quarta-feira, 19 de junho de 2013

o que é e não é o pcp

Fotos de capa


 

  • Antony Magalhaes · Amigo/a de Isabel Magalhães
    PC ou PS !!!!!! Irmã do josé socrates ?
  • Maria Clemente · 28 amigos em comum
    Nem sequer prima oitava, se o mundo conhecesse seus princípios, tudo mundo seria do PCP, ao menos fans como sou eu... e faria deste um mundo melhor, mais solidário e mais social.
  • Victor Nogueira Antony Magalhaes - Se a ignorância ou a falsa ingenuidade pagassem imposto não havia necessidade de "troikas". 

    Fundado na Alemanha em 1973, que se saiba nunca o ps seja quem for o seu secretário geral - desde Mário Soares se aliou ao PCP 

    O que se s
    abe é que sempre e desde 1974 o PS - desde Mário Soares até Seguro - sempre se tem aliado ao psd ou cds e os grandes obreiros da entrada na UE foram Mario Soares/PS e Cavaco/PSD
  • Orlanda De Castro Barros pois,nesse tempo!...agora é so guerra de partidos e o povo que se lixe.
  • Ana Maria Casimiro · 3 amigos em comum
    todos eles querem é tacho, mordomias....o povo que se lixe
  • Orlanda De Castro Barros acredito que ainda haja gente decente.Porque não crear um partido popular mas,que seja inteligente,seguro et honesto.Pensador do povo.
  • Victor Nogueira Há pelo menos um partido, Orlanda De Castro Barros, que não tem baixado os braços há quase 100 anos - o PCP. Todos os partidos têm de estar em guerra, fingida, como o psd-cds-ps, que nunca se aliam ao PCP . Há partidos dos patrões e partidos dos trabal...Ver mais
  • Fernando Cruz · Amigo/a de Julio Cardoso e 17 outras pessoas
    Orlanda de Castro Barros, acha mesmo que é só guerra de partidos? A ser como diz, os Partidos representam classes sociais, certo? Logo a guerra de que fala, não é mais do que a luta de calasses. E que classes representam os Partidos. Vários partidos de direita, (incluo a direcção do PS), representam os vários interesses económicos da classe possuidora dos mesmos meios económicos. Na esquerda, conclua a Senhora quem representa os interesses de quem trabalha. E se me permite, não acredite nos apartidários. Isto de não ser carne nem peixe, não existe. É MENTIRA!!!
  • Victor Nogueira Ana Maria Casimiro Se o objectivo do PCP e outros partidos dos trabalhadores fosse enganar os trabalhadores para defender os patrões como ps-psd-cds já estaria há muito no Governo. 

    E não foi o PCP mas sim o ps-psd-cds que assinaram o pacto com a tro
    ika para contiurarem a engordar os grandes patrões e empresários e a banca à custa do povo, dos trabalhadores e dos pequenos empresários. 

    O PCP sempre defendeu a produção nacional e uma economia ao serviço dos trabalhadores e do povo. 

    E são oo ps-psd-cds que ccm o voto da maioria dos eleitores têm destruido a economia nacional e governado a favor da banca e dos grandes grupos económicos
  • Jose Castilho · Amigo/a de Ana Duarte e 1 outra pessoa
    Creio que se existe alguma coerência é neste Partido! Sempre foi assim...Antes e depois da queda do Muro...da invasão da Hungria, da Primavera de Praga...Reconheça-se-lhe essa qualidade...
  • Dolores de Matos · 60 amigos em comum
    que eu saiba nem o PCP nem o Bloco estiveram no governo. Portanto ninguem pode dizer que são iguais aos outros.
  • Arlindo Camarro · 68 amigos em comum
    José Castilho, o senhor é sósia do Raizinger não é ?
  • Victor Nogueira Jose Castilho A "coerência" de Mário Soares e de não poucos socialistas já vem de 1969 qd respondendo ao apelo de Marcelo Caetano feito aos portugueses "honrados" sairam das CDE (comunistas, católicos socialistas e outros democratas) e formaram asCEUD: (Mário Soares e alguns militantes da Acção Socialista Portuguesa - o PS foi fundado por Mário Soares na Alemanha em 1973) 

    "Coerência" e arte de enganar - desde a vitória de Máriio Soares que num Congresso correu com Manuel Serra e desde então tem sido perito na arte de enganar os eleitores Ele e todos os sucessores - como Guterres Sócrates Seguro
  • Arlindo Camarro · 68 amigos em comum
    coerência são os borregos que acreditam que vivem num sistema de liberdade .... a vossa liberdade é.... empobrecimento 
    s. m.s. m.
    Acto.Ato.Ato ou efeito de empobrecer.
    empobrecer |ê| - Conjugar
    v. tr.v. tr.
    1. Tornar pobre.
    2. Estragar; esgotar.
    3. Depauperar.
    4. Fazer perder a fertilidade.
    v. intr. e pron.v. intr. e pron.
    5. Tornar-se pobre.
    6. Perder o vigor ou a fertilidade.
  • Miguel Candeias · 7 amigos em comum
    Há que passar a ideia que o Pcp é o partido dos trabalhadores, mas de todos, incluindo patrões. Por vezes esquecemos-nos que as pessoas só ouvem o que querem e frequentemente a ideia que passa é a de que somos contra os patrões. Quero mais uma vez frisar que defendemos o trabalho e a dignidade de todos e que como já referiram, irão passar mais cem anos e cá estaremos a defender o mesmo. Eternamente coerentes.
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    Vitor Nogueira e Arlindo Camarro . É muito duro de roer falar para os peixinhos... Estas pessoas não sabem sequer do que vocês estão a falar.... Ou não têm cultura, ou não têm memória... Desejariam agora um partido "popular", feito à medida das suas aflições actuais. Nem vêem que uma maneira de sonhar, seria, por exemplo, dar força à luta da CGTP para a aprovação das medidas sensatas que agora propõem contra os desmandos destes criminosos... Mas isso, não ! porque não sei o quê... Nem eles sabem.
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    Acorda Cidadão! Movimento de Cidadania e Politização.

    .

    Acorda Cidadão!

    Muitos falam mas poucos fazem!
    Precisamos acabar com a apatia.
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    "Se não lutas tem , ao menos, a decência de respeitar aqueles que o fazem"
  • Victor Nogueira Miguel Candeias O PCP é contra o capitalismo e pelo socialismo. 

    O PCP representa os trabalhadores, não os capitalistas. Os pequenos empresários terão os seus partidos. Nas pequenas empresas o PCP não pode estar com os pequenos patrões e os trabalhado
    res. 

    Dentro do sistema capitalista a lógica é os pequenos capitalistas quererem ser grandes capitalistas. Doutro modo vão à falência por não dominarem o mercado (da produção e do consumo nem a banca). E a lógica dos grandes capitalistas é serem maiores e esmagarem os pequenos e médios empresários e ccmerem-se uns aos outros, sempre com o lucro máximo como objectivo.

    Mas o principal inimigo do PCP, nesta fase, são os grandes grupos económicos e a banca privada. Numa sociedade socialista se verá se os pequenos e médios empresários são ou não aliados dos trabalhadores e do povo ou se defendem os seus interesses particulares
  • Victor Nogueira José Jose Castilho Relendo, verifico que se refere à "coerência" do PCP e não a do PS. De qualquer modo, na sua intervenção não é para mim claro se o seu juízo de valor sobre a coerência do pcp é positiva ou negativa considerando tudo o que traz à baila no que escreve
  • Miguel Candeias · 7 amigos em comum
    Victor Nogueira, eu discordo desse sectarismo, há patrões que são comunistas, aliás, eu já fui patrão e sei como as coisas são. Acho que por vezes alienamos uma parte do eleitorado e isso será sempre contra-producente, não podemos esquecer que muitos trabalhadores querem um dia ser patrões e não é por alguem ser patrão que eu não estou do lado dele, mas sim por compactuar com a roubalheira a que os seus trabalhadores estão sujeitos. Há patrões e há patrões. É esta a ideia de comunismo que tenho, se levar à letra as palavras do Marx e do Lenine sou um autómato e esqueço a minha herança genética. Gosto de ver o comunismo como o Pablo Neruda o via, sempre a melhorar sabendo que nunca o vou alcançar. Mas pronto, esta é a minha opinião, ela até pode divergir, mas o meu voto é certo.
  • Victor Nogueira Miguel Candeias Não se trata de sectarismo mas sim de realismo. Apesar de ser um partido dos trabalhadores é o pcp que tem apresentado medidas a favor dos pequenos e médios empresários que ps-psd-cds rejeitam.

    O objectivo do PCP é o socialismo e não a
     defesa do capitalismo. No capitalismo não há lugar para pequenos patrões, esta é a verdade

    Se há pequenos empresários como o Miguel Candeias que apoiam o PCP, a verdade é que a maioria não o apoa mas sim ao ps ou ao psd ou ao cds. Apoiam e dão votos a quem os não apoia.

    E sendo o PCP um partido dos trabalhadores, isso não impede que apresente medidas a favor dos pequenos e médios empresários. O PCP e não o ps-psd-cds.

    Mas ...porquê a maioria dos pequenos empresários não dão votos ao PCP mas sim aos que dizem defender todos os portugueses e portuguesas para esconderem que estão de facto e sempre a defender a banca e os grandes grupos económicos !?
  • Miguel Candeias · 7 amigos em comum
    Porquê Victor? Por causa deste discurso, mais uma vez, temos de demonstrar que não estamos contra eles mas tambem com eles. Mas não é isso que temos feito, na verdade é tudo uma questão de semântica e a questão que levantou sobre onde eles votam é a base da minha argumentação. Se os defendemos tambem a eles, porque como diz eles não têm lugar numa sociedade capitalista, então a nossa palavra não está a passar e algo tem de ser mudado. Não podemos correr o riso, principalmente nesta altura tão critica, de passar uma imagem errada apenas porque "achamos que é assim". Temos de ver o eleitorado como vemos a festa do avante, é toda a gente bem vinda. Há que mudar algo nos discursos.
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    Miguel Candeias penso que o que está a dizer é urgente... a classe média continua a temer que com o pc ainda fique pior do que já está... que seja vista como os "ricos" de quem se deve tirar para dar aos pobres.
  • Victor Nogueira Miguel Candeias Não é a solução dizer que o PCP é o Partidos dos Trabalhadores e dos pequenos empresários - capitalistas pk viivemos numa sociedade capitalista - . 

    A Solução é o PCP sem disfarces dizer que defende os trabalhadores e o socialismo e 
    é contra o capitalismo. Instaurada a sociedade socialista, logo se verá quem se aliam os pequenos e médios empresários.

    A solução é divulgar as medidas que nesta sociedade capitalista - que o PCP e os comunistas não defendem - é dizer quais são as medidas que o PCP apresenta para defender os pequenos e médios empresários. Com a clareza de que o pcp em última instância defende os trabalhadores e o socialismo. Sem ambiguidades como as que caracterizam o partido socialista, o partido popular democrático/partido social democrata oiu o centro democrático e social/partido popular,que logo no nome começam a mentira a favor dos grandes grupos económicos e a banca !
  • Carlos Rodrigues Em 1974, pouco depois do 25 de Abril, durante uma sessão de esclarecimento, assisti à quase patética aflição, justificada apenas pelo desinformação até aí vigente, porque pensava que lhe iriam nacionalizar a sua pequena Oficina de 9 trabalhadores, onde nunca explorara ninguém. Espanta-me que ainda hoje a propaganda salazista e marcelista tenha eco em muita gente, partidária ou não e o medo dos que sempre lutaram contra isso mesmo continue a existir. Talvez não seja só uma questão de semântica, mas a verdade é que não é altura de desunir, mas eu também não vejo como é que um sapo pode casar com uma andorinha. Desculpem-me o humor, mas acredito mais nisso do que fazer as pessoas engolirem à força o que ainda não entenderam, que o inimigo comum é agora mais visível do que nunca.
  • Victor Nogueira Maria Leal Não há classes intermédias ou médias. Há camadass intermédias com interesses e consciências sociais diversificadas que se identificam ou não com as lutas dos trabalhadores ou com o socialismo.

    Quando as camadas intermédias se manifestam e s
    e manifestam contra os partidos - leia-se - contra o pcp, contra os comunistas na realidade, tenham ou não consciência disso .

    As camadas intermédias são constituídas por exemplo pelos trabalhadores do Estado, incluindo professores, juízes, médicos e enfermeiros, pelos estudantes, por mitos dos desempregados, 

    Ora entre os manifestantes há muitos contra os trabalhadores do Estado - em última instância e na realdade, contra a Escola Pública, contra o Seviço Nacional de Saúde, contra a Segurança Social única, universal e solidária, contra os quue fazeem a recolha do lixo, contra os que asseguram a manutenção da rede viária não privatizadas:

    Em última instância e na realidade estão a fazer o jogo dos grandes grupos económicos e da banca a quem interessa o regabofe das privatizações e de tudo o que à vara larga permita que engordem e tenham sempre lucros crescentes, sempre assegurados, seja ou não e por exemplo com as lucrativas - para eles - e ruinosas - para n ós - parcerras público-privadas.
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    "Entre os manifestantes" refere-se aos destas últimas manifestações nascidas no FB ?
  • Maria Lisete Almeida Grata pela inclusão Victor Nogueira! Abraço!
  • Victor Nogueira Quantos dos de 15 09 e anteriores participam mas manifestações do 25 de abril, da cgtp, do pcp? Qtos são contra os partidos e divulgam os movimentos anti-partidários ?Basta ver o que se diz nalgumas páginas aqui no FB. Naturalmente não hes faço publicidade

    Espero que muitos dos manifestantes de 15 09 participem em 29 09

    https://www.facebook.com/notes/victor-nogueira/bem-vindo-%C3%A0-luta-/10151063648524436



      * Victor Nogueira   Para António e Maria - Daqui a pouco, amanhã, mais logo, em 29 de Setembro e nos muitos dias de avanço e recuo, será bom que estejam todos os de 12 de Março e de não sei quantos de outubro e os de 15 de setembro ! E que ...
  • Carlos Rodrigues Isso é Estatística, acho bem que a façam, mas o mais importante daí é que se movimentaram pessoas que nunca tinham participado em manifestações, nem seguiam Bíblia política alguma. É um sinal positivo. Sentiram a injustiça na pele e avançaram sem antolhos. Quer queiram quer não ganharam consciência política. O sinal negativo é que, como bem dizes, muitos acusam os políticos globalmente ou a Política, não atendendo à História dos que estiveram sempre do seu lado e à dos que apenas deram parecenças disso.Por outro lado existe também alguma ilusão de que se votarem em branco estão a demonstrar a sua revolta da melhor maneira ( se chegarem a 50 % cai tudo ). Não é fácil desmistificar tudo isso, tens razão, mas lá chegaremos. Abraço.
  • Miguel Candeias · 7 amigos em comum
    Victor, eu não disse que temos de caracterizar o partido como o defensor disto ou daquilo, disse exactamente o contrário, que o partido é muito mais do que aquilo que muito povo pensa e urge mudar discurso ou pelo menos pensar, porque é que tanto eleitorado ainda nos foge. Após anos e anos de roubos, de maus investimentos, as pessoas ainda assim não nos veem como alternativa a governar. Há que tirar ilações disto e pensar que nos temos de adequar, continuar coerentes, mas passar a informação que o Pcp não defende uma união soviética em Portugal, que não vamos meter do avesso a economia ou alterar posições, que não vamos meter todo mundo a ganhar igual, mas que acima de tudo, lutamos para resolver o mal que estes ultimos governos têm feito. Se continuarmos na mesma bitola....as pessoas devido ao estigma, devido ao que ganharam outrora, ou mesmo devido a ganância, nunca irão votar em nós e procurarão todos os outros trambiques antes de se virarem para o Pcp. Se assim continuarmos, eles continuarão a fazerem o que querem e ainda corremos o risco da extrema-direita ganhar força. 1930 Alemão em Portugal.
  • Victor Nogueira Não é nas redes sociais que se organizam e manifestam e consciencializam as pessoas. É no local de trabalho, na rua, no dia a diia, olhois nos olhas, cara a cara !

    Mas a consciência da realidade - falsa - é feita através tb da manipulação feita pelas
     TVs a jonias como públicos/expressos/correios da manhã e notícias, inclindo as revistas cor de rosa.

    Ou por comentadores encartados e bem pagos nas TVs - marcelos, medinas, sousa tavares e muitos muitos mais. "Isentos". "Independentes" Principescamente pagos !

    Que escondem ou deturpam as lutas quotidianas das populações, dos trabalhadores, do pcp, dos sindicatos, de cgtp

    Mas dão muitas vezes relevo a manifestações espontâneas.

    E quem ler os comentários on-line nos jornais diários e semanários ou nalgumas páginas "espontaneístas" aqui no FB que conclui, Miguel Candeias, a que conclusão chega ?

    Quem lê o Avante ? Quantods falam do pcp ou contra os comunistas sem nunca terem lido o avante ou visitado com regularidade o site do PCP. Ou da CGTP?

    Quem manipula, quem mente, quem "engoda", são o ps-psd-cds. Todos unidos e apoiados pela maioria do elitorado. Pk e apesar de servirem os interesses dos grandes grupos económicos nacionais e transnacionais, que manipulam a consciência da maioria do eleitorado. Para quebrar a força das populações e dos trabalhadores, quando ponham em causa os interesses de quem detém os poderes económico e manpula o poder político !

    Alguns dirão : lá está a cassete? E não é cassete o discurso deles ? Se todos os dias te batem e pisam, que outra coisa poderás dizer se não que te estão a pisar e a magoar ou que tirem o pé deles de cima dos nossos ou que não admites que to façam, quer o pé deles seja uma pantufa ou uma bota cardada ?

    Eles pisam e depois dizem que não muda a cassete de denunciarmos que estão a pisar-nos ! Usem ou nã pantufas ou botas cardadas.
  • Jose Ferreira Para os que afirmam que todos os partidos são iguais, aqui vai um ponto de vista de um senhor que acaba até dizendo que não se deve votar no PCPhttp://economico.sapo.pt/noticias/razoes-radicais_122218.html

    economico.sapo.pt
    Durão Barroso disse que o ‘downgrade’ da dívida portuguesa pela Moody’s era “difícil de compreender”. Passos Coelho afirmou que se tinha tratado de “um murro no estômago”. | Notícias sobre economia actualizadas ao minuto, informação de mercados, empresas e política, vídeos diários, opiniões de anali...
  • Jose Ferreira Caros Miguel Candeias e Victor Nogueira

    Entrar no vosso debate, que já vai longo, é difícil. Mas gostava de criticar (ao modo de Marx) algumas frases do Miguel para começar.

    " levar à letra as palavras do Marx e do Lenine sou um autómato e esqueço a 
    minha herança genética"

    Bom. Como dizia Álvaro Cunhal, só existem duas razões para prestar culto a um intelectual vivo ou morto. Ou 1) duvidamos tanto da nossa capacidade que precisamos das ideias de outro e, nesse caso somos inúteis à luta. Ou 2) estamos a usar a imagem desse intelectual para impor, de forma camuflada, aos outro. Nesse caso, somos nefastos aos outros.

    De qualquer modo, precisamos de ler criticamente Marx, isto é, atualizando-o. Deixei-me partir de uma fórmulazinha marxista simplificada:
    As vendas de qualquer empresa servem para cobrir custos e, depois disso, são repartidas entre salário e lucros. Mas como os custos são as vendas de fornecedores, considerando a economia nacional as vendas são apenas divididas entre salários (incluindo salários de fornecedores) e lucros (incluindo lucros de fornecedores). Portanto,

    Vendas = Massa de lucros + salários

    Por outro lado, a concorrência pressiona os donos de empresas a investir cada vez mais. E para manter a sua taxa de lucro, são obrigados a tirar massas de lucros cada vez maior. Isto é matemática.

    tx de lucro = massa de lucro / capital investido.

    Se a taxa de lucro tem de se manter em torno de 3% para um investidor investir, e se a concorrência obriga o capital investido a aumentar, a massa de lucro tem de aumentar.

    A massa de lucro pode aumentar de duas formas: 
    a) aumentam as vendas, 
    b) baixam os salários. 

    Resumindo muita história, podemos dizer que as vendas aumentam quando alguém se pode envidar. Quando o país (empresas, Estado e consumidores) não podem endividar-se mais, para aumentar a massa de lucro, os salários têm de baixar. Ou baixam ou as empresas vão à falência.

    O que Marx diz é.
    . PRECISAMOS DE MUDAR O SISTEMA
    . SOMENTE SE MUDA O SISTEMA SUPRIMINDO O LUCRO COMO MOTOR DA ECONOMIA
    . E SÓ OS TRABALHADORES TÊM INTERESSE EM MUDAR O SISTEMA, PORQUE SÃO OS PRINCIPAIS PERDEDORES.

    Isso vamos todos ganhar o mesmo, em nenhum lugar, Marx ou Lenin escreveram.

    O Miguel afirma "Há patrões e há patrões". Infelizmente, queiram ou não, todos os patrões medem o interesse que têm na sua empresa pelo lucro que dela retiram; e todos os patrões estão sujeitos a concorrência
  • Francisco Marques Serrão · 2 amigos em comum
    ainda não sairam desse impasse? assumam-se como alguma coisa, caramba.
  • Jose Ferreira Outra frase: "Após anos e anos de roubos, de maus investimentos, as pessoas ainda assim não nos veem como alternativa a governar."

    Há dois erros nesta frase. A primeira é que atribui a crise ao roubo. Carlos Carvalhas publicou um texto no Militante (e
    stá aqui:http://www.odiario.info/?p=2265

    )

    Houve roubo sim! Mas isso é apenas uma pequena parte do problema. O problema deve-se ao sub-consumo dos trabalhadores. Isto é, (voltando à minha matemática anterior:) o abaixamento dos salários para manter a taxa de lucro, que acontece desde 1980, levou um abaixamento das vendas. Ou melhor, não levou porque adiaram o problema com os cartões de crédito. Os cartões de crédito, o crédito à habitação e, de outra forma, as PPPs adiaram a crise em 30 anos. Mas não foram a sua causa.

    "não nos vêem como alternativa para governar"

    Isto supõe que o PCP deve ser governo de qualquer forma. É claro que não. Sem dar passos chave para suprimir aquela lei económica só é possível governar à direita.

    E embora o PCP tenha perdido a coragem de o dizer só existe uma forma de dar passos significativos para a supressão daquela lei. Suprimir a concorrência em setores chave da produção e substituí-la pela economia planificada.

    Somente nacionalizando, pelo menos a Banca, e, a ver-se, as telecomunicações, a energia e a gestão das estradas (as PPPs) se pode sair da crise.

  • Jose Ferreira Querem saber porque as pessoas não votam no PCP?

    Porque acreditam que foi um roubo que nos levou à crise e por isso querem retirar o Estado da economia.
    Enquanto que o PCP defende mais Estado na economia para anular os efeitos daquela lei descoberta por Marx.
  • Antony Magalhaes · Amigo/a de Isabel Magalhães
    uma das coisas que fiz na vida foi ter "feito política" durante muitos anos !!! saí porque "vendia mentiras"... o P C P tinha a reforma agrária, mas só isso, nunca daria para governar portugal..... a bom entendedor.
  • Arlindo Camarro · 68 amigos em comum
    agora é que isto está bom, na agricultura e no resto
  • Maria Leal · Amigo/a de Eugénio Rosa e 2 outras pessoas
    Ó Sr Antony... A"verdade" destas políticas de direita está á vista...
  • Adriano Soares · 4 amigos em comum
    Ainda se perde tempo a discutir comunismo ? Pelos vistos alguns poucos (que ainda são demais) em Portugal, Cuba e Venezuela pararam no tempo. Querem algo mais capitalista que o regime comunista chinês ou os tovarishes do Kremlin? Deixem-se disso, digam aos vossos filhos para aprenderem Mandarim. Por enquanto a Merckel manda na Europa, qualquer dia (não muito distante) os chineses compram a anafada Nazi e vamos todos ficar com os olhos em bico . Aliás caminhamos para lá = Semana de 7 dias de trabalho 12 ou mais horas de trabalho diário, férias adiadas lá para Onzembro ou Dozembro. Rreforma perante a apresentação da certidão de óbito.
  • Ana Sara Cruz O camarada Víctor Nogueira que me desculpe mas vou retirar isto do meu mural pois não suporto tantos comentários estúpidos, ignorantes e reaccionários.
  • Victor Nogueira Ana Sara Cruz. e Nuno Marques Não me parece que sejam assim tantos. E ao lê-los melhoramos a qualidade da nossa intervenção. A tarefa, por vezes esgotante e difícil, é esclarecer, esclarecer, esclarecer ! Mas farás o que melhor entenderes , Mal seriaque fossem os que me criticam de boa ou má fé a condicionar o que partilho ou publico. Especialmente o que partilho nas páginas e nos murais dos meus camaradas ! Mas, repito, tu farás o que entenderes. E nem me apetece perguntar-te o que a censura dos não comunistas permite que partilhe com uma camarada., contigo, no teu mural !
  • Victor Nogueira Em tempo, Ana Sara Cruz e Nuno Marques Tem esta foto 79 "likes e duas partilhas. 62 "likes" são de pessoas que não estão na minha lista de amigos. E 3 comentaristas negativos, 12 positivos e um camarada "confuso". Como queres ganhar adeptos para a política e para o PCP? Falando apenas para quem não tem dúvidas ?
  • Arlindo Camarro · 68 amigos em comum
    Victor e Ana, o PCP não quer ganhar adeptos. O PCP quer ganhar consciências.... e essas levam vidas a ganhar. E antes demais é um ganho individual. É uma grande partido e é uma ideologia justa.
  • Victor Nogueira Arlindo Camarro Essa foi fora de jogo. Não me "apete" dizer porquê.OLHA, encontras a resposta aqui !Se quiseres ler.

    http://mundophonographo.blogspot.pt/2012/09/quem-e-quem-na-politica.html


    mundophonographo.blogspot.com
    Aprender, Aprender Sempre ! (Lenine) ..... Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Alegria e Fantasia (Victor Nogueira) ..... Nada do que é humano me é estranho (Terêncio)
  • Joana Espanca Bacelar Victor, obrigada por me teres identificado neste conjunto de fotos pois esta em especial já mereceu a minha atenção em tudo o que foi comentado.Tirando uns comentários de gente ignorante os restantes tiveram cabimento.Parece-me reconhecer alguns camaradas como o José Roque (pai da Vitalina e da Otília Roque) o 4º da direita e o João Machado, o primeiro da direita, mas não tenho a certeza.

Sem comentários: