quarta-feira, 6 de setembro de 2017

ditaduras

coisas que me chateiam
o pcp, que tanto combateu contra a ditadura fascista. e sofreram tanto. torturados.defender uma ditadura.

Victor Barroso Nogueira ó Pina, francamente, mas que raio de argumentação dum "revolucionário" "blasé" que vive numa democracia burguesa numa comunidade europeia dirigida não de acordo com os interesses das amplas massas proletárias ou proletarizadas e em seu benefício mas em benefício das transnacionais, que controlam os meios de comunicação social, formatam o pensamento e condicionam a consciência social. Ó Pina, desculpa lá o jargão, mas és mesmo um "idealista" com os pés virados para a Lua. LOL

EM TEMPO - Preocupa-me deveras é quem defende a ditadura, rectifico, a democracia burguesa 

***

Ricardo Jorge Mateus Pina claro que o comunismo é anti-democrata. a questão é saber o que é a democracia. na grécia antiga não era muito simpática. mais : poder do povo? a questão tb. é definir o que é o povo. os comunistas falam de proletários . e com razão.

Responder17 min
Victor Barroso Nogueira Ricardo Jorge Mateus Pina A democracia na Grécia era apenas exercida pelos escravocratas e negada à legião de escravos, às mulheres e aos estrangeiros. Mas afirmarem que os ideias comunistas são antidemocráticos é obra LOL

ªªª
Ricardo Jorge Mateus Pina bom. os comunistas venceram o fascismo. o que foi uma grande alegria para os povos. agora que não devem defender ditaduras. não devem.

Responder
2
1 h
Gerir
Victor Barroso Nogueira Ó Pina, tu até és um intelectual e como filósofo e comunista que dizes ser até deves conhecer o bè~a~bá do materialismo histórico e do materialismo dialéctico com mais profundidade do que eu e deves ter estudado mais calhamaços do que eu que sou um pragmático. e no liceu da filosofia apenas gramava a lógica e a teoria do conhecimento

Os comunistas venceram o nazi-fascismo apenas porque o capital não os conseguiu liquidar Mas ainda as armas estavam quentes e já os EUA cometendo um crime contra a Humanidade lançavam as duas únicas bombas nucleares sobre um Japão derrotado, para atemorizar a URSS e utilizando os japoneses como cobaias científicas. Friso, foi um crime contra a Humanidade que deveria ter sido também julgado em Nuremberga conjuntamente com o extermínio dos Ameríndios.

Dizem por aí que o socialismo e o comunismo morreram e falharam, mas afinal a França, os EUA, o Reino Unido, Israel violam impunemente os mais elementares e básicos direitos da humanidade e não desmantelaram os arsenais nucleares antes continuam a corrida aos armamentos e para o abismo e, não dissolvendo a NATO, tentam transformar o Mundo num imenso Atlântico Norte, “democraticamente” policiado pelo cristianíssimo “fardo do Homem Branco”


O que chateia deveras é o primarismo das intervenções nas caixas de comentários do inFaceLock, que nos policia, e na imprensa on-line, que não põe em causa os interesses do patronato e onde abundam as patranhas. O que chateia deveras, Ricardo, é que sendo tu comunista, estudioso e revolucionário, como dizes, te fiques pelo primarismo, alimentando o preconceito e nada faças para de facto esclareceres e para elevares o nível de consciência social de quem te lê.

O que é a ditadura? O que é a democracia? É democrática a União Europeia ? São democráticos os países cuja modo de produção, a formação económica e social, é capitalista, qualquer que seja a forma de Estado e de Governo que assumam ?

As Revoluções burguesas que permitiram a acumulação e o desenvolvimento capitalistas foram sangrentas, genocidas, rapaces. Natural e compreensivelmente do ponto de vista do um por cento que verdadeiramente mexe os cordelinhos e manipula as consciências, há que impedir que os oprimidos tomem consciência da sua força e pô-los a defenderem a canga que trazem ao pescoço.

A revolução não se faz na internet mas na rua e com os pés na lama. O que me preocupa é os partidos comunistas com o Estado Social se terem social-democratizado, ao fazerem a cogestão do capitalismo no parlamento, nas autarquias e nos sindicatos, interiorizando não poucos dos seus militantes as formas de pensamento e de actuação que deveriam questionar e combater.





A Alfredo Poeiras Quanto à questão da ditadura, nada posso dizer porque nada sei acerca da Coreia do Norte. Visto daqui, com os óculos da propaganda de guerra, parece bizarro, mas será mais bizarro que a UE? Não sei, e creio que tu também não: tem um parlamento? Como o é eleito? Quem pode exercer cargos políticos? Não sei e, repito, creio que tu também não. Isso leva-me a outra questão. Diz-se em direito que para escapar a uma condenação num tribunal com júri, basta provocar uma dúvida razoável. É o papel que cumprem postas como estas, fazes o trabalho da propaganda de guerra euro-americana. Ajudas a criar a ideia de que os americanos e os europeus podem não ter o direito de atacar outros países, mas o Kim é louco e aquilo é uma ditadura. Portanto, podes torcer-te um bocado mas aceitas a intervenção americana: afinal, o gajo está mesmo a pedi-las. Conclusão, tu achas mesmo que o Kim é louco? É, em vez de papagueares merda lidas por aí, não era boa ideia informares-te melhor? Por exemplo, a guerra da Coreia alguma vez acabou? Comem cozido à portuguesa? Ou só dão os parentes a comer aos cães e são todos obrigados a usar o mesmo corte de cabelo?














Sem comentários: