sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

As troikas e baldroicas por Victor Nogueira


 a Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2011 às 23:56

* Victor Nogueira
.
Há uma semana realizou-se aquela que teria sido a maior Greve Geral desde sempre realizada em Portugal. Verdade seja dita que os órgãos de informação o disseram e documentaram, para logo lançarem a notícia para cantos esconsos dos insondáveis e  libertérrimos "critéros jornalísticos", indo buscar qual fumaça mistificadora a "manfiestação" nas escadarias de S. Bento mais o alemão "perigoso agitador apesar da juventude",  vítima da sanha caceteadora das forças policiais, lastimando-se um porta voz governamental que ... ninguém se referir ao polícia agredido na cabeça e forçado a receber tratameno hospitalar !
.
 Mas ... as troikas e baldroicas prosseguem.
.
Este Governo, onde a % de analfabetos por m2 deve ser a mais elevada desde os últimos 30 anos, navega à bolina e junto à costa pois para mais não lhe dá a pesporrenta arrogância. Salamaleques à voz do dono, deslumbram-se com o saque ...  à vista. Sim, que a sua política não é o "defixite" mas o saque, a descoberto para a banda da usura e profundo para quem dentro em pouco nada mais terá para ser sacaneado senão a pele e osso. Olham para o imediato e depois para cobrir a asneirola lá sai outro saque mal tirado.
.
Ora vamos lá ver a sacanagem. SCUTS com portagens? Porreiro, pá. Vamos lá encher os bolsos. Mas .. afinal a receita escapa-se pois as pessoas passam a usar as estradas normais, o turismo entra em crise (designadamente no Algarve), as empresas abrem falência, o desemprego aumenta, as receitas do Estado diminuem ...Pois para tudo há remédio -  muda-se o alvo - corta-se no Serviço Nacional de Saúde, premeiam-se os médicos que mais prescindirem de meios auxiliares de diagnóstico, aumentam-se ou descomparticipam-se os medicamentos aos doentes crónicos, aumenta a despesa por outras vias e a mortalidade,   até que alguma "inteligência" opte pelas directas ao cemitério para gáudio dos transnacionais cangalheiros, como "A Servilusa a maior e mais moderna empresa funerária do país", passe a publicidade.
.
Mas as troikas e baldroicas continuam. As empresas abrem falência, o desemprego e a miséria aumentam ... ?  Ora, que interessa. E vai daí os rafeiros comentadores e analistas políticos puxam das núvens de fumaça e    ... desancam na greve. Foi inútil, é dos comunas, foi só da Adminsitração Pública, o que é preciso é trabalhar e não "grevar" porque os mercados o exigem. Contentérrimos com Cavaco, cip/cao/ccp  vá de escavacar também o sector privado porque ou há justiça ou a imoralidade é para todos, incluindo alforrecas, polvos, hienas e tubarões. E o mexilhão ? Ora, que se lixe o mexilhão. 
.
Aproveitando a boleia do aumento do IVA a "restauração" lança mais poeira - nas facturas deixar bem claro que o aumento de 13 % no IVA é saque do Governo pois a restauração é pura e nem vai aumentar os preços, apesar das falências previsíveis com mais despedimentos e diminuição das receitas do Estado e do aumento dos custos com a energia e matérias primas. Entretanto continua a farsa da recolha de excedentes e sobras alimentares e do Banco Alimentar. 
.
Ah Os bem cheirosos e melhor penteados e vestidos - os encanecidos donos da banca usurária - responsável e beneficiária da crise que nos fazem pagar - bojarda que ... uma eventual "nacionalização" da banca é inconstitucional por violar o direito à propriedade privada. Gand'as luminárias - e   qd a banca penhora as casas e leva as empresas à falência, não está a violar outros direitos constitucionalmente garantidos, para além da propriedade privada ? Pois ... os direitos à habitação, ao trabalho, a uma vida condigna são secundários e descartáveis ... face ao Lucro sem peias nem meias?
.
Fechar, Saca(nea)r - quanto mais rápido melhor -  é a palavra de ordem para instaurar a mais extrerma e volenta desordem. Até que o povo se decida e saque mais rápido e   coloque a malandragem, as troikas e seus mandaretes a cavarem batatas e a britar as pedras de calçada!



 · 

Sem comentários: