domingo, 3 de junho de 2018

a força dum tweeter de Mário de Oliveira

* Victor Nogueira

Gastar cera com ruins defuntos e dar para a missa do presbítero Mário de Oliveira (MO) que chão de uvas produz? Mas com seráfica humildade MO insiste na homilia, embalado pelos seus fregueses, mesmo que sejam anti-comunistas. Mesmo que busque apoiar-se numa pretensa autoridade e protecção que lhe daria ou lhe adviria do afirmar-se "amigo e irmão de Jerónimo de Sousa, o actual Secretário-Geral do PCP." Com amigos destes como MO Jerónimo e os comunistas não precisam de mais inimigos !
COM INFINDA HUMILDADE UFANA-SE POIS O PRESBÍTERO EM CRUZADA LIBERTADORA DE COPY & PASTE: «A FORÇA LIBERTADORA E REVELADORA DE 1 TWITTER
Vejam só a força libertadora e reveladora de um simples twitter. Por causa e 1 único twitter meu que "cai" automaticamente na m/ Cronologia Fb, já vai em perto de 30 os "amigos" Fb que perdi. Não me lamento. Lamento quem decide afastar-se. Sempre me vejo como um SINAL DE CONTRADIÇÃO que, ao agir na história na linha do HUMANO e não na linha de uma IDEOLOGIA-TEOLOGIA DO PODER, inevitavelmente revela os pensamentos escondidos no coração-mente de muitos. No caso, pensamentos não integradores, mas excluentes. Para que possam ver a Força libertadora e reveladora de um simples Twitter meu aqui o reproduzo de novo:
"Quando até o banqueiro de FÁTIMA $.A. e agora cardeal D. António Marto elogia o PCP pelo seu NÃO à Lei de despenalização da eutanásia, deveria tocar a rebate no partido de Jerónimo de Sousa. Aparentemente opostos são afinal irmãos. A Cúria romana de um é o Comité central do outro.". O que dirá a tudo isto Jerónimo de Sousa, o actual secretário-geral do PCP, meu amigo e irmão ?!»

https://www.facebook.com/mario.p.deoliveira/posts/10156674596369406

E, PARA TERMINAR, FARIA MINHAS AS PALAVRAS DUM DOS COMENTADORES A ESTE POST DE mo::
MANUEL PEREIRA - Mário Pais de Oliveira granjeou forte admiração, entre comunistas e muitos mais cidadãos de outras ideologias, pela sua corajosa e persistente denúncia da mentira e negócio religioso de Fátima e sistemática crítica da hierarquia católica.
Conhecido por "padre comunista", diz-se amigo do PCP, mas decidiu afrontar o partido e os comunistas em geral com essa tão "inocentezinha" quanto demencial comparação do Comité Central do PCP com a Cúria Romana, que odeia.
E porquê?
Porque o PCP, num exercício democrático de ponderada decisão política, decidiu votar contra projectos de lei de alguns outros partidos, que permitiriam matar doentes em sofrimento e sem cura possível, a seu reiterado pedido, cumpridas regras que a lei determinasse.
Ou seja, porque votou contra a Eutanásia, coincidindo no voto com partidos de direita e com a oposição da Igreja a essa forma de suicídio.
Mas não é o presbítero Mário um pensador, ser com capacidade de descernir que coincidindo na defesa da inviolabilidade da vida, são diferentes os argumentos em que sustentam o que defendem?
Se desde há séculos a Eutanásia é assunto discutido, porque é apenas legal em meia dúzia de países?
É um assunto controverso, supra ideológico e religioso e onde já ocorreu, com lei que a despenaliza(va), muita celeuma deu.
Na Alemanha Nazi, foi o que se sabe: milhares foram eutanasiados porque era preciso purificar a raça.
Na Austrália, meses depois de autorizada, a eutanásia foi penalizada por via da polémica social que se instalou.
Na Holanda, cuja lei da Eutanásia dispõe das mesmas garantias que os projectos de lei reprovados continham, aberta a porta para a deriva, já se pratica a eutanásia a doentes do foro psiquiátrico independentemente da idade.
Na Suíça e na Bélgica, diz-se, já é negócio em desenvolvimento.
E não será a Eutanásia, também, um processo de controlo da despesa na saúde, do Estado?
Em L'Avenir de la Vie" livro de Michel Salomon, podem tirar-se excertos de uma entrevista de Jacques Attali, economista, conselheiro dos presidentes franceses François Miterrand, Sarkozy e um dos criadores de Macron.

Cito alguns:

"Para além dos 60/65 anos, o homem vive mais do que produz e é caro para a sociedade."
"A produção e a manutenção do consumidor são caras, mais caras do que a produção da própria mercadoria "
Vai daí, recorre ao economês, e afirma, com base na realidade francesa na época, que "dois terços dos gastos em saúde estão concentrados nos últimos anos de vida"
Conclui, então, que "é necessário reconhecer que a lógica não reside mais no aumento da expectativa de vida, mas na vida sem doença."
E aponta a solução:
"A eutanásia será um dos instrumentos essenciais do futuro das nossas sociedades", adiantando que, "na lógica da liberdade, a liberdade fundamental é o direito ao suicídio"
E persistindo na sua lógica de economista neoliberal, proclama:
"Como resultado, o direito ao suicídio directo ou indirecto é, portanto, um valor absoluto neste tipo de sociedade. Numa sociedade capitalista, máquinas de matar, próteses que eliminam a vida quando é insuportável ou economicamente muito caro, irão emergir e serão uma prática comum. Portanto, penso que a eutanásia, como um valor de liberdade ou uma mercadoria, será uma das regras da sociedade futura."
Então, aberta a Caixa de Pandora, o que nos espera?

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

* Victor Nogueira

O presbítero Mário de Oliveira tem usado de má fé e de falta de honestidade intelectual. O que está em causa não é a sua discordância das posições do PCP, mas sim a forma insultuosa, provocatória e rasteiramente anti-comunista como se exprime, igualando o PCP ao CDS e ao "obscurantismo" da Igreja Católica e aos negócios dos banqueiros da Cova da Iria (e do Instituto para as Obras de Religião), Igreja de que afirma ser presbítero, O acima citado é apenas um dos posts e tweets através dos quais faz a sua cruzada anticomunista. Ele não contra-argumenta, ele limita-se a emitir bojardas de modo falsamente benévolo e simplista. O que é estranho é que se diga e re-diga "amigo" do "partido de Jerónimo" (sic) e "amigo e irmão de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP", o dirigente no Comité Central do Partido que MO diz ser igual à Cúria Romana. da Igreja de que Mário continua a ser pastor..

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=618306468516494&set=a.127118974301915.1073741830.100010114390954&type=3


Sem comentários: