quinta-feira, 2 de outubro de 2014

a persistência da memória



* Victor Nogueira

SOBRE AS "HOMENAGENS E A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA" ou A EXPOSIÇÃO dos RETRATOS DOS PRESIDENTES, DEMOCRATAS OU NÃO

A questão pode ser vista assim:  L'IMPORTANT C'EST LE PÊ-ÉSSE - Mário Soares "recuperou" Spínola, o da rede bombista de extrema direita, o homem de Braga ergeu uma estátua ao cónego Melo da mesma rede bombista de extrema-direita e o homem de Barcelos resolveu homenagear Sidónio, Carmona,Craveiro, Tomás e Spínola. É O PS NO SEU MÁXIMO ESPLENDOR. 

Mas uma pesquisa na Net indica que Carmona é o nome de inúmeras avenidas e ruas em Portugal (1)  e será ainda da ponte em Vila Franca de Xira. Craveiro Lopes (2) tem uma avenida em Lisboa e Salazar uma rua em Armamar e Tomás uma avenida numa freguesia da Covilhã.(Dominguiso)

Carmona é também o mais persistente, com uma barragem em Idanha-a-Nova e um Parque em Cascais. 

(1) Cascais, Vila Flor, Barcelos, Vila Nova de Gaia, Chaves, Tabuaço, S Martinho do Porto (Alcobaça), Santo Antão do Tojal (Loures), Ferragudo (Lagoa), Chamusca (Vila Nova da Barquinha), Valpaços (Vila Real), Alcanena, Entroncamento, Rio Maior ....
(2) Lisboa, Odivelas, Póvoa de Santo Adrião, Ponte de Sor,Vendas Novas, Carcavelos  para além dum fontenário na Madeira (Santana do Campo)

Sem comentários: