(...)
- Carlos RodriguesO comentarista esqueceu-se de dizer em que é que se transformou a URSS, depois de aparentemente liberta dos velhos vícios : Naquilo em que o Ocidente já era, uma amálgama de mafiosos que atuam encostados ao poder e desestabilizam em nome da Democracia, que coitada não tem culpa nenhuma de que os homens a queiram transformar noutra coisa qualquer, mais consonante com as suas ambições pessoais ou tribais de dominação capitalista, que por aí proliferam.6/3 às 14:06 · · 1.(...).
Este é um tipo de debate que me incomoda pk me incomoda a cegueira das pessoas. Subscrevo apenas o que o Carlos Rodrigues escreveu.
.
O capitalismo tem centenas de anos de história e ronha e só após a implosão da URSS e do bloco socialista a"globalização", que já Lenine definia como "imperialismo", se tenta estender a todo o Mundo - convém mudar os nomes para que a porcaria fedorenta e pútrida se mantenha como aparente "renovação" - "Mercado" é anterior ao capitalismo, mas baralha-se o jogo e o "mercado" é apenas intrínseco ao capitalismo. A "praça da jorna" deu lugar às "[empresas de] trabalho temporário", o "patronato" ou "capitães" da indústria" são agora "empresários" ou "empreendedores" e os agiotas "banqueiros"
.
A 1ª revolução burguesa ocorreu em Portugal aós 1385 mas foi logo empalmada pela parasitária nobreza terra-tenente e a burguesia capitalista ardeu nas misericordiosas chamas do Santo Ofício, séculos antes de Hitler.
.
Portugal foi uma das 1ªs repúblicas europeias no século XX logo abortada pelos agrários e incipientes capitalistas medrando à sombra da "democracia" orgânica salazarenta de tão saudosa memória que aí está de volta - com o voto ou abstenção dos eleitores (m/f) - travestida, como travestido está o século XXI em XIX.
.
Foi tb Portugal um dos 1ºs países a abolir a pena de morte - reintroduzida - não sabiam ? - durante a Ditadura Militar dos "tenentes" do 28 de Maio - Gand'a Otelo - mas pena de morte que se manteve - salvo durante o "abominável" PREC dos idos de 1974/76 do milénio passado - menos sangrenta, menos incomodativa (tirando essa página negra de dois anos) com os salários de miséria, da precariedade, a abolição desse luxo do "Estado Social" transformado em Estado "Súcial" do PS(D)CDS, o analfabetismo qb para "o minuto de glória" degradante dos reality $how$ e aceitar a "filtragem", pois acabaram o lápis azul e os broncos coronéis da Comissão de Censura/Visto Prévio que deram lugar a assépticos órgãos como os canos de esgoto das TVs "privadas" ou públicas, de "reverência", "independentes", onde apenas imperam os "critérios jornalísticos" de que são exemplos sublimes o "Publico", o "Expresso" e similares com prejuízo mas que se continuam publicando, sem esquecer esse "case study" de imparável sucesso e largas audiências e páginas de publicidade à PROSTITUIÇÃO que é o Correio da Manha, que o púdico e "saudoso" Diário da Manha nunca teve..
O Capitalismo tem páginas sangrentas na sua caminhada - o tráfico negreiro, os camponeses expulsos das suas terras para engrossarem o exército industrial de reserva, sem direitos, sem futuro, com salários de miséria, trabalho de sol a sol ou qd havia e/ou estava bom tempo, com a exploração ainda mais miserável dos trabalhos infantil e feminino, a repressão sangrenta das revoltas camponesas, dos movimentos grevistas, das revoltas contra o colonialismo,
.
A URSS foi uma tentativa de construir uma alternativa ao capitalismo que durou menos de um século, cercado desde o início pela agressão e boicote capitalistas, destruída pelo nazi-fascismo com o apoio das "democracias" ocidentais que só desembarcaram em Dunquerque e na Itália após o volte-face de Estalinegrado e Kursk para evitar que o Exército Vermelho chegasse às praias de Portugal.
É interessante "analisar" a "dança" dos significados ou reflectir para além do imediato. Os países do bloco socialista eram "satélites" da então URSS. Mas o derrube de governos democraticamente eleitos como em Espanha ou Chile ou simplesmente progressistas por $anguinária$ ditadura$ fa$cista$ faziam-se em nome da democracia e da liberdade - dos grandes capitalistas estado-unidense do norte ou transnacionais, como se a América fossem os EUA e o resto o seu quintal.
"Não vejo porque precisamos ficar parados e assistir um país tornar-se comunista por causa da irresponsabilidade do seu povo. As questões são muito importantes para deixarmos os eleitores chilenos decidirem por si mesmos."
- Sobre o apoio dos EUA ao golpe que derrubou Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile, em 11 de setembro de 1973.- citado em Richard R. Fagen, "The United States and Chile: Roots and Branches", Foreign Affairs, January 1975.
- É interessante reflectir sobre a dicotomia "Ocidente" (o Paraíso) e "Leste" (o Inferno) qd toda a Europa se encontra a Leste dos EUA. A República Federal Alemã - renascida das cinzas post II Guerra Mundial com a ajuda do Grande Capital dos EUA que apoiara Hitler, está com Merckl a seguir as pegadas do nazi-fascismo. Com efeito tenho uma brochura em português editada pela Propaganda do III Reich com extractos de discursos de Hitler, de Ministros das Finanças, banqueiros e grandes capitalistas alemães onde está escrito preto no branco aquilo que era um objectivo das forças argentárias por detrás de Adolfo e se está a concretizar - com o empenho dos EUA -
- Sobre a "bondade" do capitalismo e a superioridade da "civilização cristã e ocidental" mai-la sua "revelada" e detentora exclusiva da Verdade que é a Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana (pena os católicos não se amontoarem todos em Itália expulsando os italianos tal como os sionistas - com epicentro em Jerusalém - fazem aos palestinianos na antiga Judeia e que sempre lá viveram - islamitas ou não, poderíamos refletir sobra o Estado" Independente" do Congo, coutada privada de Leopoldo Imperador da Bélgica, uma típica sociedade capitalista..Pois enquanto esteve sob a "dependência" do benemérito imperador as revoltas dos negros contra a escravatura selvagem dos "civilizados" europeus cristãos foram selvaticamente afogadas em sangue de que resultou o massacre de dez milhões de negros pagãos, gentios, selvagens, madraços ... Uma insignificância que se torna esclarecedora se tivermos em conta que correspondiam a ... metade da população negra do tal "independente" Estado
- Mas voltando à antiga URSS mais os seus "satélites" não consta que esta tivesse lançado qualquer bomba atómica - cujo "lustro" é exclusivo dos EUA - que como este tenha apoiado golpes fascistas e sangrentos ou colonizado outros países em guerras de agressão e rapina..E dá que pensar que rios de dinheiro foram canalizados para a a RFA e movimentos "democráticos" e primaveris com maior ou menor "solidariedade". E dá que pensar pk a existência da URSS permitiu aos trabalhadores da Europa Capitalista - mas não dos EUA e seu quintal das traseiras - conquistarem direitos plasmados em Declarações Universais dos Direitos Humanos e na Constituição de República Portuguesa de 1976 e pk depois da instauração da "ordem" unida vemos em regressão acentuada todo o Estado Social é destruído para ficar semelhante ao "Súcial" dos EUA
- E qual o papel de João Paulo II e do Bento que lhe sucedeu na implosão do socialismo e que fez que o 1º fosse apressadamente "beatificado" ou "bentificado" pela sua valiosa contribuiçãozinha para este feito "para maior glória de Deus" !.Nenhuma transformação da sociedade, nenhuma passagem de poder duma classe dominante em decadência para uma em ascensão se fez pacificamente..Aos trabalhadores orden(h)a-se que sejam mansos cordeiros, de canga na vida, exigindo-se-lhes "virtudes", "santidades" e "paciências" que os acorrentem, como se as revoluções fossem feitas por seres imaculados, anjos ou anjolas, mas não por homens e mulheres com as virtudes e defeitos do tempo e lugar em que estão, desconhecendo candidamente que a consciência social vai muito atrás do desenvolvimento científico e tecnológico. Haja Deus !
.
(..)
.
- Carlos Rodrigues Bom Dia, Vitor.Isso é que é por pontos nos iis. Até pode ser que haja quem consiga ler e digerir tudo, pelo menos a Alfabetização de 74 e 75 para aí apontava embora, pelo menos aqui, a maioria não precisasse de tanto, acho eu.há 55 minutos · · 1
O Quarto Estado - Volpedo
Aprender, Aprender Sempre ! (Lenine) ..... Olá, Diga Bom Dia com Alegria, Boa Tarde, sem Alarde, Boa Noite, sem Açoite ! E Viva a Vida, com Alegria e Fantasia (Victor Nogueira) ..... Nada do que é humano me é estranho (Terêncio)
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
A quadratura do círculo ~ Victor Nogueira
Etiquetas:
Colonialismo,
Crise do Capitalismo,
Economia,
Escravatura,
EUA.,
Ideologia,
II Guerra Mundial,
política,
Religião,
Repressão,
Socialismo,
Trabalho,
URSS,
Victor Nogueira Prosa,
Volpedo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário