segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

as trampolinices do ps

Foi por causa deste post que fui ler Campos, cujo discurso é igual ao de Francisco Assis ou de  João Ribeiro - o PS-P é a esquerda e o PCP a extrema esquerda. E na linha de Mário Soares, tenta "recuperar" Sócrates:

Correia de Campos também no mesmo artigo escreve:

«A esquerda tem um registo histórico de contemporizar com as corporações, sejam de médicos, advogados, engenheiros, economistas, professores, farmacêuticos ou de funcionários públicos. Tende a deixá-las medrar, de início como aliadas, depois deixa-se capturar, hipnotizada como por serpente encantatória. Os últimos 30 anos documentam entre nós este ascenso silencioso e aparentemente irreversível. Estaremos mais libertos agora com a crise? Que não haja ilusões, as corporações estão por agora limitadas na sua margem de manobra, mas retomarão a tentativa de captura na exacta medida da saída da crise. A direita tende a recuperá-las para as manipular. À esquerda cabe colocá-las no seu lugar.»

e acrescenta:

«A desconfiança perante a extrema-esquerda é sempre mais baseada na práxis do que na teoria. É preciso ter passado por episódios onde se foi vítima do maniqueísmo e da perversão da suposta solidariedade para se sacudir o jugo pretensamente ideológico. Ainda maior num país que cultivou durante décadas a superioridade moral dos comunistas, reconhecidos como os mais consequentes resistentes, heróis e santos. A fronteira entre a recusa da coacção da extrema-esquerda e a assimilação ao reformismo centrista, se é difícil de definir, é desconfortável de sacudir. É necessário ter a superioridade de um Mário Soares para se praticar a crítica sem receio de pedradas na esquina. Sócrates que o diga, quando tinha permanentes e injustificados piquetes de protesto nos locais para onde se dirigia. Ter uma conduta independente, definir uma linha que não seja encostada à corrente da negação fácil não é tarefa simples. Seguro que o diga também.»

Ao menos JPP é mais "objectivo" e no artigo "Barões", do passado dia 14, em que critica/analisa/retrata o PSD "actual"; esse artigo assentaria que nem uma luva ao PS "actual"


Sem comentários: