sexta-feira, 13 de maio de 2016

Direitos adquirentes de alguns colégios privados


Por grandes regiões,talvez fosse interessante saber, por níveis de ensino, quantas escolas particulares existem, quais os proprietários (Católicos, outras religiões, IPSS, empresariais ou abertamente capitalistas, cooperativos) existem e respectivas “frequências”, realçando quantos deles e quais têm contratos de associação . Talvez ajudasse a ver o que está verdadeiramente em causa..

  1. Victor, é o que este governo quer e vai fazer.
    O que o devia preocupar (já vi que não está nem aí), é porque é que foram feitos contratos “pafiosos” com colégios que foram criados em locais em que não há falta de escola pública. Ou seja, pq é que estamos a pagar para algo que nem a constituição, nem com base na eficiencia do estado, fazem sentido?
    Por exemplo, existe uma piscina pública na minha cidade, mas tb existem ginásios. Se eu achar que o ginásio é mt melhor para o desenvolvimento fisico, atlético, ou até mesmo desportivo do meu filho, a escolha do ginásio, faço-o, mas PAGO!!! Não lhe vou pedir a si, que tem todo o direito a não querer contribuir.
    Percebeu? Faz sentido?
    Qualquer dúvida, disponha.
    1. Cumprimentos.
    2. Caro Ernesto – Nada no meu comentário permite concluir de forma diersa daquela que é a minha, Compete a este ou a qualquer outro Governo investir e defender os “interesses”: os da ESCOLA PÚBLICA universal e laica constitucionalmente definida. Deixando a quem não a quer frequentar a “liberdade” de opção. Quanto às “privadas”, sendo confessionais, é justo e defensável que sejam subsidiadas pelos óbulos e dízima dos “fiéis”, sendo empresas capitalistas, com os “lucros” da sua actividade. “A Deus o que é de Deus, a César o que é de César, ao Mercado o que é do Mercado dos “vendilhões”
    3. A constituição, contrariamente ao que dizem certos vendilhões de ideias totalitários, não obriga a que propriedade da rede pública de ensino seja propriedade do estado. Os contratos de associação são uma forma de levar a escola a mais crianças.
http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/05/13/direitos-adquirentes-de-alguns-colegios-privados/

Sem comentários: