* Victor Nogueira
MAIS UMA BRILHANTE INVESTIGAÇÃO SOCIAL, ESTA DA LUSÓFONA. E COMENTO EU, VN
Pois .... É muita "ciência" junta e “renovadora”, estilo “poção mágica”: o sistema político está estagnado, o PCP é o mais "envelhecido" e menos "renovado", porque nunca ocupou cargos de Governo, enquanto o BE é o mais ”renovado" (tal como o CDS) e o mais “juvenil".
Segundo o “investigador” outra das causas da "estagnação" é a "não" abertura à "sociedade civil". os partidos "preferindo” os seus próprios militantes para o exercício de cargos políticos.
Uma das soluções é a pescadinha de rabo na boca: limite-se o nº de mandatos e reduzam-se o número de lugares na AR e assim, digo eu, PS e PSD, o "centrão", terão mais possibilidades de "abarbatarem” o Parlamento e "renovarem" os seus quadros com mais lugares para oferecerem para funções governativas, e não só.
Afinal, diz o "investigador social": a “democracia é feita de renovação, diferentes ideias, diálogo, pluralismo”. Ah! E, consequentemente, outras "soluções renovadoras", “cerejas em cima do bolo“ preconizadas pela investigação da Lusófona: fixar um mínimo de votos para poder ser eleito (6%), executivos "monopartidários” e "monolíticos" nas autarquias locais, alargamento das inegibilidades aos vereadores a tempo inteiro, criação dum círculo nacional para a AR, realização de "primárias" em todos e cada um dos partidos para a escolha dos candidatos (para todos ou só para os da AR?).
Toda esta “investigação”, simultaneamente “arejada”, “inovadora e “renovadora”, é mesmo para levar a sério?
Mais de 50% dos políticos pós-1974 cumpriram três ou mais mandatos
Tese de doutoramento mostra a falta de renovação da classe política durante o período democrático. “Partidos são demasiado fechados sobre si e usam sobretudo as pessoas que gravitam à sua volta, em vez de recorrerem à sociedade civil”, diz o autor.
RUI GAUDÊNCIO
https://www.publico.pt/politica/noticia/mais-de-50-dos-politicos-pos1974-cumpriram-tres-ou-mais-mandatos-1732480?page=-1
Sem comentários:
Enviar um comentário