quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Verdade e a Mentira



“Protocolos dos Sábios de Sião”

Artigo no “Avante!” reabilita obra falsa e anti-semita

02.11.2011 - 18:46 Por Maria José Oliveira
O "Avante!" é o órgão oficial do PCP
O "Avante!" é o órgão oficial do PCP (João Henriques/arquivo

  • Votar 
  •  | 
  •  8 votos 
  • 12 de 16 notícias em Política

)
   A citação dos “Protocolos dos Sábios de Sião”, um texto anti-semita, de finais do século XIX, num artigo de opinião publicado na última edição do jornal “Avante!”, órgão oficial do PCP, está a gerar polémica.
.
O artigo, titulado “A máquina da morte e da utopia”, assinado por Jorge Messias, resume-se a uma teoria conspirativa: um “Governo oculto”, em cujo programa figuram “os sionistas, o Vaticano e a Maçonaria”, coordena a crise financeira internacional.


“A história dos Protocolos poderia, em princípio, parecer um conto de fadas”, escreve Messias, “mas os quadros dos anúncios que aí se promovem são bem reais”. E acrescenta: “Tudo poderia ser pura imaginação não fosse o caso do enunciado teórico dos Protocolos ser acompanhado por uma listagem de objectivos a curto e médio prazos: um governo mundial oculto que promova uma nova ordem mundial; um único sistema económico, financeiro e monetário, de obediência universal; o fim das crises económicas através da ocupação por um só exército, de todas as fontes mundiais de matérias-primas e energia, mesmo que para isto seja de prever o desencadear de uma III Guerra Mundial; e o estabelecimento de uma religião única cuja chefia seja desempenhada pela Igreja Católica”.



Para o publicista do “Avante!”, os “antecedentes desta Nova Era estão lançados” e “dá-se como certo que na base deste tenebroso programa final figuram os sionistas, o Vaticano e a Maçonaria”. 



A utilização de um texto que chegou a ser citado por Hitler no seu “Mein Kampf” suscitou a indignação do escritor Richard Zimler, que, na sua página no Facebook, lamentou a divulgação de “mentiras de uma falsificação anti-semita e repugnante”.



Ao PÚBLICO, o escritor afirmou: “Na melhor das hipóteses este artigo é perigoso, muito mal escrito e vago; na pior das hipóteses, o autor está a levar a sério um documento forjado, anti-semita e repugnante”. 



Os “Protocolos” surgiram na última década do século XIX e foram forjados pela Okhrana, a polícia secreta do czar Nicolau II, veiculando uma conspiração judaica para dominar o mundo. Zimler frisa que, neste âmbito, o PCP deveria “retirar o artigo e pedir desculpa aos leitores”, uma vez que os Protocolos “chegaram a ser utilizados para justificar o genocídio” dos judeus durante a II Guerra Mundial. 



No final do artigo, Jorge Messias aponta ainda que os Protocolos “não são proféticos”, contendo “fichas” que são actualizadas. “Os seus mentores e condutores do processo são os illuminati que repartem ligações entre a Santa Sé, a Maçonaria, o Pentágono e a Wall Street”. E promete regressar ao tema.ú
.
.Comentário env iado para public ação

* Victor Nogueira

Uma grosseira mistificação
Quem ler a série de artigos de Jorge Messias no Avante, encimados por extractos" dos Protocolos de Sião e documentos da Igreja Católica,  conclui que Jorge Messias afirma que Os Protocolos são um documento inventado repescado pelo nacional-socialismo  e cujos objectivos estão em  marcha para a instauração duma nova/velha ordem social totalitária. Isto é em síntese o que diz Jorge Messias. Na sua página do Facebook Zimler reconheceu que a sua primeira interpretação estava incorrecta e rectificou-a, num apreciável gesto de honestidade intelectual. O Público esquecendo as mais elementares regras deontológicas, não tomou conhecimento desta posição de Zimler, do debate que ela originou na referida página, nem se deu ao trabalho de ler os artigos de Jorge Messias, disponíveis no Avante on line,  para confirmar se o PCP e o Avante reabilitam ou não os tais "Protocolos" Tivesse sido essa a preocupação do Público pela verdade, e este artigo em parangonas nunca teria visto a luz do dia


Comentários1 a 9 de 9


  1. Aristides , Almeida. 02.11.2011 22:25

    Eles existem mesmo!

    É comovente o carinho com que informam repetidamente que o Avante é o orgão oficial do PCP. É que alguém, cuja única fonte de informação seja o Público, não conhece de certeza, nem o PCP nem o Avante. Critérios jornalísticos, não é?

  2. Zé do Telhado , Sto Tirso, Portugal. 02.11.2011 22:24

    Desde quando?

    Desde quando é que combater o sionismo é anti-semitismo?

  3. Alberto Caeiro , Bragança. 02.11.2011 19:30

    um partido mitómano

    Como se o anti-semitismo do PCP fosse novidade, ou as teorias da conspiração maçónica, da Opus Dei ou do grande capital! A recriação da realidade é uma inevitabilidade num partido prisioneiro de uma ideologia disfuncional. Neste processo cabe e é aceite todo o tipo de fantasias, desde que coerente com o historicismo marxista. O PCP é um partido mitómano.

  4. Nuno Cavaco , BXB. 02.11.2011 19:29

    Tanta coisa que sai no avante e vocês ...

    Tanta coisa que sai no avante e vocês ...

  5. Anónimo , Fntasmalandia. 02.11.2011 19:27

    Só FANTASMAS !!!

    O pior dos cegos é aquele que não quer ver !!! Coitados destes ingénuos.

  6. Eduardo B. , Portugal. 02.11.2011 19:24

    Cof...

    Bastará ler o comentário inicial do Richard ZImler para entender que tudo isto é uma mistificação... Zimler apenas aponta que "Na minha opinião este artigo podia (e devia!) ser bem mais clara em relação aos Protocolos. Devia começar com uma explicação do texto seguida por uma condenação dura e clara." não acusa de forma alguma o PCP de anti-semita... O texto de Jorge Messias, inserido na sua coluna semanal de opinião sobre Religião e Misticismo não vem defender ou atacar os ditos escritos que vieram,como se apressa o Público a referir, ser utilizados por Hitler - Não conhece por certo o jornalista que escreveu o artigo a regra que define que a partir do momento que se mete Hitler na discussão se prova que não se tem mais argumentos... O texto vem, dizia eu, indicar os paralelismos entre ...

  7. A. Gonçalves , Cebolais de Cima. 02.11.2011 19:19

    Pergunta

    Eu só faria uma pergunta: o que é uma coisa anti-semita?

  8. Achille Talon , Lixado. 02.11.2011 19:06

    Conspiração?

    Eu não tenho dúvidas nenhumas! Está tudo a seguir a agenda programada pelos Illuminati nas reuniões de Bilderberg muito frequentadas pelos principais políticos da nossa praça e que militam no bloco central.

  9. Frederico , Lisboa. 02.11.2011 18:55

    Grande polémica

    “os sionistas, o Vaticano e a Maçonaria” - No entanto o texto só está a gerar polémico por ser anti-semita. Digam o que quiserem do Vaticano ou de qualquer grupo, povo ou instituição. Desde que não se toque nos Judeus, tudo é aceite.



Sem comentários: