sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Em conversa com ... (8) - David Santos

* Victor Nogueira
.
.

Olá, David

Passei por aqui para dizer-te que publiquei o teu poema no Convívio e estive relendo os teus posts - tanta tristeza !

E volto ao princípio, releio o post até ao fim e tive um calafrio ao ler o final.

O final é uma despedida e eu faço uma experiência. E vem a resposta. Os comentários são publicados imediatamente, sem tua intervenção, e registam apenas a hora. Não o dia! Não tenho o teu endereço e Cesário Verde não é trágico como Soares de Passos ou um dos meus tios, que não conheci, que escrevia poesia, triste, muito triste, porque sabia que ia morrer jovem, aos 20 anos, tuberculoso.

Leio transversalmente os comentários anteriores. Se mo não disseres, ficarei sempre sem saber se o post que está na origem deste meu comentário é uma despedida tua da blogosfera, se da vida. Se não me escreveres, nunca o saberei. Nunca saberei se perdi de vez uma pessoa que estimava, de quem era «amigo», tanto quanto a virtualidade o permite.

Por isso, não sei como terminar.

Sou o Victor Nogueira, enquanto persistir na memória dos que me conheceram. Como tu és o David Santos, mesmo que este [teu] blog seja desde então e apenas um memorial.

Victor Nogueira 2008.01.18

.

Quinta-feira, Janeiro 17, 2008

THIS BLOG WILL BE FOREVER IN HONOR OF NURIN JASLIN

MALÁSIA







NURIN JASLIN



MURDERED. 9 YEARS OLD. WHY? ARE WE HUMAN?



QUE MUNDO, MEU DEUS, QUE MUNDO!


MARI LUZ CORTÉSO

MAIS UMA CRIANÇA DESPARECIDA








L'HOMME: L'ÂME DU DIABLE

L'âme du diable
Ce n'est que l'homme, et plus personne.
Vu qu'il est tellement méchant,
Il y en a ceux qui le trouvent bien.
Il n'y a rien que l'homme ne fasse
Que le diable ne fasse autant.
Dans ce monde de disgrâce,
Même si le diable ne le fait point,
L' homme le fait, obéissant.



GOD’S SOUL

They are children playing

They are pretty celestial flowers,

They are life, they are enchantment,

They are the light that illuminates the terrestrials

They are the peace, they are the joy,

They are the world that nobody stole,

They are the soul of a King,

Whom all human beings love.


LOOK WITHIN YOUR HEART

A good heart did a good deed

A good heart helped a friend in ne

A good heart wrote a beautiful song

A good heart smiled all day long

Was that good heart, yours?

A good heart reached out to help

A good heart walked the beach with the children

A good heart shared the pain

A good heart was never selfish

Was that good heart, yours?

A good heart worked hard through the years

A good heart was once young and happy

A good heart strived all his life

A good heart protected the less fortunate

Was that good heart, yours?



QUEM NÃO DEIXAR CRESCER AS CRIANÇAS, SERÁ SEMPRE PEQUENO.
WHO DOES NOT LET THE CHILDREN GROW, WILL ALWAYS BE SMALL.

QUIEN NO DEJA CRECER A LOS NIÑOS, SERÁ SIEMPRE PEQUEÑO.

QUI NE PAS LAISSER GRANDIR LES ENFANTS, SERA TOUJOURS PETIT.

ΑΥΤΟΣ ΠΟΥ ΔΕΝ ΑΦΗΝΕΙ ΤΑ ΠΑΙΔΙΑ ΝΑ ΜΕΓΑΛΩΣΟΥΝ, ΘΑ ΕΙΝΑΙ ΓΙΑ ΠΑΝΤΑ ΜΙΚΡΟΣ



SÓ TU!
Só tu morte, só tu. Só tu nos fazes pensar, refectir, chorar, perdoar e amar. Pensar em tudo que poderíamos ser, mas não somos. Reflectir no que somos, mas tentamos esconder. Chorar por aqueles que nos deixaram e jamais voltamos a ver. Perdoar a quem jamais demos o nosso perdão. Amar sem sentir que esse amor alguma vez existiu. Só tu morte, só tu!

EM HONRA A TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO, ME DESPEÇO DE TODOS OS BLOGUES E, DE TODOS OS AMIGOS, QUE FORAM TODOS, SEM EXCEPÇÃO, AO LONGO DESTES ÚLTIMOS 16 MESES.

ATÉ SEMPRE A TODOS. VÃO COMIGO NO MEU CORAÇÃO.

THE END

O FIM

David Santos










publicada por david santos às 373 Comentários Hiperligações para esta mensagem
.

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Fico sem palavras ante esta afirmação !


Bj Victor


Maria Mamede

david santos disse...

Olá, Victor!
Estive a ler o teu comentário e ele é um pouco aquilo que eu sou. A morte sempre me fascinou. Sempre a considerei o SER mais honesto que algum dia nos há-de aparecer. Ela não faz escolhas elitistas. Mas a culpa é dos meus olhos. Os meus olhos vêem. Se não vissem! Quem sabe, eu não seria uma pessoa alegre. Ia ao futebol, chamava filho da (...) ao árbitro e até ao próximo jogo andava de barriga cheia: alegre. Mas para ser assim e tão rapidamente feliz, os meus olhos deviam olhar mas não ver: ser cegos. Quanto à tristeza que reina no meu blogue, tenho lá duas excepções: “BELA. A BRASILEIRA” e “POR QUÉ NÒ” . Hoje uma canção muito popular no Chile. Foi um cantor chileno que me pediu para lhe escrever uma canção romântica e por o que ele me tem falado saiu boa. Embora eu não seja lá muito de romantismos ainda que vá passando parte do meu tempo a escrevê-los.
Quanto ao fim do Blogue, algum dia teria que ser. Ando nisto há 16 meses e com o desaparecimento e morte de crianças estou a ficar muito abalado. Coisa que com a leitura que estive a fazer em alguns dos teus postes, me vieram relembrar um passado que está, a passo de gigante, a tornar-se futuro. Pois que presente, já é.
O meu blogue está alterado. Falta-lhe muita coisa. O meu neto esteve a mudá-lo para uma versão nova, o que fez perder-se alguns dados, contador de países, pois já eram 150 e o cantador fixo, que já ultrapassava 120000 visitantes. Como não sei recuperá-lo, vou deixá-lo como está. Caso soubesse recuperá-lo, recuparava-o. Como não sei, paciência.
A partir de agora, embora continue a escrever poesia, textos líricos e romances, de quando em vez, claro, vou tentar fazer uma coisa que anda comigo há muito: um doutoramento em Linguística, Literatura e Língua Portuguesa. Por isso, vou andar ocupado, embora isso não faça parte das minhas ilusões para me afastar da tristeza, nada disso! Contudo, tenho dois netos, um de 9 anos e uma de três, que me vão tapando muitos dos meus vazios: são a minha alegria. E a família, claro. Quanto a alegria no verdadeiro termo, isso não. Não, porque os meus olhos continuam a ver e a olhar para o mundo que os rodeia. Eu tenho tudo o que quero, do ponto de vista material, mas tenho milhões de pessoas a sofrer todos os dias, nomeadamente, crianças. Mas quem pode ser alegre com um mundo assim?
Abraços, meu amigo, e aparece no meu canto, que apesar de tudo, de quando em vez passarei por lá para ler o que escrevem os meus visitantes e dar uma saltada até casa deles.

Até sempre

David Santos