: a coreia do norte, cuba, os países de leste ... Será que na União Europeia, nas ditaduras fomentadas e apoiadas pelos EUA, nos próprios EUA, são tudo maravilhas? Porque "colar" sempre o PCP com a "cassete" da Coreia do Norte, dos Países de Leste, de Cuba e os mesmos "Puros" libertários e demo-cratas não colam ao PSD/PS/CDS regimes fascistas ou nada democráticos como o da Arábia Saudita, os EUA e a União Europeia ?
há 27 minutos · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira 

.
NataCari0ca | 7 de Abril de 2008 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 2 utilizadores que não gostaram deste vídeo
"A democracia em que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada..."
há 26 minutos · GostoNão gosto
#
Cdadã A -  Estive a ler alguns comentários...,perdi-me no meio de ofensas,que pena :( ,porque não levam a lado nenhum,de certeza que seria muito mais educativo e construtivo se canalizassem toda essa energia, para nos elucidarem, o que cada candidato tem para nos oferecer ,enquanto se continuar a" lavar roupa suja" nunca conseguiremos crescer.Vamos todos aprender o verdadeiro sentido da Democracia e não o da demagogia...Um bom Ano para todos
há 21 minutos · Não gostoGosto · 1 pessoaA carregar... ·
#
Victor Nogueira Em Tempo - e porque tanto regozijo dos "Puros" libertários e demo-cratas com a queda do Muro de Berlim e nem uma palavra sobre o Muro que os EUA constroem na fronteira com o México ou Israel no território palestiniano, para não referir o muro virtual mas real que resulta do Acordo de Schengen, na democrática e cristã União Europeia (do Capital) ?
Ontem às 0:19 · GostoNão gosto · 3 pessoas
.
(...)
.
#
Cidadão B Alguns corruptos têm medo dos comunistas, porque sabem que são pessoas honestas, lutam para o bem comum e não para os seus bolsos.Veja-se se entre os corruptos da n/praça se lá encontram algum.
há 13 horas · GostoNão gosto · 6 pessoas gostam disto. ·
.
(...)
.
Victor Nogueira
A Revolução faz-se com os homens e mulheres com as virtudes e defeitos do tempo  e lugar em que estão. Os comunistas não são santos nem santas, mas se olharmos para os jornais tablóides ou ditos de "referência" ou reverência não lemos notícias de corrupção ou enriquecimento ilícito nas autarquias geridas pelo PCP, ao contrário do que sucede  noutras, designadamente do PS/PSD e CDS, incluindo alguns oportunos "independentes". E um dos princípios do PCP é que os seus militantes eleitos para cargos políticos não sejam, do ponto de vista remuneratório, beneficiados ou prejudicados pelo exercício de tais cargos, pelo que deverão entregar à Associação de Democratas o remanescente se o rendimento politico for superior e receber a diferença se for inferior. Talvez isto explique algumas "dissidências" que acabam por desaguar no PS.
há 4 horas · GostoNão gosto · 3 pessoas
.
#
Cidadão C
Enquanto uns alimentam um pobre uma vez por ano para limpar a consciência, e bater com a mão no peito dizendo eu sou solidário... mesmo correndo o risco de passado um ano não ter esse pobre para fazer a boa acção, porque como não foi alimenado durante o resto do ano...morreu; outros defendem uma sociedade em que a solidariedade seja permanente, e não ocasional... uma sociedade em que não seja necessário haver milhões de pobres, para haver meia dúzia de ricos... ricos monetariamente e não de espírito.
.
Mas Cidadão D eu percebo que a sua pobreza de espírito não conviva em harmonia com este tipo de sociedade desejada.
.
Enquanto a pedra nos rins tem cura... a pobreza de espírito só se cura com o ganhar de consciência, e isso não é para quem quer, é para quem pode.
há 3 horas · Não gostoGosto · 4 pessoas  gostam disto. ·
#
Victor Nogueira
É que tais "dissidências" não colocam normalmente se não duas questões: o centralismo democrático, que obriga a minoria a acatar as decisões da maioria, o que é diferente de todos terem o "pensamento único", e a questão do voto secreto. Ora o centralismo democrático existe em todos os partidos e na própria sociedade, em que o programa do Governo maioritário é "imposto" aos restantes eleitores, mesmo que nele não tenham votado. E os mesmos "Puros" iluminados e demo-cratas não questionam a democraticidade das deliberações da Assembleia da República onde o voto dos deputados não é secreto
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoa gosta disto.
#
Victor Nogueira Portanto um critério de validação política é ver se os programas políticos são ou não cumpridos ou se não passam de trapaça para o baile do alterne PS(D) abengalado ao CDS e a certos "independentes"
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
#
(...)
#
Cidadão B -  Ao Sr. V.Nogueira. Os candidatos só lavam roupa suja. Mas não são essas as perguntas que os jornalistas fazem e presionam nos candidatos???
há 2 horas · GostoNão gosto ·
#
Victor Nogueira
Cidadão B - Não entendi o comentário. E o que é "lavar roupa suja"? Defender o aumento da produção nacional, de modo a aumentar o emprego e a riqueza e diminuir a dependência externa? Atacar a corrupção e a fuga aos impostos por parte de quem mais tem? Defender um serviço nacional de saúde público, universal e gratuito em detrimento da indústria farmacêutica e das unidades de saúde privadas? Defender um Sistema Público e Universal de Ensino, republicano e laico, sem exclusões sociais? Defender um Sistema Universal e Solidário de Segurança Social, na velhice, na doença, no desemprego em detrimento das seguradoras? Defender a resolução pacífica dos conflitos internacionais contra o poderoso complexo militar-industrial? Defender a democracia política, social, económica e cultural que ainda "resistem" na Constituição de 1976 ?
há 2 horas · GostoNão gosto · 2 pessoas
.

.
PeriodiCircumspectio | 25 de Abril de 2009 | utilizadores que gostaram deste vídeo, 0 utilizadores que não gostaram deste vídeo
http://periodiccircumspection.blogspo...
First song of album À QUEIMA-ROUPA (Portugal, Sassetti, 1974)
.
.