segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Morreu D. Manuel Martins, o “bispo vermelho”


Brasão Eclesiástico da Diocese de Setúbal


Ricardo Jorge Mateus Pina
5 h · 
se o martins era um bispo vermelho vou ali e já venho. quando chegou a setúbal o objectivo era derrotar o pcp. a opus dei é forte.

Comentários
Maria Helena Correia
Claro!!! Ele soube muito bem cativar as pessoas para não as afastar da igreja, uma postura contraria à que tomaria por exemplo no Norte do país. Se era boa pessoa não ponho em dúvida.

Miguel Ângelo 
Vê lá se querias que ele fosse militante do PCP, o Oscar Romero também era seguidor da Teologia da Libertação mas sempre anti marxista.

Ricardo Jorge Mateus Pina 
mas teve um trabalho. destruir o pcp. a ironia é ser o bispo vermelho. quando chegou a setúbal trouxe com ele os mesmos que assaltavam as sedes do pcp no norte. mas a sede do pcp estava protegida pelos operários.

Ricardo Jorge Mateus Pina 
é mesmo verdade. quando chegou os filhos da puta desfilaram. o pcp teve que ter cerca de 300 em frente à sede.

Miguel Ângelo 
Mas o facto é que ele levou a volta e teve de se adaptar ás circunstâncias se queria ter alguma paz dentro da diocese de Setúbal e poder fazer o seu trabalho ecuménico, de outra forma era corrido.

Maria Helena Correia
Foi um bom estratega, quando se põe ao lado dos trabalhadores..Corrido, não!!!

Ricardo Jorge Mateus Pina 
. mas a finalidade era derrotar o pcp.

Maria Helena Correia 
Com o devido respeito pelo Sr. Ele ir embora ìa mas pela mão de quem o colocou. Infelizmente os "transportadores de informação" ainda não caíram extinção!!!

Ricardo Jorge Mateus Pina 
claro. o respeito. existe.

Ana Monteiro Mas o jerónimo fez-lhe um grande elogio....

Ricardo Jorge Mateus Pina 
sim. porque não percebe. ele era da opus dei .vem para setúbal em 1976. com a ideia de destruir o pcp. mas a verdade é que agora o pcp é um partido estranho. um partido de poder..

Victor Barroso Nogueira 
Pois ...

Ana Paula Antunes 
pois eu ate gosto do Jerónimo, tem mesmo pinta de boa pessoa, não estou a gozar, mas acho que e alguém devia-lhe explicar-lhe que não se pode ser católico e comunista assim como não tem sentido nenhum falar em patriotismo internacionalista, o pior seria encontrar no PCP alguem que soubesse explicar isto.... enfim

Evelina Pereira 
O objectivo dele era derrotar a miséria! Não percebo este teu post - O PC não precisa que o defendam!

Victor Barroso Nogueira 
Só o vi uma vez. De repente vi alguém na avenida dos combatentes em setúbal,montado com agilidade e descontracção numa bicicleta entrando por um portão. De repente apercebi-me que era o bispo de setúbal, que no entanto teve o mérito de denunciar a fome em setúbal em resultado da democrática política do PS/ soares e do "súcialismo" em liberdade, aquele em que vivemos desde 1977. Mas apesar de algumas excepções, as Igrejas estabelecidas estão demasiado comprometidas com as classes dominantes desde Constantino e desde a Reforma Protestante, apesar dos epifenómenos objectivamente branqueadores e condenados ao fracasso dos padres-operários, da Teologia da Libertação, de António Vieira, de Vaticanos II, João XIII ou Francisco SJ, dos Bispos Helder Câmara, Óscar Romero, Sebastião Soares de Resende e Manuel Vieira Pinto ou dos Padres Francisco Fanhais,,Abel Varzim, Joaquim Teles Sampaio,, Maximiano de Sousa,e Mário Pais de Oliveira, de Macieira da Lixa ou, noutra linha, do bispo António Ferreira Gomes

Ricardo Jorge Mateus Pina 
certo. mas essa ideia de ser um bispo vermelho é uma falácia. como sabes foi um dos grandes agentes da derrota do pcp em setúbal. estes tipos tb. agem.

Victor Barroso Nogueira 
Ao contrário do distanciamento hierático da maioria do episcopado e dos Papas, Manuel Martins, João XXIII, Francisco SJ e em certa medida João Paulo II, cultivaram, sinceramente ou não, a aproximação aos desvalidos e contra o princípio da luta de classes.

Eu tirei o curso num Instituto cuja orientação científica e pedagógica pertencia esclusivamente aos Jesuítas e a Marx contrapunham Max Weber e as teorias das classes sociais e da luta de classes contrapunham a da estratificação (baseada no nível de rendimentos) e mobilidade sociais. E na cadeira de Doutrinas Sociais a síntese era: o capitalismo tem algumas coisas más, o socialismo algumas coisas boas mas a verdade está na Doutrina Social da Igreja.

Sem comentários: