segunda-feira, 16 de abril de 2018

Reportagem SIC: Sócrates, “O Confronto”

1. - Acidentalmente deparei-me com esta "Grande Reportagem" de alguém que se tinha remetido inexplicavelmente ao mesmo grande silêncio de personagens como o banqueiro Ricardo Salgado ou os Administradores da desmantelada PT, Bava e Granadeiro, sem esquecer Vara e muitos outros.
Resolvi vê-la desde o início e considero de facto que pode interpretar-se como uma gigantesca operação de manipulação, em que Sócrates impunemente fala grosso e de modo intimidatório com o Procurador da República - o que não está ao alcance de qualquer simples mortal - passando-se a ideia de que a última palavra é de Sócrates, perante quem os investigadores nada provam, atolados em mentiras e falsidades, apesar de no fim e de raspão se referirem as acusações de que é alvo na Operação Marquês, com mais arguidos, o principal dos quais é o banqueiro Ricardo Espírito Santo, todos eles, à excepção da antigo 1º Ministro, em prudente e recatado silêncio.
Mas tão ou mais interessante que a prestação de Sócrates, é a mímica gestual dos dois advogados de defesa que o ladeiam, que de vez em quando mas sem sucesso, tentam moderá-lo ou lhe passariam informação que ignora.
Depois das quebras do segredo de justiça cujos autores se desconhecem mas permitem a´Sócrates apresentar-se como vítima duma perseguição política - só lhe falta apresentar-se como preso político, impossibilitado de conhecer Peniche, Caxias, Aljube, S. Pedro da Barra, Angra do Heroísmo, Machava, S. Nicolau ou Tarrafal - esta gigantesca peça de teatro transmitida pela SIC e SIC Notícias em horário nobre.
EM TEMPO - até à transição definitiva em julgado, esgotados todos os recursos, vigora para Sócrates ou qualquer arguido, mais ou menos poderoso, o princípio da presunção da inocência. Naturalmente que Sócrates o não ignora, apesar das suas "dramáticas" prestações..

2. -Aquilo foi uma gigantesca, seleccionada e seccionada operação de copy & paste para fazer surgir Sócrates como um "político" perseguido por uma troupe de gente que segundo ele é manhosa, mentirosa,, incompetente e trapaceira. 

Falasse qualquer de nós com aquele tom intimidatório, acintoso e provocatório a um juiz e receberíamos logo voz de prisão por desrespeito à magistratura. Mas se tal sucedesse a Sócrates,logo teríamos outra sócretina telenarrativa comunicacional ?



O processo da Operação Marquês é a investigação judicial mais importante da democracia portuguesa. Há seis meses, José Sócrates e outros 27 arguidos foram formalmente acusados por suspeitas de corrupção, fraude fiscal e branqueamento…
EXPRESSO.SAPO.PT


VER TAMBÉM

***
CASO JOSÉ SÓCRATES

Sócrates. "Isto foi uma manha sua, sr. procurador"


https://observador.pt/2018/04/16/a-ira-de-socrates-nos-interrogatorios-isto-foi-uma-manha-sua-sr-procurador/

Sem comentários: