Aprender, Aprender Sempre ! (Lenine) ..... Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Alegria e Fantasia (Victor Nogueira) ..... Nada do que é humano me é estranho (Terêncio)
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Enfim ... Haja paciência
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Perguntas simples sem resposta ?
Conhecem o nada e o vazio? Conhecem pessoas reais, com virtudes e defeitos, nem sempre atentas? Eu sou uma delas, que talvez tenha desiludido alguém de vós !
VM
domingo, 31 de agosto de 2008
domingo, 24 de agosto de 2008
Campanhas de Alfabetização
.
Não percebi o teu novo blog.
.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
O Princípio do Vazio
As fotos são mui belas. Mas ...., de acordo com o texto, devíamos ter destruído todo o passado que nelas está representado? Adorei as fotos mas o passado é memória de erros que devemos evitar no futuro e testemunho de alegrias que tivemos. De qualquer modo, mesmo no desacordo que entre nós surge muitas vezes, gracias pelas belíssimas fotos do pps, que [por mail] compartilho com algumas das pessoas que estimo ou amo, apesar da sua ausência.
Victor Manuel
De: susana silva [mailto: ]
Enviada: segunda-feira, 18 de Agosto de 2008 11:20
Para: Victor Nogueira
Assunto: Fwd: FW: O princípio do vazio
.
.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
A verdade e a Fronteira
El estado se cambió a Compañeros de historia, tomando en cuenta lo implacable que debe ser la verdad, quisiera preguntar me urge tanto, ¿qué debiera decir, qué fronteras debo respetar?
Que é a verdade? Há tantas verdades quantas pessoas, tantas verdades quantas as barricadas. A minha verdade é a da nossa barricada e um dia venceremos. A vitória é a nossa fronteira. Qual é a tua fronteira? E a tua barricada?
.
Victor Nogueira
.
domingo, 17 de agosto de 2008
Em conversa com os meus botões (11) - Da Literatura
* Victor Nogueira
.
.
Shakespeare é um grande poeta e dramaturgo, embora quanto aos sonetos eu prefira uma edição bilingue da Sá da Costa, salvo erro, do que a do Vasco Graça Moura, que no entanto também aprecio, apesar das suas diatribes políticas de mais laranjista que a laranja :-)
.
Quanto a ti, gosto do teu poema. Daquele e não só. Da tua prosa, só tenho aquela, de quarentena enquanto não mudares de «posição».
.
Eu poetizo de muitas maneiras: tenho sonetos com sabor a Camões e Sá de Miranda ou Bocage, outros poemas que que tiveram como ponto de partida o Daniel Filipe ou Eugénio de Andrade, passando pelas quadras populares. A minha prosa é reconhecível, mesmo em textos que deixam de ser meus para passarem a ser do «colectivo».
.
Quanto à poesia, com tanta heterogeneidade, não sei se sucederá o mesmo.
.
sMas poetiso por «necessidade», especialmente quando estou em baixo, ma agora já consigo escrever jogando e brincando com as palavras, como se estivesse alegre.
.
Mas ... a felicidade é sempre tão breve que pouco tempo me resta para vivê-la ou saboreá-la, quanto mais para escrever longamente sobre ela.
.
Bjo para ti e considera que tens valor.
.
Tenho uma curiosidade: conhecer as tuas pinturas que inspiraram os teus poemas e outras se continuaste por essa via.
.
.
.
terça-feira, 12 de agosto de 2008
A Cana de Pesca
Querida Amiga
.
Tenho sentido a tua ausência. Gosto muito de ti, embora tenhas talvez idade próxima da minha filha que um dia destes fez 32 anos. Nem sequer teve tempo ou a lembrança de jantar ou lanchar com os cotas como o pai e a avó materna, que conhecem qd precisam de ajuda, sobretudo monetária. Os filhos, por duro que seja, são uma ilusão nesta sociedade desumana e feroz. Hoje tenho 62 anos e dizem que sou jovem. Mas estou mais preso do que quando eles eram novos e eu casado. Hoje, quem me condiciona a vida e os passos, é a minha mãe, que tem 88 anos e há 7 vive comigo.
Bjo grande, moça
Victor Manuel
.
.
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Agosto - Mais Brilhante que Mil-Sóis
Nunca foi julgado nem a cadeia de comando até Harry Truman, como criminosos de guerra e genocidas, num qualquer Tribunal de Nuremberga.
quinta-feira, 7 de agosto de 2008
Bom Repouso e ...
Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008
Bom Fim de Semana
de acordo com o seu querer e/ou «curiosidade».
Série Adão e Eva
.
.
.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
sábado, 26 de julho de 2008
Um Povo Castrado na sua maioria?
Ronaldo, ex-menino pobre do Funchal? Vai acabar na valeta, na sopa dos pobres e a dormir em caixas de cartão?!
.
.
Publicada por Victor Nogueira em Sexta-feira, Julho 18, 2008 .
NOTA - 12 mil euros numa noitada em bebidas? Escândalo? «Escândolo» para tablóides e jornais de referência são as remunerações e reformas «milionárias» de juízes, professores e trabalhadores da Administração Pública que asseguram funções sociais do Estado que se pretendiam universais e veramente democráticas, como o Serviço Nacional de Saúde, o Sistema Universal e Solidário de Segurança Social, a Escola Pública Democratizante ou um sistema de Justiça célere e a favor dos trabalhadores e legislação consequente.
.
Mas ... séculos de cristianismo, de Cruzadas e perseguições a povos culturalmente superiores como os judeus e os muçulmanos, de Santo Ofício, de fogueiras e delações, de Index e da Real Mesa Censória, de Pina Maniques, de Miguelistas, de Salazaristas/Caetanistas/Tomásios e de PVDE/PIDE/DGS castraram o povo português, moldaram-no no medo de ser autónomo e liberto do pensamento único, de pensar por si próprio e de em si encontrar uma saída conjunta livre de mandantes, mandaretes, capatazes ou vendilhões do Templo.
.
Continua no esseencial a ser um povo na sua maioria machão, marialva, xico-esperto, vivendo do desenrascanso e da falta de brio profissional, patronato incluído, para quem as mulheres são seres não pensantes e de perna aberta, que criam os filhos/namorados e maridos para a submissão/escravidão, não se sabendo no fim quem é o servo e quem o/a esclavagista.
.
Quanto à violência doméstica e ao assédio sexual, não me venham com histórias da carochinha. Deles é mais visível o sofrimento das mulheres. Mas deles também são vítimas os homens: no primeiro caso não o denunciam por «vergonha» e no segundo porque seriam gozados por «falhos de virilidade».
.
Saudações
Victor Nogueira
.
Neste blog, se tiver pachorra, ainda voltarei a essa angélica, impoluta e honorável dama que dá pelo nome de Carolina Salgado, com coluna semanal fixa (gratuita?) no Correio da Manhã.
.
.
Foto de Victor Nogueira - Beringel - Pôr do Sol
quinta-feira, 26 de junho de 2008
RE: Este é o respeito do Islão pelas mulheres...
* Victor Nogueira
.
Amiga
.
Estas imagens uma minha resposta ao anexo ao teu teu mail
.
Sabes qual é o jornal que leio em papel e na internet e mo censuram? O Correio da Manhã.
.
Eu sei descodificar o pk dos critérios e agendas jornalísticas. Mas não gastou um chavo em jornais de referência como o Público, o Expresso e quejandos nem em tablóides como o 24 horas.
.
Mas um dia destes vou fazer uma súmula do respeito que a mulheres têm nesta cristianíssima e humana sociedade. Se pensares um pouco, em Portugal, para a maioria dos homens, o que são as mulheres? Os homens são fisicamente violentos e muitas vezes deixam marcas físicas. Mas a mulheres são muito mais refinadas – deixam nos homens grandes e por vezes incuráveis cicatrizes que o comum da «humanidade» não vê.
.
Não repasso mail’s destes. Que sabem as pessoas da essência do Islão? Era islâmica a Inquisição? Eram islâmicas as guerras religiosas entre católicos e protestantes? Nunca as Igrejas cristãs em nome da Fé ou da ganância exterminaram/escravizaram (genocídio/holocausto) povos inteiros ou civilizações e economias muito mais avançadas: Maias, incas, aztecas, ameríndios, aborígenes da Austrália ou da ilha de Páscoa, os Impérios da China ou do Japão, a Índia, os reinos de Benim ou do Congo?
.
Eram maometanos Salazar, Franco, Leopoldo II da Bélgica, Hitler, Mussolini, Fulgêncio Baptista, Pinochet, Ian Smith, Noriega, Bush, Harry Truman, Clinton, Kennedy, Al Saúd?
.
Foi o Islão que despejou suas bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki? Guantánamo é gerida ou não por uma cristianíssima Adminstração?
.
Foi o Islão que destruiu Dresden, Lídice, Guernica, ou criou os campos de extermínio e trabalhos forçados na Polónia, a cristã, de que beneficiaram Krupps e quejandos`?
.
.
* Mulheres e Lutas
http://kantoscriptoriumindex.blogspot.com/2007/12/srie-mulheres-e-lutas.html
.
.
segunda-feira, 23 de junho de 2008
Sabes quem eu sou? Lê-me, Ouve-me!
Moça
Tu sabes quem eu sou? Há quantos anos nos conhecemos, através da Internet? Pelo menos há 15 anos! Por razões assumidamente conscientes tenho no mínimo 18 endereços electrónicos pessoais, a maioria no gmail, cada um com a sua finalidade específica. Sempre que apanhas um, pimba, lá vai para a tua lista. Eu tenho vários endereços teus mas utilizo apenas um.
Depois duma longa «luta» apagaste todos menos um.
Neste momento estás a enviar-me o mesmo … para cinco endereços.
Para ti sou uma pessoa ou mais um anónimo e compulsivo nome nas tuas listas de e mail e em dezenas de grupos muitos idênticos para que regular e ciclicamente me convidas a aderir?
Lê-me, ouve-me, dá-me uma resposta pessoal.
Mas percebe - com muita pena minha, pois os teus mail são interessantes, serei forçado a bloquear toda a tua correspondência. Já não é a primeira vez que tu escrevo. Num dia breve será a última!
Com todo o carinho, amizade e consideração que tenho por ti – uma pessoa e não mais um compulsivo endereço elecrótrónico.
Victor Manuel aka Kant_O Ximpi Manog
domingo, 22 de junho de 2008
Tudo de bom ... para a Humanidade e para o Planeta
.
dom 22-06-2008 4:32
.
.
Ao Sabor do Olhar
* Seja Bem-Vindo Quem Vier por Bem
http://osabordolhar.blogspot.com/2007/08/seja-bem-vindo-quem-vier-por-bem.html
.
Deixo-vos quatro cenas fabulosas de 2 grandes filmes – Casablanca e Cabaret
.
Hoje há música (17.2) - Duas canções de amor em tempo de guerra - As time goes by
http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2007/12/hoje-h-msica-172-duas-canes-de-amor-em.html
.
Hoje há Música (19) - Life is a Cabaret
http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2007/12/hoje-h-msica-19-life-is-cabaret.html
.
Hoje há música (18.1) - Cabaret e Casablanca - Tomorrow belongs to me
http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2007/12/hoje-h-msica-181-cabaret-e-casablanca.html
.
Hoje há música (18.2.1) - Cabaret e Casablanca - A Marselhesa
http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2007/12/blog-post.html
.
Hoje há música (18.2.2) - Cabaret e Casablanca - encerramento do Bar de Rick
http://galeriaphotomaton.blogspot.com/2007/12/hoje-h-msica-18-cabaret-e-casablanca.html
.
Abraço
.
Victor Manuel
Um aceno e presentes sempre actuais
* Victor Nogueira
.
A Mailing List Todo o Mundo e Ninguém acabou. Quero expressar a minha alegria por terem feito parte dela. Ao fazerem parte dela é porque ao meu olhar são humanidade.
Continua a mailing list Clube *****, em permanente ®construção.
Quem a receber vai saber quanto me alegra a amizade de quem lá está. Se houver alguma falha minha, compreendam que as ausências resultam apenas de humano erro meu, imediatamente corrigido por quem mo comunicar.
Ficam estes presentes
Zorba o Grego: um grande filme, realizado em 1963 por Michael Cacoyannis.
Irene Papas, Lila Kedrova, Anthony Quinn e Alan Bates - quatro grandes actores
As duas cenas que seleccionei – a síntese sempre actual do que de bom e de mau coexiste dentro de cada um de nós.
http://www.youtube.com/watch?v=zN6AhB3sajE
http://www.youtube.com/watch?v=UsrFTjM8DEU&feature=related
As linhas anteriores são o essencial desta carta. O que está depois da minha assinatura vale o que vale, mas vale muito menos que as duas cenas cinematográficas anteriores
Até sempre, enquanto o quiserem
Victor Nogueira
CORAÇÃO ROSA DOS VENTOS
A tua carta é um pássaro pintado
com emoção e alegria!
Cada folha é uma seara dividida em quatro e
na delicadeza do teu olhar
sou um rio
leve rumor
suave brisa que passa e canta!
(Setúbal, 1992) – Victor Nogueira
Dizem que os livros são os nossos melhores e maiores amigos.
Mas os livros não se sentam á nossa beira,
nem tem olhos, nem sorriem
nem nos abraçam,
nem connosco passeiam pela rua, pelo campo.
Nada podemos dar aos livros
senão as letras dos nossos pensamento
um pouco de nós
para que chegue aos outros.
Os livros têm os olhos que nós temos.
E os seus lábios são os nossos lábios.
Porque se os livros tivessem olhos
e lábios e mãos e dedos
seriam talvez pessoas
mas nunca livros.
Évora
1969.Março.19
Victor Nogueira
A matança dos «inocentes», segundo a História do Senhor M. Lima - Victor Nogueira
http://daliedaqui.blogspot.com/2008/01/matana-dos-inocentes-segundo-histria-do.html
.
Mortos com os «safanões» ordenados por Salazar e Caetano (2) - Victor Nogueira
http://kantoximpi.blogspot.com/2007/02/mortos-com-os-safanes-ordenados-por_17.html
NOTA IMPORTANTE
.
Esta não é uma mensagem de SPAM mas sim enviada a alguém que por qualquer motivo conheço na vida real ou na WEB. (…)
Saudações do
Victor Nogueira
.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
Série «A minha guerra» e opinião dum leitor
* Victor Nogueira
.
Sou leitor habitual embora crítico do Correio da Manhã e diariamente recebo a vossa news-letter. Os comentários dos leitores on line são um bom barómetro para «estudar» a opinião popular para um sociólogo como eu.
.
O CM não é um jornal de referência, tem muitas notícias que aqueles não publicam, mas são as que o «povo» gosta de ler. Mas mantém uma certa isenção nas notícias sérias. E tem um corpo de comentadores que me parecem ser do «centrão», mas alguns deles merecem o meu respeito porque respeitam a inteligência dos leitores: Moita Flores, Leonor Pinhão, António Ribeiro Ferreira, Rui Rangel (não confundir com o Emídio), José Medeiros Ferreira, Falcão Machado.
.
E está a prestar o que eu considero um serviço público, que não sei se é ou não um flop comercial, com as Colecções Os Anos de Salazar e a Guerra (Joaquim Furtado). Assim como com os testemunhos dominicais «A Minha Guerra», que vou recortando e arquivando.
.
Mas quando terminar a série publicá-la-ão tb em livros? São uma pergunta e uma sugestão.
.
Victor Nogueira
terça-feira, 17 de junho de 2008
Virar de página ou rasgar de página ?
Pessoal :-)
.
Normalmente dizemos que em certa altura devemos na nossa vida virar de página. Mas um dia destes li na Net algo que me parece mais apropriado: há uma altura da nossa vida em que temos de decidir se viramos uma página ou vamos rasgando as páginas.
.
Tenho cinco listas de E-Mail:
A- A do PCP do PC (como também uso a metáfora esclareço que pode ler-se não aquilo que muitos pensaram talvez mas que com a liberdade que aos escribas é dada aquelas siglas podem significar simplesmente Phootball Club do Porto e Pinto da Costa. Afinal sou adepto do PhCP desde sempre, ainda ele não ganhava campeonatos nem os perdia na secretaria por «conchinhas» impolutas que não são melhores ou piores que o JN (Jornal de Notícias ou Jorge Nuno?) (e « O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < ph =" 7),"> 7)
B- O Clube ***** que inclui alguns dos anteriores, velhas ou novas amizades, antigos/as colegas de estudante/ex-professor/xafaricas onde tenho/tive de ganhar o pilim ao fim do mês e alguns/as comentadores/as com quem me identifiquei, para além de amizades que permaneceram do mIRC e do ICQ (a esmagadora maioria do sexo feminino de quem tenho o telefone e elas o meu). Esclareço que neste milénio raramente entro naqueles progtamas ou no MSN
C- «Todo o Mundo e Ninguém» - inclui os/as anteriores e muitos/as, das quais fui incluindo.
D- «Arquivo Morto» - telefones e endereços que mantenho numa agenda virtual
E- A institucional (organismos públicos, científicos ou culturais, , news-letters, publicidade que me interessa receber)
Mas pk entendo que poderia ser um abuso manter as pessoas nas minhas listas, resolvi inverter a situação: até agota quem não quisesse continuar a receber mail meus só tinha que devolver com a indicação retirar da lista. Só aconteceu uma vez, devido a um mal entendido dum interlocutor.
.
Recebi muitos poucos mail de retorno ao «Vamos separar o trigo do joio?» a dizer-me «manter na lista»
.
Assim este mail é o meu «adeus» a «Todo o Mundo e Ninguém». Se alguém o receber em duplicado, as minhas desculpas.
.
Manterei as listas institucionais (com classificação imediata como SPAM a tudo o que abusivamente recebo no endereço «institucional»), a do PhCP e a do Clube *****
.
Quem eu mantiver nesta última lista receberá hoje ou amanhã um mail de boas vindas do Clube *****
.
Quem o não receber só terá de dizer-me – Mantém-me na lista. É apenas um sinal de respeito meu pela Liberdade de cada um de vós perante o que poderei considerar uma involuntária e abusiva intrusão minha na vossa esfera privada.
.
Um abraço e a sincera amizade ou estima do
Victor Manuel aka Kant_O_XimPi.Manog aka Victor Nogueira.
.
NOTA IMPORTANTE
.
Esta não é uma mensagem de SPAM mas sim enviada a alguém que por qualquer motivo conheço na vida real ou na WEB. Se não quiser receber de volta com a indicação «manter ou incluir na lista, mais mensagens devolva esta com a indicação «Manter na Lista» na barra de assunto.
.
Saudações do
Victor Nogueira