sábado, 10 de dezembro de 2011

Encontrei-me com textos seus sobre Évora e a história do ISESE.




Évora - Zona da Sé, templo romano, Jardim de Diana e antigo Palácio da Inquisição (ISESE) ~ Foto Victor Nogueira  Piloto da avioneta do Aero Clube de Évora - Seruca Salgado



  • há 54 minutos


    • Encontrei-me hoje na net com textos seus, vários, sobre Évora e a história do ISESE. Muito interessante... Quem sabe se um dia não poderemos conversar sobre essas suas memórias. Um abraço e parabéns por registar tantos elementos sobre esse tempo vivido nesta cidade que me acolhe também a mim desde há 25 anos mas sempre com essa mesma estranheza que vi que já nos idos de 70 vc igualmente sentiu.

  • há 28 minutos
    • Grato pelas referências. Um dos meus colegas chamava-se Casimiro. Serias tu? Não. Releio o texto e as actividades do ISESE foram suspensas no Natal de 1975, há mais de 25 anos, portanto.
      Abraço
      Victor Nogueira

  • há 19 minutos


    • Não Victor, eu sou um recém-chegado... Vim parar a Évora em Outubro de 1986 e cá fiquei até agora. (...)

  • há 14 minutos



    • (...) A minha área mais forte de trabalho foi muito tempo a da História da Educação mas hoje as coisas estão mais alargadas. Ah, durante uns 15 anos o "meu" gabnete foi no Palácio da Inquisição. E entretanto, tenho de tempos a tempos estudado a história da Universidade e das instituições que a antecederam, o IESESE e a Escola Superior BJC

  • há 2 segundos
    • Se quiser posso dar-lhe as referências do que publiquei nos meus blogs. Tencionava escrever um contra-Livro Branco do ISESE, que a Companhia de Jesus publicou na altura para ajustar mal as contas com os estudantes. O Pe Augusto da Silva ou o Pe Vaz Pato seguramente teriam escrito um Livro Branco menos faccioso e "cego". Mas o autor foi o Pe António da Silva. 
      Escrever o meu contributo para a história não só do ISESE mas tb para a da associação dos estudantes e a visão do grupo de estrangeirados na cidade, sedeado no Café Arcada, histórias em paralelo com a dos nossos colegas eborenses. 
      Mas ... vou adiando. Esperava mais contributos nos comentários aos textos que venho publicando aqui no inFaceLock mas eles pouco adiantaram. E não me apetece publicar nas duas páginas de "antigos alunos do ISESE" pk me arrisco a desencadear uma inútil polémica.




      • há 2 horas

        • Pois, eu tenho tentado entender esse período. Embora eu tenha nascido em 1963 a verdade é que sempre me senti muito próximo de gente um pouco mais velha. Sempre fiquei à escuta das pessoas adultas a tentar perceber as conversas... E aí está talvez a mais ingénua forma de se manifestar o meu interesse pela história (mas interessa-me "apenas" a história recente...). Ora, Évora, como bem diz nos seus textos da época que cá passou, é uma cidade que sempre nos acolhe mas ao mesmo tempo que é estranha principalmente para quem sente a falta do verde, das árvores ou do mar. E a fauna é tão misteriosa, sempre numa mistura caprichosa de gente de cá e "estrangeiros" que as coisas aqui são sempre mais do que aquilo que são. Nos outros lados talvez seja o mesmo...

      • há 2 horas

        • Victor, eu só li assim muito a correr os seus textos, mas encontrei neles tantos elementos interessantes sobre a própria época, as mentalidades, a vida dos jovens de então... Quanto a uma outra história do ISESE eu acho que ela deveria ser feita. Conheço um pouco o Prof. Augusto Silva e também me parece que ele não é tão sectário como o irmão dele /autor do Livro Branco, escrito com muito fel. Mas os seus textos que li hoje têm outra amplitude e permitem-nos perceber um pouco do fenómeno de quem eram e o que pensavam, como viviam, sonhavam, amavam, etc os estudantes daquele tempo naquele país.

      • há 2 horas

        • Vi há bocado um anúncio de um encontro de antigos alunos do ISESE. Está a par? Posso passar no scanner e enviar-lhe cópia amanhã. (...)  

Sem comentários: