quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A quadratura do círculo ~ Victor Nogueira



  • (...)



    • Carlos Rodrigues 
      O comentarista esqueceu-se de dizer em que é que se transformou a URSS, depois de aparentemente liberta dos velhos vícios : Naquilo em que o Ocidente já era, uma amálgama de mafiosos que atuam encostados ao poder e desestabilizam em nome da Democracia, que coitada não tem culpa nenhuma de que os homens a queiram transformar noutra coisa qualquer, mais consonante com as suas ambições pessoais ou tribais de dominação capitalista, que por aí proliferam.
      6/3 às 14:06 ·  ·  1
      .
      (...)
      .

     



    Este é um tipo de debate que me incomoda pk me incomoda a cegueira das pessoas. Subscrevo apenas o que o Carlos Rodrigues escreveu. 

    .

    O capitalismo tem centenas de anos de história e ronha e só após a implosão da URSS e do bloco socialista a"globalização", que já Lenine definia como "imperialismo", se tenta estender a todo o Mundo - convém mudar os nomes para que a porcaria fedorenta e pútrida se mantenha como aparente "renovação" - "Mercado" é anterior ao capitalismo, mas baralha-se o jogo e o "mercado" é apenas intrínseco ao capitalismo. A "praça da jorna" deu lugar às "[empresas de] trabalho temporário", o "patronato" ou "capitães" da indústria" são agora "empresários" ou "empreendedores" e os agiotas "banqueiros" 

    .

    A 1ª revolução burguesa ocorreu em Portugal aós 1385 mas foi logo empalmada pela parasitária nobreza terra-tenente e a burguesia capitalista ardeu nas misericordiosas chamas do Santo Ofício, séculos antes de Hitler. 

    .

    Portugal foi uma das 1ªs repúblicas europeias no século XX logo abortada pelos agrários e incipientes capitalistas medrando à sombra da "democracia" orgânica salazarenta de tão saudosa memória que aí está de volta - com o voto ou abstenção dos eleitores (m/f) - travestida, como travestido está o século XXI em XIX.

    .

    Foi tb Portugal um dos 1ºs países a abolir a pena de morte - reintroduzida - não sabiam ? - durante a Ditadura Militar dos "tenentes" do 28 de Maio - Gand'a Otelo - mas pena de morte que se manteve -   salvo durante o "abominável" PREC dos idos de 1974/76 do milénio passado -  menos sangrenta, menos incomodativa (tirando essa página negra de dois anos) com os salários de miséria, da precariedade, a abolição desse luxo do "Estado Social" transformado em Estado "Súcial" do PS(D)CDS, o analfabetismo qb para "o minuto de glória" degradante dos reality $how$ e aceitar a "filtragem", pois acabaram o lápis azul e os broncos coronéis da Comissão de Censura/Visto Prévio que deram lugar a assépticos órgãos como os canos de esgoto das TVs "privadas" ou públicas, de "reverência", "independentes", onde apenas imperam os "critérios jornalísticos" de que são exemplos sublimes o "Publico", o "Expresso" e similares com prejuízo mas que se continuam publicando, sem esquecer esse "case study" de imparável sucesso e largas audiências e páginas de publicidade à PROSTITUIÇÃO que é o Correio da Manha, que o púdico e "saudoso" Diário da Manha nunca teve.
    .

  • O Capitalismo tem páginas sangrentas na sua caminhada - o tráfico negreiro, os camponeses expulsos das suas terras para engrossarem o exército industrial de reserva, sem direitos, sem futuro, com salários de miséria, trabalho de sol a sol ou qd havia e/ou estava bom tempo, com a exploração ainda mais miserável dos trabalhos infantil e feminino, a repressão sangrenta das revoltas camponesas, dos movimentos grevistas, das revoltas contra o colonialismo, 

    .

    A URSS foi uma tentativa de construir uma alternativa ao capitalismo que durou menos de um século, cercado desde o início pela agressão e boicote capitalistas, destruída pelo nazi-fascismo com o apoio das "democracias" ocidentais que só desembarcaram em Dunquerque e na Itália após o volte-face de Estalinegrado e Kursk para evitar que o Exército Vermelho chegasse às praias de Portugal.

  • É interessante "analisar" a "dança" dos significados ou reflectir para além do imediato. Os países do bloco socialista eram "satélites" da então URSS. Mas o derrube de governos democraticamente eleitos como em Espanha ou Chile ou simplesmente progressistas por $anguinária$ ditadura$ fa$cista$ faziam-se em nome da democracia e da liberdade - dos grandes capitalistas estado-unidense do norte ou transnacionais, como se a América fossem os EUA e o resto o seu quintal.


  • O inefável Prémio Nobel da Paz Henry Kissinger afirmou no ano em que o recebeu e apoiou o golpe fascista de Pinochet afirmou então:

  • ‎"Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."



    - Sobre o apoio dos EUA ao golpe que derrubou Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, em 11 de setembro de 1973.

    - citado em Richard R. Fagen, "The United States and Chile: Roots and Branches", Foreign Affairs, January 1975.

  • É interessante reflectir sobre a dicotomia "Ocidente" (o Paraíso) e "Leste" (o Inferno) qd toda a Europa se encontra a Leste dos EUA. A República Federal Alemã - renascida das cinzas post II Guerra Mundial com a ajuda do Grande Capital dos EUA que apoiara Hitler, está com Merckl a seguir as pegadas do nazi-fascismo. Com efeito tenho uma brochura em português editada pela Propaganda do III Reich com extractos de discursos de Hitler, de Ministros das Finanças, banqueiros e grandes capitalistas alemães onde está escrito preto no branco aquilo que era um objectivo das forças argentárias por detrás de Adolfo e se está a concretizar - com o empenho dos EUA -
  • Sobre a "bondade" do capitalismo e a superioridade da "civilização cristã e ocidental" mai-la sua "revelada" e detentora exclusiva da Verdade que é a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana (pena os católicos não se amontoarem todos em Itália expulsando os italianos tal como os sionistas - com epicentro em Jerusalém - fazem aos palestinianos na antiga Judeia e que sempre lá viveram - islamitas ou não, poderíamos refletir sobra o Estado" Independente" do Congo, coutada privada de Leopoldo Imperador da Bélgica, uma típica sociedade capitalista. 
    .
    Pois enquanto esteve sob a "dependência" do benemérito imperador as revoltas dos negros contra a escravatura selvagem dos "civilizados" europeus cristãos foram selvaticamente afogadas em sangue de que resultou o massacre de dez milhões de negros pagãos, gentios, selvagens, madraços ... Uma insignificância que se torna esclarecedora se tivermos em conta que correspondiam a ... metade da população negra do tal "independente" Estado
  • Mas voltando à antiga URSS mais os seus "satélites" não consta que esta tivesse lançado qualquer bomba atómica - cujo "lustro" é exclusivo dos EUA - que como este tenha apoiado golpes fascistas e sangrentos ou colonizado outros países em guerras de agressão e rapina. 
    .
    E dá que pensar que rios de dinheiro foram canalizados para a a RFA e movimentos "democráticos" e primaveris com maior ou menor "solidariedade". E dá que pensar pk a existência da URSS permitiu aos trabalhadores da Europa Capitalista - mas não dos EUA e seu quintal das traseiras - conquistarem direitos plasmados em Declarações Universais dos Direitos Humanos e na Constituição de República Portuguesa de 1976 e pk depois da instauração da "ordem" unida vemos em regressão acentuada todo o Estado Social é destruído para ficar semelhante ao "Súcial" dos EUA
  • E qual o papel de João Paulo II e do Bento que lhe sucedeu na implosão do socialismo e que fez que o 1º fosse apressadamente "beatificado" ou "bentificado" pela sua valiosa contribuiçãozinha para este feito "para maior glória de Deus" !
    .
    Nenhuma transformação da sociedade, nenhuma passagem de poder duma classe dominante em decadência para uma em ascensão se fez pacificamente. 
    .
    Aos trabalhadores orden(h)a-se que sejam mansos cordeiros, de canga na vida, exigindo-se-lhes "virtudes", "santidades" e "paciências" que os acorrentem, como se as revoluções fossem feitas por seres imaculados, anjos ou anjolas, mas não por homens e mulheres com as virtudes e defeitos do tempo e lugar em que estão, desconhecendo candidamente que a consciência social vai muito atrás do desenvolvimento científico e tecnológico. Haja Deus !
    .
    (..)
    .



    • Carlos Rodrigues Bom Dia, Vitor.Isso é que é por pontos nos iis. Até pode ser que haja quem consiga ler e digerir tudo, pelo menos a Alfabetização de 74 e 75 para aí apontava embora, pelo menos aqui, a maioria não precisasse de tanto, acho eu.
      há 55 minutos ·  ·  1
    O Quarto Estado - Volpedo

Sem comentários: