domingo, 1 de junho de 2014

Uma guerra intestinal varre o partido socialista


* Victor Nogueira

Uma guerra intestinal varre o partido socialista. Alinham-se os generais, arregimentam-se os pregoeiros e no deserto de ideias uma relativa vitória é transformada em derrota enquanto o derrotado psd-cds esfrega as mãos e assiste de camarote e poleiro à guerra no galinheiro dos rosas. Num partido que se diz socialista, alguém os ouve falarem no … socialismo ?

No meio da poeirada os basbaques entreolham-se ? Mas então  costa não recuou há 12 meses e apertou a mão a seguro ? É costa um homem sério ? É costa mais democrata que cisco assis seguro sócrates ? Então as divergências no PS resumem-se a nuvens de poeira e de fumaça para ascender ao poleiro ? É costa destemido? É costa um democrata ? Então costa e seus apoiantes trombateiam que eles é que são valentes, que o adversário é que é timorato e pouco seguro ?  E quais ferrabrás passam por cima de toda a folha ? E tão valentes que querem vitórias de bandeja, ao arrepio dos estatutos do partido ?  Então os estatutos do PS não foram aprovados em Congresso ? As decisões do Congresso só interessam a costa e seus apoiantes quando lhes convém ? Eles esganiçam-se e os estatutos e o congresso que  vão às urtigas ?  Costa diz que uma vaga de fundo que só ele e os seus apoiantes encenam o obriga a correr com seguro e a ser o salvador da Pátria ? Mas o país precisa de caudilhos no trono a decidirem e a falarem pela ralé e em nome do pé-descalço que sempre têm desprezado com papas, bolos e artimanhas ? A pífia vitória do ps seguro e a esmagadora maioria que não deu o voto ao ps costa seguro cisco assis transformou-se numa vaga de fundo para alcandorar costa ao poleiro ?

Em Lisboa já se viu o calibre da democracia de costa, que espaldado em relvas, o doutor, decidiu  com o apoio do PSD que era dele - costa - a Presidência da Área Metropolitana, pois apesar de ter o PS menos autarquias que a CDU tinha tido mais votos. Fosse o PCP a fazer isto e seria o fim. Mas ao democrata costa tudo é permitido, tudo deve curvar-se ao seu apetite de espojar-se no cadeirão do poder. É isso que de facto faz correr costa. Entre costa seguro ou PS(d), descubram-se as diferenças para além  de falarem uns melhores que outros ou uns com mais lábia e menos vergonha e mais desfaçatez que o adversário. Se são assim fraternos nas guerras intestinas, imagine-se que confiança lhes pode ser dada na vida real !

No meio desta encenação alguém os ou oue falar de socialismo e (ou)viu dizer que o que está em causa para a maioria dos eleitores é a continuação ou não do rapinanço a favor da banca e a denúncia ou não dos tratados da união europeia e pactos orçamentais que PS(d)CDS assinaram nas costas dos eleitores e do país de que se querem servir para servirem ?  Servirem quem ? Se todos eles se têm entendido e dizem que farão alianças à direita, com a reedição do célebre bloco central ps-psd de mário Soares. Não encontra costa apoiantes mais credíveis que Sócrates e Mário Soares ? E deve a maioria confiar nesta gente ? Gente que ataca seguro porque ele não defendeu Sócrates os ataques da direita, direita que através de relvas deu a sócrates uma tribuna semanal na televisão para se "defender" e perorar à vontade ! Sócrates que se junta a soares para desancarem em seguro ? 

Há uma pergunta, entre muitas. Se costa se preparava para de lisboa partir à conquista de belém post cavaco, na esteira de Jorge Sampaio, que leva costa a trocar o sossego da praça do pelourinho pela caldeirão do rato às traseiras de S. Bento ?

E para que se não diga que não há propostas sérias para discussão, cliquem na hiperligação a seguir, sobre as propostas do PCP. Discutam-nas, argumentem e contra-argumentem. Divulguem-nas!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202605049312816&set=a.1124829846327.2019339.1394553665&type=1&theater-----

Sem comentários: