sábado, 26 de dezembro de 2015

vasco pulido valente e os seus oscarizados

  1. Este texto de VPV só pode entender-se como manifestação de humor entre o negro e o british nonsense. E atendendo á esmagadora maioria dos "oscarizados", provoca não francas gargalhadas mas apenas sorrisos amarelos..
     
    1. Concordo! Incluir nos melhores do ano a Mortágua(demagogia em estado puro); o Portas (incoerência para além do irrevogável) e a Martins (fala sempre mesmo sem ter que dizer) só por ironia

OPINIÃO

Os melhores do ano

sábado, 12 de dezembro de 2015

O ovo da galinha de marcelo rebelo de sousa

* Victor Nogueira


Muitas irrevogabilidades" têm de engolir Pedro & Paulo forçados a beberem água previamente recusada e vilipendiada. Depois da pressão sobre o chamado arco da governação respeitável e com elevado sentido  de "estádio" PS(d)CDS segundo cisco assis, a saga da comunicação social agora vira-se para as homilias de Marcelo com a "ausência" do PS na 1ª volta!


http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2015/12/vender-pele-do-tigre-antes-de-o-ter.html#comment-form

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Pacheco Pereira desafiado a sair do PSD


Victor Nogueira

Pacheco Pereira é um homem lúcido, inteligente e culto e de modo algum anticapitalista. Talvez acredite na quadratura do círculo, mas pretende ser a "consciência crítica" no PPD/PSD, o “grilo-falante”  de Pinóquio. Na hora da verdade cerra fileiras com o PPD/PSD, agora "representado" pelo "florentino" Marcelo. O que é areia de mais para quem domina e beneficia do aparelho do PPD/PSD, esquecidos da máxima da necessidade de alguma mudança para que o essencial se mantenha. A persistência da "guerrilha" caturra de Cavaco, Pedro & Paulo e a persistência da austeridade é suicida para um partido cuja base de apoio assenta na chamada classe media, a mesma que se balança entre o PS/PSD/abstenção. Ou que acaba a votar na extrema-direita.


Pacheco Pereira desafiado a sair do PSD "pelo próprio pé"


Ângelo Correia e Duarte Marques criticam a posição crítica do historiador e participação em acções de candidaturas presidenciais de esquerda, mas recusam expulsão do partido. Pacheco diz que foi o PSD que mudou e elogia Marcelo Rebelo de Sousa.
http://www.publico.pt/politica/noticia/pacheco-pereira-desafiado-a-sair-do-psd-pelo-proprio-pe-1716835

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

o cretinismo paralamentar de vpv [ e os "critérios" no Público ]

Para quem se afirma "historiador", ou VPV é ignorante ou, não o sendo, utiliza a desonestidade intelectual num chorrilho de falsidades para preencher o artigo de éne caracteres com espaços a que tem "direito".





Comentário denunciado por violação dos critérios de publicação



Enfim, VPV refaz a História com tocante ligeireza, com enorme elegância  e sem consultar ou pesquisar no site do PCP onde figuram os "rostos" dos dirigentes nacionais daquele Partido. Quanto às "negociações"  PS/BE/PCP/PEV até são divulgadas ná imprensa, designadamente no Público, jornal de que sou assinante e que leio habitualmente.

OPINIÃO

“Cretinismo parlamentar”

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A rábula da vírgula

* Victor Nogueira

Para quem "teatralizam" Pedro & Paulo? Agem sem rumo nem Norte ou direccionam-se premeditamente a que eleitorado? Será apenas estarolice ou têm que trunfos na manga para além da verborreia e dos números circenses?




4 de Dezembro de 2015, 08:25

Por

A rábula da vírgula

A
minha insistência não teve certamente nenhuma influência na decisão do PSD e do CDS em apresentarem a malograda moção de rejeição, mas só posso agradecer que os destinos cósmicos da direita se tenham alinhado com essa minha preferência. Será raro, mas é saboroso.

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/12/04/a-rabula-da-virgula/#comment-16454

o "mel" da direita, segundo o público

* Victor Nogueira

O título é manifestamente "tendencioso". Porque o PSD/CDs, esses sim, está subliminarmente  "noticiado", é que são "dialogantes" e cheios de mel a jorrar das mãos e dos lábios, para com a "esquerda".

Governo promete diálogo com todos, ao mesmo tempo que atira “vinagre” à direita

Debate sobre programa terminou com o Governo a prometer compromissos. Só que pelo meio não evitou atirar farpas à direita, que exigiu novas eleições, caso o acordo à esquerda falhe. Esquerda essa que já está a exigir mais ao PS.
http://www.publico.pt/politica/noticia/governo-promete-dialogo-com-todos-ao-mesmo-tempo-que-atira-vinagre-a-direita-1716427?page=-1

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Depois da tempestade, venha a bonança

* Victor Nogueira

Escreve Carlos Barbosa "Diria que o governo cessante, onde abundavam retornados ressabiados". Ora há muitos nascidos em Portugal que fazem parte da direita ressabiada como muitos naturais das ex-colónias ou nascidos em Portugal e delas regressados que votam ou militam em partidos da "esquerda". Aliás ninguém diz que são"retornados" os portugueses que regrerssam a Portugal depois de terem emigrado para outros países da Europa ou das Américas.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015


Depois da tempestade, venha a bonança



http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2015/11/depois-da-tempestade-venha-bonanca.html



os badagaios de cavaco silva




* Victor Nogueira



Se é verdade que Cavaco foi forçado a dar posse ao Governo do PS viabilizado pelo PCP/Bloco/PEV, - talvez por efectivo falta de apoio off record das corporações do Grande Patronato e de Grandes Empresários “milionários - - eventualmente nada impede - dada a sua evidente perturbação mental - que tente demitir o Governo afrontando a Assembleia da República, cujo Presidente o poderá substituir interinamente nas funções de PR caso lhe dê o badagaio antes do fim do mandato.

cavaco e costa - uma imagem vale mil palavras ?



* Victor Nogueira

Que faz Cavaco ? Controla o tempo de antena do discurso de Costa? Calcula o tempo que lhe falta para a reforma? Começa a contar o tempo que majestaticamente concederá a Costa antes de demitir o Governo do PS com apoio par(a)lamentar do PCP/Bloco/PEV?

Aceitam-se outras interpretações.

racismo encapotado ?

* Victor Nogueira

É espantoso o "espanto" por "minorias" de outras etnias que não a caucasiana integrarem pela 1^vez o Governo desde 1910. Porque essas minorias no mesmo período têm feito parte de órgãos de soberania, entre os quais os Tribunais, e os Legislativos (Assembleia Nacional, Asembleia da República e talvez mesmo do Congresso), sem esquecer os órgãos do Poder Local aos vários níveis.O que não invalida que muitos portugueses (M/F) continuem  racistas, mesmo que já tenham  decorrido 41 anos sobre o 25 de Abril, com um longo caminho ainda a percorrer para a igualdade do género e étnica.

De que cor é esta ministra?

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Cavaco, austoritário até ao úçltimo suspiro


* Victor Nogueira

O teor do discurso de Cavaco era previsível e confirma que é um homem de seita e fracção, que invocou a sua eleição por sufrágio directo (por 25%) dos eleitores como superior à da Assembleia da República, eleita também por sufrágio directo. E afirma-se como contrapoder (ilegítimo/inconstitucional) à Assembleia da República como se fosse o monarca absoluto, inspirado e ungido pelo poder divino duma qualquer Santíssima Eternidade.
Por vontade sua teria sem disfarces convocado novas eleições para permitir que a sua seita continuasse em funções, invocando para isso citações da OCDE, do Banco de Portugal e do Conselho Superior das Finanças Públicas, que em seu entender se sobrepõem imperativamente ao Parlamento, aos Deputados e ao Eleitorado.
Na assistência, com ar fechado Pedro & Paulo, este posando mimicamente para as câmaras de TV sempre que se apercebia de estar a ser flimado.
Um bom, pausado, assertivo e sereno o discurso de António Costa que, de luva branca, reafirmou e contrariou as interpretações austoritárias de Cavaco, o homem que se diz dos "consensos" e da "concertação social" mas que resolveu afrontar e marginalizar o Parlamento, sede do Poder Legislativo, marcando unilateralmente a tomada de posse do XXI Governo Constitucional para a hora de funcionamento desta.
Que as próximas semanas decorram rapidamente para que Cavaco descanse finalmente em paz, na sua Quinta da Coelha, com a visita dos amigos do BPN e do BES, ou se passeie por entre as cagarras das Desertas e Selvagens.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Roendo-se todo mas Cavaco lá teve de engolir a indigitação de António Costa

* Victor Nogueira

Bem, as últimas legislativas também foram uma gigantesca pressão para a "bipolarização"  PSD/PS com a “esquerda” (Manual Alegre, Isabel Moreira …) deste a apelar à concentração dos votos do PCP e do Bloco  no PS  (para a maioria absoluta deste) para “derrotar” o PáF, com o argumento de que doutro modo seriam responsáveis pela “vitória” do PSD/CDS. Felizmente o eleitorado “resistiu” abrindo caminho para a presente solução governativa do Governo do PS viabilizado – sem carta-branca – pelo PCP, Bloco e PEV.

24 novembro 2015

Não é uma pequena vitória

Roendo-se todo 
mas lá teve de engolir

http://otempodascerejas2.blogspot.pt/2015/11/nao-e-uma-pequena-vitoria.html#comment-form

E se de repente lhe oferecerem um governo?

* Victor Nogueira


Não sei se a "oposição radical" futura do PáF que fez plóff não será encenação para títulos de jornais e sound-bytes televisivos. Porque pese embora as bombardas pesadas de Montenegro, o PSD já abriu "brechas"  na sua bancada, aprovando "medidas" propostas pela "esquerda". 

Assim como Cavaco teve de com azia "enterrar” o machado de guerra – em nome do “interesse nacional” – também o PSD e o CDS – passadas as águas revoltas – se acalmarão para a salvaguarda do essencial dos interesses dos “negócios do centrão”. Os verdadeiros pesos pesados têm estado em significativo silêncio, deixando a agitação e o esbracejar à arraia miúda.







25 de Novembro de 2015, 09:01

Por


E se de repente lhe oferecerem um governo?

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/11/25/e-se-de-repente-lhe-oferecerem-um-governo/#comment-16045

terça-feira, 24 de novembro de 2015

escavacadelas

* Victor Nogueira

No actual normativo constitucional o Governo é políticamente responsável apenas perante a AR, estando desta dependente não só na votação do respectivo Programa como de eventuais votos de confiança ou de moções de censura. O PR  não pode exercer qualquer tutela sobre o Governo ou sobre a AR, no respeito pela separação de poderes, e apenas lhe cabe cumprir e fazer cumprir a CR e dissolver a AR no caso de "anormal" funcionamento das instituições democráticas.

Exigir "papéis" e "compromissos" para indigitar um qualquer Governo - seja qual for - como fez Cavaco é um abuso de poder, exorbitância de funções  e "menorização " da AR. Em todo este processo o PR nem sequer se dignou ouvir o Conselho de Estado mas apenas ouviu a "Câmara Corporativa", para desconcerto social.











24 de Novembro de 2015, 10:19

Por


Ao 50º dia fez-se luz: o Presidente ainda vai pensar mais um bocadinho

A
lista de “exigências” do Presidente ao secretário-geral do PS são o cândido retrato da telenovela em que Cavaco Silva mergulhou o país. Não esclarecem nada, não ilustram o poder do Presidente, não condicionam o futuro governo, não resolvem um único problema de Portugal. São desastradas e limitam-se a exigir uma repetição ritual de afirmações anteriores. Foram simplesmente a forma de avançarmos até ao 51º dia da crise, que é hoje. Cumprida essa missão relevante de perder mais um dia, talvez agora Cavaco Silva indigite Costa, o que já todos sabem que será o destino final desta procissão.
.
(...) NB– Como seria de esperar, o Presidente “indicou” hoje Costa como Primeiro-Ministro. Supõe-se que queria dizer “indigitado”. Assim vai a presidência.
http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/11/24/ao-47o-dia-fez-se-luz-o-presidente-ainda-vai-pensar-mais-um-bocadinho/#comment-16024 comentários



o fim do cavacal tabu



* Victor Nogueira

Afinal sempre acertei. No recato das poltronas  e para lá das declarações para os microfones, a maioria dos chamados "parceiros sociais" não apoiou nem deu cobertura aos "fantasmas" de Cavaco Silva. É verdade que a falta de chá do Venerando Chefe de Estado, Sua Exa. Senhor Professor Doutor Cavaco Silva.

Mas Cavaco persiste: o Secretário-geral do PS já tem direito a nome, "Dr. António Costa", mas sem direito à precedência do "Senhor". E não indigitou, apenas "indicou".  Decididamente Cavaco e os PáFientos inovam na conceptologia da "ciência" e teorias políticas. Á "geringonça" de Portas acresce o cavacal "realejo"  ensombrado de "fantasmagorias"

Talvez afónico, Cavaco já não fala; escreve para o "baú" ou arca das memórias, como os seus "Roteiros".


António Costa indigitado primeiro-ministro

Presidente justifica decisão com posições dos parceiros sociais contra a manutenção do governo de gestão.

(...)

A nota de Cavaco Silva na íntegra

"As informações recolhidas nas reuniões com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil confirmaram que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional.
Tal situação prolongar-se-ia por tempo indefinido, dada a impossibilidade, ditada pela Constituição, de proceder, até ao mês de Abril do próximo ano, à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas.
O Presidente da República tomou devida nota da resposta do Secretário-Geral do Partido Socialista às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura.
Assim, o Presidente da República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para Primeiro-Ministro."

A nuvem de palavras de Cavaco

http://www.publico.pt/politica/noticia/antonio-costa-indigitado-primeiroministro-1715403