segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

As presidenciais e as queixas dos leitores

OPINIÃO



As presidenciais e as queixas dos leitores

MRS, está a tentar extrair para os grandes dividendos da sua campanha eleitoralista o estatuto que gozou de “tempo de antena” durante estes últimos imensos anos, graças à RTP e à TVI.
    1. É hipócrita e contra-producente fingir que os candidatos são todos iguais aos olhos do povo, porque não são. Como tal, não devem sê-lo igualmente aos olhos dos jornalistas. Só por puro formalismo se pode achar que, por exemplo, Tino de Rans e Maria de Belém merecem igual grau de destaque. Da mesma maneira que nas legislativas não se deu o mesmo destaque às propostas do Partido Nacional Renovador e às do Partido Socialista. Nada a censurar, portanto, posto que o Público durante a campanha para as presidenciais dê o devido destaque aos demais candidatos que se perfilam, tanto quanto se sabe, como os potenciais candidatos da segunda volta.
    2. Tal como já sucedera nas legislativas o "Público" destaca algumas candidaturas em detrimento de outras e persiste ao "decidir" que há 3 candidatos que serão os mais votados, menosprezando os restantes. Discriminação e favorecimento que admite continuará na edição imprensa. Mas também são passíveis de reparo negativo os "comentários", por vezes jocosos e tendenciosos, em peças jornalísticas.Nesta peça da Provedoria, o Provedor limita-se no essencial a transcrever algumas das "queixas" de leitores e a transcrever a posição da Direcção Editorial do jornal. Esperava-se maior intervenção mas o Óptimo é inimigo do Bom, diz a pretensa sabedoria popular
      1. em tempo - Os "comentários", por vezes jocosos e tendenciosos a que me refiro são os de jornalistas nos textos que escrevem nas suas reportagens, confundindo estas com artigos de opinião.

      1. http://www.publico.pt/politica/noticia/a-presidenciais-e-as-queixas-dos-leitores-1719752

Sem comentários: