segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Participar na vida política, um direito e um dever · - Victor Nogueira


 .


Participar na vida política, um direito e um dever
·         Victor Nogueira

Já é quase aceite universalmente o direito ao sufrágio universal, isto é, que todos os cidadãos têm o direito de participar na vida política e na direcção dos assuntos políticos do seu país, ou em alguns casos no país de emigração, quer de modo directo, quer indirectamente através de representação partidária.
.
Contudo a história do sufrágio universal, o direito do ser humano de escolher de forma livre seus representantes mediante o voto, é bem recente e ainda incompleta.
.
A Declaração de Independência dos EUA (1776) e a Revolução Francesa de 1789, sob o signo da Liberdade, Igualdade e Fraternidade estabeleceram o regime parlamentar e a separação (teórica) dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicial
.
Contudo vastas camadas da população continuaram afastadas do exercício do poder político e com direitos limitados ou nulos, em consequência de discriminações baseadas no sexo, na religião, na propriedade ou na «raça».
.
Foi através de duras lutas que tais restrições foram sendo sucessivamente eliminadas, destacando-se o papel das sufragistas e do movimento operário, através dos seus partidos e sindicatos.
.
Foi na sequência de ásperas lutas que as massas trabalhadoras conquistaram direitos como os de associação, greve, fixação e limitação da duração da jornada de trabalho, melhoria de salários e assistência, esta através das associações (operárias) de socorros mútuos.
.
Em 1893, a Nova Zelândia tornou-se no primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.
.
Os trabalhadores conseguiram assim criar sociedades de instrução e editarem a sua própria imprensa. A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante à invasão alemã, sangrentamente sufocado. Outras revoluções tiveram um papel importante na ideia que uma verdadeira democracia não se reduz ao ritual periódico de votar, antes deve garantir e possibilitar a existência efectiva de direitos à Saúde, ao Trabalho, ao Lazer, à Educação e à Segurança Social, entre outros. De entre estas destacam-se a Mexicana de 1910 e a Soviética de 1917.
.
Foi através da luta e na rua que os portugueses influíram na redacção da Constituição da República proclamada em 1976 e alvo de sucessivas revisões que tentam descaracterizá-la, mantendo embora o sufrágio universal pela primeira vez reconhecido em Portugal. 
.
Atribuir aos parlamentos o que é devido à acção popular é pensar que basta existir uma Constituição para que haja liberdade e direitos respeitados.
.
A ilusão eleitoral pode conduzir as massas populares e as camadas intermédias ao conformismo, ao alheamento da sua própria força à inércia ou ao abstencionismo.
.
A Constituição da República de 1976 incorporou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 1948 (fd.uc.pt/hrc/enciclopedia/onu/textos_onu/dudh.pdf ) e outras  como o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos (www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/pacto.htm) e o Tratado Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais (www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/bibliotecavirtual/instrumentos/direitos.htm)
.
Outras hiperligações com interesse referem-se à história da evolução do Conceito de Direitos Humanos (pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos), a textos legislativos marcantes (www.dhnet.org.br/direitos/textos/oquee/direitos_ac2.html e
.
.
Publicado no Jornal do STAL 93 2009 Agosto

.
2009.07.05

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Etapas na conquista dos direitos . Victor Nogueira

 .
Declararação dos Direitos do Homem e do Cidadão 1789-1793
.

Victor Nogueira

Internet
Etapas na conquista dos direitos

As revoluções americana e francesa consagraram pela primeira vez o conceito de direitos do homem. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o). 
Este avanço histórico foi um resultado da ascensão da burguesia como classe dominante e das mudanças sócio-económicas que protagonizou. Para se afirmar política e economicamente face à aristocracia, a nova classe precisava de dispor de direitos civis e políticos, até aí reservados às linhagens hereditárias da nobreza. Por outro lado, o novo modo de produção capitalista precisava de mão-de-obra libertada da servidão feudal para desenvolver as indústrias florescentes.
.
«Liberdade, igualdade e fraternidade» traduzem a essência dos ideais burgueses que são plasmados na Declaração francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), fortemente inspirada na Declaração de Independência dos EUA (1776).
.
Já na segunda fase da revolução francesa, sob a acção de Robespierre e a influência do pensamento de Rousseau, a Constituição de 1793 introduz a noção de direitos económicos e sociais, como o direito ao trabalho, à educação, à protecção contra a pobreza, embora não vincule o Estado a assegurá-los aos cidadãos.
.
Nesse mesmo ano, a escritora francesa Olympe de Gourges era condenada por um tribunal à guilhotina por ter ousado escrever o manifesto «Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã» (1791). A igualdade de direitos entre homens e mulheres só viria a ser alcançada muito mais tarde. Em Portugal, por exemplo, foi preciso esperar até ao 25 de Abril de 1974.
.
Com a burguesia nascia também o proletariado que cedo começou a lutar contra a exploração capitalista e contra a miséria a que estava votado. Após os movimentos revolucionários europeus de 1848, a Comuna de Paris (1871) constitui o primeiro governo operário da história. Na sua breve existência de 40 dias foram proclamados e concretizados amplos direitos sociais, políticos e económicos.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Comuna_de_Paris). 
Mas é a Revolução Russa (1917), cujo 90.º aniversário se comemora este ano, que consegue rasgar os horizontes de uma sociedade socialista, sem exploradores nem explorados, concretizando os a Declaração dos Direitos do Povo, dos Trabalhadores e dos Explorados (Constituição de 1918) e afirmando-se com a grande referência do século XX na luta pelo progresso da Humanidade (http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/his1918.htm).
.
As aspirações do proletariado encontram eco parcial em vários documentos internacionais de que se destaca a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU, em 10 de Dezembro de 1948. 
A Constituição Portuguesa, promulgada em 25 de Abril de 1976, continua a ser uma das mais avançadas do mundo capitalista, mantendo-se como o garante de muitos direitos e definindo um programa nacional de desenvolvimento e de democracia plena nas suas vertentes política, social, económica e cultural (http://turan.uc3m.es/uc3m/inst/MGP/conspor.htm).
.
Sobre os direitos e a sua evolução indicamos ainda os seguintes sites na Internet:
.
.
Jornal do STAL n.º 87 Outubro 2007

.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Uma classe política sem memória nem vergonha na cara!



Agora desataram a falar das nossas pescas e da qualidade do nosso pescado. Mas nós ainda pescamos???       ...
.
há 4 horas · Amigos de amigos · GostoNão gosto · · Ver opiniões (3)Ocultar opiniões (3) · Partilhar
*
Lia Branco e Odete Maria Botelho Botelho gostam disto.
*
o
Victor Nogueira
Sim, ainda há quem pesque em águas turvas: as piranhas, as pescadinhas de rabo na boca, os chocos, os polvos, os tubarões ... Todos estes lançam o anzol e a rede a a maioria do pessoal engole tudo ficando de mãos vazias e bolsos cheios de ar e vento ! Para isso lhes servem o nascimento de montarias que ocultam faces e livram os portos !
.
" Face Oculta: Presidente do Supremo ordena destruição "imediata" das escutas que envolvem Sócrates."
.
São pescarias à vara larga e de alto coturno !
.

Ambulância em serviço de urgência mandada retirar para carro de ministro passar

Teresa Almeida
O que merece este senhor Alberto Martins?

"Uma ambulância do INEM em serviço de urgência a uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte foi obrigada a abandonar a rua onde se encontrava para deixar passar o carro do ministro da Justiça, revelou ontem a TVI. A viatura ia buscar Alberto Martins a casa.

publico.pt
O caso, confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que relataram o episódio à TVI. Os homens do instituto de emergência assistiam uma idosa com suspeitas de estar a sofrer um enfarte no interior sua casa, na Rua da Quintinha, enquanto a ambul
GostoNão gosto · · Partilhar · 

*
o
Victor Nogueira Eles têm o Duarte Pio na barriga. Irrita-me em Lisboa ter o trânsito de ser desviado para a berma com os carros de suas Excelências precedidos de carros de segurança e de motas da GNR em contra-mão a abrirem caminho, ELES escondidos por detrás de vidros fumados e seguidos de mais carros de segurança e motos da GNR
há 55 minutos
.
.
SE A JUSTIÇA FALASSE... Um espaço para todos debaterem a justiça portuguesa
.
.

PSD vai chamar PGR com urgência para explicar declarações sobre escutas ilegais - TSF

Filipe Santos

www.tsf.pt
O PSD anunciou hoje que quer ouvir no Parlamento e à porta fechada o Procurador-Geral da República, na sequência das declarações que fez sobre escutas ilegais, admitindo chamar também os chefes dos serviços de informações.
.
(...)
.

Victor Nogueira
Pinto Monteiro, tal como Noronha do Nascimento, não são nódoas negras mas sim lavandarias a TIDE, que lava mais branco ! E também oficinas de bate chapas de escavacados e pinturas a branco virginal !
há 46 minutos
.
SE A JUSTIÇA FALASSE... Um espaço para todos debaterem a justiça portuguesa
.

A parva da Geração Parva, por Isabel Stilwell e o que mais se comentará !

.
.
EDITORIAL
A parva da Geração Parva
17 | 02 | 2011 21.12H
Isabel Stilwell | editorial@destak.pt  [1]
.
(...)
.
#
Victor Nogueira
LOL. Claro que o problema do desemprego não se limita aos jovens licenciados. Claro que dar volta por cima só é possível com o fim desse sistema predador e autofágico que é o capitalismo, que num passe de mágica transforma o século XXI em ...XIX. Claro que o jornal light e descartável que é o DESTAK nunca traria a receita ! E no tempo do fascismo a Isabel Stilwell nunca faria a guerra colonial [e não guerra do Ultramar], salvo eventualmente como enfermeira, pois as mulheres eram cidadãs de 2ª sujeitas ao pátrio ou marital poder ! Claro que a geração da guerra colonial tinha poemas e músicas mais interventivas. Claro que os recibos verdes e o trabalho precário não são fortuitos como o não são o desmantelamento do Estado Social. Mas com mil diabos, a Idabel St. tem de defender o seu prato de lentilhas e as migalhas que o DESTAK e similares lhe dão !
há 3 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaAna Albuquerque gosta disto.
#
(...)
#
Victor Nogueira Esqueci-me de acrescentar que foi no tempo de Cavaco, a Virgem, que proliferaram privadas bancas e universidades da treta e do lápis e papel, fábricas de enchouriçar lucros e diplomas a granel, todas envoltas em fumos de corrupção e criminalidade. [Para sacar lucros às famílias devido aos "estrangulamentos" no acesso às universidades públicas, enquanto as "privadas", de lápis e papel e licenciaturas ao domingo, apostavam na "diversificação" e facilitismo, sem investigação, sem vultosos investimentos e sem correspondência com as necessidades do País ! Era o saque completo com a bênção de Cavaco, Portas, Guterres e Companhia ! ]
há 2 horas · GostoNão gosto · 2 pessoas
.
*****
.
[1]
.
EDITORIAL
A parva da Geração Parva
17 | 02 | 2011 21.12H
Isabel Stilwell | editorial@destak.pt
.

Parva que eu sou - Deolinda


.
Acho parvo o refrão da música dos Deolinda que diz «Eu fico a pensar, que mundo tão parvo, onde para ser escravo é preciso estudar». Porque se estudaram e são escravos, são parvos de facto. Parvos porque gastaram o dinheiro dos pais e o dos nossos impostos a estudar para não aprender nada.
.
Já que aprender, e aprender a um nível de ensino superior para mais, significa estar apto a reconhecer e a aproveitar os desafios e a ser capaz de dar a volta à vida.
.
Felizmente, os números indicam que a maioria dos licenciados não tem vontade nenhuma de andar por aí a cantarolar esta música, pela simples razão de que ganham duas vezes mais do que a média, e 80% mais do que quem tem o ensino secundário ou um curso profissional.
.
É claro que os jovens tiveram azar no momento em que chegaram à idade do primeiro emprego. Mas o que cantariam os pais que foram para a guerra do Ultramar na idade deles? A verdade é que a crise afecta-nos a todos e não foi inventada «para os tramar», como egocentricamente podem julgar, por isso deixem lá o papel de vítimas, que não leva a lado nenhum.
.
Só falta imaginarem que os recibos verdes e os contratos a termo foram criados especificamente para os escravizar, e não resultam do caos económico com que as empresas se debatem e de leis de trabalho que se viraram contra os trabalhadores.
.
Empolgados com o novo ‘hino’, agora propõem manifestar-se na rua, com o propósito de ‘dizer basta’. Parecem não perceber que só há uma maneira de dizer basta: passando activamente a ser parte da solução. Acreditem que estamos à espera que apliquem o que aprenderam para encontrar a saída. Bem precisamos dela.
.
Uma opinião de quem já nasceu com a certeza de que a vida lhe seria fácil. Fala de barriga cheia e pode dar-se ao "luxo" de enfiar a cabeça na areia para não ter de enfrentar a realidade. Sei do que estou a falar. Gosto da crítica quando ela é construtiva, não é o caso, por conseguinte não vou dizer mais nada, nem ela o merece!
Adicionado há 4 horas
.
.
.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BE expulsa militante e autarca algarvio !

estou pasmo com a forma como o BE considera que deve oferecer lugares a troco de outros. há confiança política para lhe dar a direcção da concelhia mas não para a vereação. Estranho grupelho este...

www.barlavento.pt
A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda decidiu expulsar o militante olhanense e único vereador do Bloco em câmaras algarvias João Pereira, na sequência de um processo interno de inquérito que lhe foi movido há cerca de três meses.
há 11 horas 
 .
(...)
.
Victor Nogueira
O escarcéu que seria se fosse no PCP, com chamadas de 1ª página nos órgãos de "reverência" e telejornais, contra o totalitarismo e falta de democracia e liberdade ! 
há 4 minutos
.
Já em tempos o PS expulsou 50 e tal militantes incluindo o "histórico"Narciso Miranda, que afirma nem sequer ter sido ouvido, o que poderia à vontade ter dado origem a um folhetim, mas os órgãos de reverência ficaram mudos e quedos !

.
.
·

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma anedota de mau gosto !

Isabel Lemos
Francisco Louçã:
- Senhor Primeiro Ministro, isto está de tal maneira que até as raparigas licenciadas têm que se prostituir para sobreviver.

O Primeiro Ministro com o seu sorriso responde:
- Lá está o Senhor Deputado a inverter tudo, ....o que se passa é que o nosso sistema de ensino está tão bom, que até as prostitutas hoje são licenciadas...
.
(...)
.
#
Victor Nogueira Paula Poeira - A prostituição não está no sangue. Uma coisa é a pessoa ser promiscua sexual ou Messalina por gosto sem disso fazer o seu modo de vida, outra é ser forçada à prostituição por razões económicas. Se Sócrates disse o que acima vem, deveria demitir-se ou ser imediatamente demitido pelo Presidente da República de faz de conta que temos, o tal que tem de trabalhar para sustentar a esposa e acumula pensões e tem o azar de não saber escolher os companheiros de Governo, de Partido, de vizinhança e consultores financeiros ! .
há 8 minutos · GostoNão gosto
#
Isabel Lemos ai..ai..ai....o que é qu efui fazer...era só uma anedota!!!
há 7 minutos · GostoNão gosto
#
Victor Nogueira Vejo agora que Isabel Lemos, que era uma anedota e assim é uma anedota de mau gosto, especialmente proveniente duma mulher !
há 7 minutos
*
Isabel Lemos no comments any more....that's enough
há 2 horas · GostoNão gosto
*
Teresa Almeida Isabel, somos muito inteligentes. Nós, as mulheres. É tão óbvio o sentido da anedota que até chateia! LOL
há 2 horas · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Teresa - Se o atestado de estupidez é para mim ... então reconheço que sou deveras falho de inteligência ! Há culminâncias que não consigo atingir ! E embora falho de inteligência, não embarco em marialvismos, venham donde vierem !
há 4 minutos · GostoNão gosto

#
Escreve um comentário...
SE O ENSINO FALASSE... Um espaço para todos debaterem o ensino português
..

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Notícias do Dia-a-Dia comentadas


O senhor ministro da Justiça acaba de descobrir a pólvora! Afinal, o grande problema da Justiça não está nas más leis, nas pendências elevadas.

#
Teresa Almeida e Miguel Angelo gostam disto.
#

*
Teresa Almeida A propósito ... só não concordo com o final do post " Só quebrando-a é que podemos voltar a pensar num regime de pleno emprego, tal como vigorou antes da instituição de um regime dominado pela finança de mercado que tão bem servido uma minoria. " 
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
*
Victor Nogueira Não entendo a que final do post te referes. Teresa. Quanto ao artigo que recomendas, acredito que o progresso científico e tecnológico re-orientados dariam para ver a humanidade livre das pragas que a corroem - fome, doença, guerra, solidão, individualismo, salve-se quem puder não fosse o poder estar nas mãos de um p,unhado de sub-humanos que orquestram "democraticamente" os seus lacaios comprados por um prato de lentilhas e as sobras, em prejuízo das pessoas e da humanidade !
há 57 minutos ·
.
.
"Quando um cabo da GNR, irritado com o facto de não ter conseguido uma troca na escala de serviço, se dirige ao seu superior, dizendo "não dá pra trocar, então prò c...", está a cometer um crime de insubordinação ou apenas a desabafar? Este debate percorreu o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e o Tribunal de Instrução Criminal, chegando, a 28 de Outubro deste ano, ao Tribunal da Relação de Lisboa, que encerrou o caso: o cabo não deve ser julgado, porque a expressão utilizada é um "um sinal de mera virilidade verbal".(...)"

www.dn.pt
Ministério Público quis levar a julgamento cabo da GNR que usou expressão junto de superior, mas Relação de Lisboa ilibou-o.

há 18 horas · GostoNão gosto · ·

*
*
5 pessoas gostam disto.
*
o
Filipe Santos ‎"Cara*** não é mais do que o cesto existente nos navios na época dos descobrimentos. Mandar alguém para o cara*** significava que tinha de ficar na vigia. Cmps." ...
há 19 horas · GostoNão gosto · 4 pessoasA carregar...
o
Patrícia Monteiro Soares Já conhecia o caso, mas vou começar a defender essa da "mera virilidade verbal"... UAU!!!! :) ... será que tb se aplica qd é uma mulher que profere tal expressão??... aplica-se a qualquer cidadão?... ou é necessário ser agente da autoridade???.... loooollll
há 12 horas · GostoNão gosto · 5 pessoasA carregar...
o
Anita Gomes Quantas pessoas o não farão em pensamento, ou seja, dizer aos superiores utilizando essa expressão de "sinal de mera virilidade verbal" ????
há 12 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Patrícia Monteiro Soares Eu confesso que sou muito "viril" quando conduzo!!! ehehehheheheheh
há 12 horas · GostoNão gosto · 2 pessoasA carregar...
o
Fátima Guerreiro Ás vezes é a única, que lhes resta...é que a conta na farmácia...uiuiu é bem mais cara!!!
há 8 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Susana M. Monteiro De vez em quando sai-me cada virilidade pela boca...!
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Bem, em Luanda havia um advogado estrambólico. Convidado para uma recepção no palácio do Governo Geral, não o deixaram entrar porque era indispensável a gravata. Passado um bocado regressou vestido apenas ... com uma gravata. Noutra ocasião defendia um cliente que se tinha considerado ofendido por ter sido apelidado de filho da p ... pelo arguido. O advogado deste fez uma longa explanação argumentando que não era uma expressão ofensiva, mas que revelava um certo carinho pelo queixoso e blá blá blá na mesma senda. Terminada a intervenção do advogado do arguido o juiz deu à palavra ao advogado do queixoso, o qual disse "Senhor juiz, face à brilhante intervenção do filho da p ... do meu colega nada mais tenho a acrescentar" Não sei como terminou o julgamento !
há 9 minutos
.
.
Victor Nogueira
Pois .... mas que famílias? As dos Belmiros, Jerónimos Martins, Berardos, Pereira Coutinhos e companha mais os seus boys e girls no PS(D) e sucateiros à vara larga ou dos desempregados e dos que vivem no limiar da pobreza ou abaixo dela e os outros que para lá caminham a passos largos ?

www.cmjornal.xl.pt
Os depósitos dos particulares aumentaram 377 milhões de euros de Novembro para Dezembro, fixando-se no final de 2010 em 118.989 milhões de euros, indica esta segunda-feira o Banco de Portugal.
á cerca de uma hora · GostoNão gosto · · Cancelar subscriçãoSubscrever · Partilhar

*
*
Teresa Almeida gosta disto.
*
o
Teresa Almeida A propósito ... só não concordo com o final do post " Só quebrando-a é que podemos voltar a pensar num regime de pleno emprego, tal como vigorou antes da instituição de um regime dominado pela finança de mercado que tão bem servido uma minoria. " http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2011/02/estrutura-do-desemprego.html
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Não entendo a que final do post te referes. Teresa. Quanto ao artigo que recomendas, acredito que o progresso científico e tecnológico re-orientados dariam para ver a humanidade livre das pragas que a corroem - fome, doença, guerra, solidão, individualismo, salve-se quem puder não fosse o poder estar nas mãos de um p,unhado de sub-humanos que orquestram "democraticamente" os seus lacaios comprados por um prato de lentilhas e as sobras, em prejuízo das pessoas e da humanidade !
há 35 minutos · Gosto
.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sucedem-se os casos de idosos encontrados mortos em casa. A solidão também pode matar

Victor Nogueira
Sucedem-se os casos de idosos encontrados mortos em casa. A solidão também pode matar

www.cmjornal.xl.pt
O Correio da Manhã é o seu jornal diário na Internet. Todas as notícias nacionais e internacionais com rigor e actualidade. Notícias de última hora, exclusivos e acompanhamento do que se passa em diversas áreas tais como Actualidade, Portugal, Economia, Politica, Europa, Mundo, Desporto, Cultura, TV
há 2 horas · GostoNão gosto · 

*
*
Teresa Almeida e 2 outras pessoas gostam disto.
*
o
Joao Branco e onde andam os inumeros assintentes sociais.... cada vez existem mais mas cada vez se vê menos trabalho
há 2 horas · GostoNão gosto
o
Joao Gabriel A solidão pode matar...mas também em qualquer idade.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Fausto Guilherme Curioso, ainda hoje falei com um velhote que tinha feito uma operação a uma válvula do coração. Tinha uma roçadoura para limpar silvas nas mãos e estava sózinho num lugar isolado. Quando perguntado se não tinha receio de andar ali longe de toda a assistência respondeu calmamente: "Onde e quando tiver que ser, é. Não vale a pena preocupar-mo-nos com essas coisas." É inútil fazer um dramalhão acerca de um assunto que na sua maioria é uma escolha voluntária.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Joao Gabriel Uma resposta de quem está preparado para uma "vida no além"; mas qualquer um de nós ao passar uma passadeira pode ser atingido mortalmente.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Fausto Guilherme Sem menosprezar o eventual sofrimento por falta de assistência, que esse sim é de lamentar, o resto é um problema de salubridade pública visto que ao defunto é perfeitamente indiferente o destino dos despojos. Até acho doentia a exploração ad nausea do assunto pelos media.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Joao Gabriel De acordo; também infelizmente o sistema de saúde está imprenado de "galhos".
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira
Fausto - Claro que os meios de comunicação semi-tablóides "exploram" as situações ou acontecimento e depois partem para outra. Foi assim com o caso Maddie,com a Joana e outras crianças, com a Face Oculta, com os partos nas ambulâncias apó...s encerramento das maternidades e muitos outros. Chegou agora a vez dos idosos mas o que é relevante é a solidão dos idosos e seu abandono, o egoísmo da sociedade, parentes incluídos, que os abandonam ou "armazenam" em lares, muitos mais que duvidosos, da insensibilidade deste governo súcialista e do súcial democrata, mais a sua completa ausência de solidariedade e de humanidade, que persistem e se agravam porque a maioria dos eleitores ou vão ficando em casa ou votam n o altere PS(D). E não entendo essa de a questão dos idosos que morrem sózinhos seja um caso de "salubridade pública". Como é impressionante afirmar que "É inútil fazer um dramalhão acerca de um assunto que na sua maioria é uma escolha voluntária." Escolha voluntária ? Em que mundo de faz de conta vive quem escreve desta maneira?
há 12 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
o
Fausto Guilherme No mundo real em que vejo os velhos recusarem que se metam na vida deles. Casos haverá em que isso não é voluntário, mas em vários do meu conhecimento DIRECTO essa solidão é uma escolha voluntária. Agora se insiste em ajudar velhinhas a atravessar a rua contra a sua vontade só porque ainda não fez a sua boa acção diária é lá consigo (e com as velhinhas!). :))
há 3 minutos · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Isso é desconversa, Fausto! Ambos emitimos a nossa opinião e por mim o assunto está encerrado no que ao Fausto se refere !
há 27 segundos · Gosto
.
SE A JUSTIÇA FALASSE... Um espaço para todos debaterem a justiça portuguesa
.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ainda a censura, a democracia e a liberdade !


(...)
.
•Cidadã A Não seria novidade visto que dos americanos já só se espera cobardia e canalhada!
quinta-feira às 23:06 • GostoNão gosto • 1 pessoaA carregar...
Victor Nogueira
Cidadã A: esse é comentário no mínimo incorrecto e preconceituoso. Se dos EUA falas, poderia contrapor Martin Luther King, Abraham Lincoln, Benjamin Franklin, Edison, F.D. Roosevelt, os membros do Partido Comunista dos EUA, as vítimas da caça... às bruxas por (McCarthy), Orson Welles, Woody Allen, Mark Twain,Cassius Clay John Steinbeck, Hemingway, Arthur Miller, Caldwell, Chomsky e muitos outros "liberais", incluindo os defensores dos direitos cívicos, para além de milhões de cidadãos anónimos, incluindo os ameríndios !! "Aprender, aprender sempre", é uma máxima de Lenine !
há 8 horas • GostoNão gosto • 1 pessoaA carregar...
Cidadão B: Não era a essas personalidades que a camarada se queria referir com certeza mas sim à "máquina" que alimenta e se alimenta do capitalismo,também como engoliu todas essas personalidades....o problema não está no Povo americano mas sim no sistema que os controla....vide o caso do Presidente Obama(já foi engolido e agora faz o que a "máquina" quer)!!!!
há 6 horas • GostoNão gosto
Victor Nogueira Não quero alimentar polémicas mas nós mais que os outros devemos/temos de ser rigorosos nas nossas opiniões e afirmações !
há 5 horas • GostoNão gosto • 1 pessoaA carregar...
Victor Nogueira Lá não está escrito "sistema capitalista [nos EUA]" mas sim "americanos" [estado unidenses do Norte ? ]
há 4 horas • GostoNão gosto
Victor Nogueira Pk o capital é igual em toda a parte e qd chega a hora põe as garras de fora e deixa os paninhos quentes com que vai entretendo os eleitores ! O Capital é por natureza predador e autofágico !
há 4 horas • GostoNão gosto • 1 pessoaA carregar...
Victor Nogueira Quanto ao Obama, nunca teria quem lhe pagasse a campanha se fosse um perigo para a fracção do Capital que o apoia ! Só [ se ] iludiu quem pensa/pensou o contrário !
há 4 horas • GostoNão gosto
(…)
.
Victor Nogueira Pois, eu fui erradicado dum grupo que se dizia aberto a partir do momento em que publiquei notícias factuais do Avante (idênticas a publicadas nos órgão de "reverência") e as propostas do PCP sobre questões económicas, acusado de fazer propaganda partidária. Para eles, Isentos, isentos, imparciais, objectivos, independentes, no que "Se a Economia falasse", são o Medina Carreira, o Público, o Jornal de Negócios, o Correio da Manha, o Expresso, o Sol, o Diário de Notícias e a esmagadora maioria dos seus comentadores.
há 3 horas • GostoNão gosto
(…)
Victor Nogueira Não, neste caso fui bloqueado pela administração do grupo. Não posso aceder a ele. Não suportam o contraditório !
há 3 horas • GostoNão gosto • 1 pessoa
.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os senhores do Mundo !

www.vermelho.org.br
A Itália de Berlusconi continua encenando um interminável e deplorável espetáculo que a cada dia se enriquece com novas histórias de orgias e outras aventuras sexuais do próprio. O governo está entregue à tentativa de sobreviver graças a uma maioria costurada à base da compra de parlamentares, e
há 2 horas · Amigos de amigos · GostoNão gosto · · Partilhar
*
o
Carlos Filipe Tanta conversa para dizer que é um fascista, disfarçado de 'democrata europeu' chefiando um governo corrupto, sendo ele um poço de doenças mentais. PORRA.
há 2 horas · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Pois ... Mas ele controla os "eleitores" e tal como cá, legisla para se proteger e colocar os juízes sob a sua alçada. A única diferença é que os juízes por cá ainda morrem de morte natural, apesar dos processos disciplinares e da "rainha de inglaterra".
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
o
Maria Clara Roque Esteves Estou pasmada, Vitor. não te entendi, de certeza...comparas alhos porros com cebolas???
há 25 minutos · GostoNão gosto
o
Victor Nogueira Não vejo que haja profundas diferenças e para 1933 caminhamos aqui em Portugal e não só ! No jogo das diferenças ... Mafia, Maçonaria,Opus Dei, Cosa Nostra,Clube de Bilderberg G x+n Face Oculta, TagusParque, Casa Pia, Camorra, FreePort, "Modernas" ... Que resulta deste puzzle ?
há 9 minutos · GostoNão gosto
*
.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A moção de censura do BE

.
.
* Victor Nogueira
.
. 
Se tivesse sido coerente, nas Presidenciais o BE devia ter apresentado o seu candidato, para segurar o seu eleitorado. Mas não, atrelou-se ao poeta pavão de cravo vermelho ao peito, como na canção de Barata Moura, ou passando-lhe um cheque em branco ou "acordando" de tal maneira que permitiu a quadratura do círculo com o "oposto" PS(D), "esquecendo-se" do princípio político basilar de que  na 1ª volta se vota a favor e na 2ª ... contra !. 
.
Não cuidando de "segurar" o seu eleitorado na 1ª volta, e ao "esquecer" este princípio basilar, o BE ajudou a abrir o caminho a Cavaco logo na 1ª, validando o Estado Súcial PS(D)/CDS em que vivemos graças ao voto do eleitorado e das "camadas intermédias"
.
Claro que às classes dominantes interessa que o PS/Sócrates lá esteja por dois motivos: é mais fácil ao PS fazer a recuperação capitalista e destruir a Constituição de Abril ou governando fora da lei e desacreditar a esquerda e o socialismo, pois como tal é pela direita e pelos meios de comunicação social e comentadores encartados apresentada !
.
Também não deixa de ser "curioso" que o Jardim da Madeira tenha dado ordem aos deputados do PSD/Madeira para votarem qualquer eventual moção de censura apresentada na AR, venha donde vier, "esquecendo-se" dos cubanos colonialistas e mentecaptos do "contenente" e dos "traidores" do PCP que "democraticamente" pretende !ilegalizar.
.
Claro que o menino João tem algo na manga a exigir ao PSD, qualquer coisa similar a um queijo liminiano do tempo de Guterres, o fugitivo. Galeria que inclui ... Cavaco (tb conhecido por senhor Silva) , Durão Barroso e António Vitorino !
.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A GUERRA COLONIAL COMEÇOU HÁ CINQUENTA ANOS por Mário Tomé a Sábado, 5 de Fevereiro de 2011 às 23:28



Um texto interessante, rico em factos, mas que consegue a proeza de não referir o PCP. Quanto à ideologia, é óbvio que há outra(s) para além da da  classe dominante.
E um texto agora fechado, sem permitir mais comentários!
Abraço
Victor Nogueira
.
E aqui ficam os meus testemunhos para uma eventual biblioteca virtual :-)
.
http://kantoximpi.blogspot.com/2006/06/das-kapital-e-o-manifesto-comunista.html
http://reguengo.hautetfort.com/archive/2006/04/24/re-25-de-abril-e-antecedentes-a-revolucao-e-as-conquistas.html
http://kantoximpi.blogspot.com/2007/02/o-inicio-da-guerra-em-angola-o-4-de.html
http://kantoximpi.blogspot.com/2007/03/o-15-de-maro-das-cartas-por-mim-ento.html
http://kantoximpi.blogspot.com/2007/02/fernando-lopes-graca-1906-1994-requiem.html
http://mundophonographo.blogspot.com/2008/05/massacres-em-angola-1961-pontos-de.html

Censura "democrática"

* Victor Nogueira
.
P'ráqui estou sózinhito. Não devo ter mel suficiente LOL
.
E já fui erradicado sem apelo nem agravo dum grupo de discussão sobre economia ! Mas como já estou habituado a saneamentos políticos na minha carreira profissional ... Agora na blogosfera foi uma estreia. Nem nas discussões nos grupos fascistas me sanearam e respeitam as minhas opiniões e contradizem-nas !
.
Bem, aquilo era um grupo para discutir economia, mas não gostaram que expusesse as posições e propostas do PCP sobre a matéria !
há 2 segundos · Gosto
há alguns segundos
.
.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Abertura de hipers ao domingo não criou emprego - Economia - DN

www.dn.pt
O presidente da Associação de Comerciantes do Porto (ACP) criticou hoje, sexta-feira, o Governo pela decisão de liberalizar os horários das grandes superfícies, considerando que a medida agravou os problemas do comércio tradicional.
.
há 2 horas · 

    • Victor Nogueira
      As pessoas precisam sempre de comprar e as cadeias de distribuição "facilitam" o crédito. A medida do Governo tem apenas como finalidade arruinar o pequeno e médio comércio, com os consequentes despedimentos, e engordar as ditas cujas, que ...controlam tudo, desde as mini-lojas passando pelos supermercados até aos hiper ! Eles comem tudo ... e não deixam nada ! Até lucram com o "bom-coração" dos clientes, com as campanhas estilo Banco Alimentar. Nós compramos e damos, eles embolsam os lucros, com a caridadezinha alheia !
      há 2 horas