domingo, 27 de novembro de 2016

Uma figura marcante

* Victor Nogueira

O inefável Cisco Assis perora salomónicamente sobre Fidel Castro, começando com elogios e terminando com ataques ao liberticida marxismo-leninismo de Che e da URSS. Pois, para ele,concluo, liberticidas não são os EUA, profundamente respeitadores dos direitos humanos, quer dentro quer fora de portas, uma sociedade paradisíaca, que em nome da Liberdade Infinita bombardeiam países que se lhes opõem, de que são exemplo as bombas nucleares  sobre um Japão derrotado, em Hiroshima e Nagasaki, recado destinado a uma URSS vencedora e  para continuar a campanha contra o bolchevismo empreendida por Hitler. Liberticidas não são os EUA, que impuseram um bloqueio económico a Cuba, tudo em nome da liberdade, da democracia e dos direitos humanos.

Os mesmíssimos EUA que com a actual UE apoiavam a "democracia orgânica" de Salazar, esse estrénuo defensor da Liberdade e baluarte da luta contra o "comunismo ateu", Talvez Cisco Assis devesse ter à cabeceira o "Canto e as Armas" ou a "Praça da Canção"  do seu agora "camarada" Manuel Alegre, que escreveu um poema intitulado "Exílio" no qual afirma que vem dizer que não tem medo, pois a verdade é mais forte que as algemas.

"Venho dizer-vos que não tenho medo
A verdade é mais forte do que as algemas,
Venho dizer-vos que não há degredo
Quando se traz a alma cheia de poemas.

Pode ser uma ilha ou uma prisão
Em qualquer lado eu estou presente,
Tomo o navio da canção
E vou direito ao coração de toda a gente."


 Podem escolher a versão musicada interpretada por Adriano ...


Letra e Música: Manuel Alegre, Luís Cília e Adriano Correia de Oliveira
Álbum: Adriano Correia de Oliveira (1967)


 ou por Luís Cilia


Canção muito divulgada mas infelizmente não na versão do seu autor aqui apresentada, inserida no seu primeiro disco "Portugal Angola - Chants de Lutte" de 1964 e reeditada no LP "Meu País" de 1970. Esta canção conheceu a sua maior divulgação quando em Portugal Adriano Correia de Oliveira a divulgou já que eram proibidos os discos de Luis Cília. Belo e simples poema de Manuel Alegre.

OPINIÃO

Uma figura marcante

27 de Novembro de 2016, 

Um pequeno documentário intitulado “PM”, da autoria de Sabá Cabrera Infante e de Orlando Jiménez Leal e produzido em 1961 em pleno processo revolucionário cubano, originou uma violenta polémica política que terminou com um celebre discurso proferido por Fidel Castro na Biblioteca Nacional. O discurso intitulava-se “Palavras aos intelectuais” e continha uma mensagem clara bem resumida naquela que se tornaria a sua frase com maior repercussão: “dentro da revolução tudo, contra a revolução nada”. Pouco tempo antes, no âmbito desse mesmo encontro, uma das maiores figuras da literatura cubana, Virgilio Piñera, havia pedido a palavra para pronunciar apenas as seguintes palavras: “quero dizer-vos que tenho medo”. Tinha razões para isso. Muitas coisas já se tinham passado desde a noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 1959. Nessa noite o ditador Fulgêncio Batista abandonara Cuba abrindo as portas para a vinda de um grupo de jovens libertadores. (...)



continua em https://www.publico.pt/2016/11/27/mundo/noticia/uma-figura-marcante-1752785

Em Cuba do Alentejo ou entre o fanatismo e a ignorância atrevida

***
AM says:
O que eu acho lamentável é que prestem homenagem a uma terra batizada de Cuba por fanatismo dos comunas que dominam a Câmara desde o 25 de Abril! É triste um tipo chegar ali ao centro e dar com aquela estátua do Che Guevara disfarçado de Colombo, como costumava desfilar no Carnaval de Havana. Tem razão o Bispo de Beja quando apela à intervenção do Governo para que a vila volte ao seu nome original de Santa Maria da Burra!

Victor Nogueira says:
27/11/2016 às 02:33
Há o fanatismo e há a ignorância. Qualquer pesquisa pela Net esclarece que o nome de “Cuba” é anterior à tomada da povoação aos Árabes por Sancho II,XIII, derivando o nome provavelmente do termo “Caaba”, santuário sagrado de Meca. E foi esse o nome pelo qual a povoação desde então tem sido conhecida, desde a Monarquia até aos dias de hoje.


jmc says:
27/11/2016 às 13:26
Ó AM, instrua-se e leia, por exemplo, a Wikipedia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuba_(Portugal)

AM says:
27/11/2016 às 14:15
Eu já li a wikipédia toda (passei dois fins de semana inteirinhos nisso!. E tudo aquilo é para desconfiar. Estão feitos com os de lá de Cuba! Senão vejamos: existe alguma entrada na wickipédia sobre Santa maria da Burra? Ora! Pois aí está!

jmc says:
27/11/2016 às 14:47
Bem, e possível que seja uma conspiração. Das graúdas.

Victor Nogueira says:
28/11/2016 às 13:30
Bem, deve ser uma conspiração e censura do Google (passe a publicidade) que refere muitas “Santa Maria” mas mas nenhuma da “Burra”. Da “burra”, animal ou arca de tesouro, apenas a Pata (vinho verde), a Fonte (em Odemira), o Vale (no Pico dos Açores) e a Cortelha (Guarda), sem esquecer o culto à Senhora da Burra, no Cabo Espichel, que afinal eram pegadas de dinossauro. Também há provérbios, como p. ex. “A burra velha, cilha nova”, “Para trás mija a burra” , “Burra que geme, carga não teme”,   (1)

~~~~~~~~~~~~~

(1) «Burro velho não aprende línguas", "Burro velho não toma andadura" ."Burro velho, mais vale matá-lo que ensiná-lo", .  

Para anunciar a morte de Fidel Castro a TVI faz um "directo" de Cuba ... no Alentejo

https://aventar.eu/2016/11/26/fidel-o-alentejano/#comment-213081


Reacções à saída de António Domingues da CGD

* Victor Nogueira

Pediu Domingues um estatuto especial e se pediu quem lhe deu a ideia de que lhe seria atribuído ? Se Domingues o pediu e se verificou que tal não era política e legalmente possível, porque demorou tanto tempo a decidir sair ? Quano ao PSD/CDS e à banca privada, não esqueçamos que estes estão interessados no "abate" do banco público. Para o PSD/CDS Domingues é apenas um pretexto e arma de arremesso.



Comissão de Trabalhadores alerta que não pode haver um vazio no banco.
PUBLICO.PT|DE PÚBLICO, LUSA

sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro foi um grande…


* Victor Nogueira

Aceito e respeito a discordância ou contra-argumentação factual, posso entender o ódio (de classe), mas ler certas notícias ou as caixas de comentários do Expresso, do Observador e de blogs de direita ou mesmo dalguns alinhados com o PS é um exercício deveras incómodo. É caso para dizer, livremo-nos do "amor",  da "tolerância" , da "democracia  em liberdade"  de gente de que AZ é um exemplo.

O post num certo blog colectivo era apenas o que se segue:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~





Fidel Castro foi um grande…

(é favor acabar a frase)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A minha reflexão na caixa de comentários ....




Victor Nogueira

Com este post o XXX pretende apurar até onde vão a imaginação, as frases feitas e o vocabulário da maioria dos seus leitores, conforme a saliva que pavlovamente segreguem ?

e dois exemplos de comentários de outrem




JC

Eh pá, essa é fácil! Foi um GRANDE que, mesmo depois de morto, põe a falar dele os pequenos e os infinitamente pequenos de quem ninguém fala nem falará, pois ninguém alguma vez saberá quem são, foram ou serão.
Foi um cientista que conseguiu e continua a conseguir, mesmo depois de morto, o prodígio de pôr micróbios a falar para lhe chamar nomes, o que, só por si, é um feito científico que lhe valerá, certamente, o Nobel da Biologia a título póstumo.
Foi um gajo a quem o privilégio do nascimento teria dado uma vida confortável, mas que optou pelo desconforto do mato e o risco de um tiro na mona só porque achava que os homens não nasceram para viver de joelhos, vê lá tu como era excêntrico!
Foi um homem que fez asneiras e cometeu erros, como é próprio dos homens, já que de homens precisamos e de anjos não.
Foi um daqueles homens cheios de defeitos cujas qualidades conseguem que milhões de outros homens cheios de defeitos e qualidades se orgulhem simplesmente de pertencer à espécie humana.




AZ

ò abc, vendedor está mal escrito e se vires o maltez manda-o pró caralho. o fidel foi um grande filho da puta como todos os ditadores e que todos os aprendizes de ditador veneram. não há cá contemplações para quem persegue, prende ou tortura adversários políticos e reprime a liberdade de expressão.




AZ

porra, nunca pensei haver tanto democrata a simpatizar com um ditador e é curioso serem os mesmos que apresentam disfuncionalidade orgasmica permanente quando se fala no donaldo trampas. ide pró caralho ò imbecis de merda.

sábado, 19 de novembro de 2016

a saga em torno da caixa - A Caixa, concerteza !





* Victor Nogueira

Uma triste saga cujo fim se não vislumbra ? Onde acaba a ingenuidade e começa a má-fé ? Ou vice-versa !







Secretário de Estado das Finanças desmente ter assinado acordo com administração da CGD


Ricardo Mourinho Félix falou à TSF, garantindo que houve apenas "conversas muito francas", assentes "na confiança".

https://www.publico.pt/politica/noticia/secretario-de-estado-das-financas-desmente-ter-assinado-acordo-com-administracao-da-cgd-1751784






Em período homólogo, o banco tinha registado em 2015 um lucro superior a três milhões de euros.




Lobo Xavier e as provas na Caixa: "Estou consciente do que disse"


Centeno diz que a única promessa do Governo na CGD é a recapitalização. Lobo Xavier, que falou de outros "compromissos escritos", diz estar "perfeitamente consciente do que disse".




***
CGD: prejuízos de 189,3 milhões

Estudo sobre a História da CGD in

https://www.cgd.pt/Institucional/Patrimonio-Historico-CGD/Estudos/Documents/Estudo-Historia-CGD.pdf

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

o show das bolsas - Principais índices bolsistas norte-americanos arrancam positivos e os europeus reforçam ganhos




* Victor Nogueira

Hillary é mulher casada com um mulherengo que tal como Kennedy não podia ver um rabo de saia. Trump também gosta de mulheres e já vai na 3º modelo. Truman, Nixon, Reagan, Obama e o clã Bush foram o que foram.
A América profunda é isto em que tudo assenta: o KKK: o extermínio genocída dos ameríndios, o esclavagismo, a Lei Seca, o selvático capitalismo, a colonização da América Latina (o quintal das traseiras), o criacionismo e as seitas religiosa. as bombas nucleares sobre Hiroshima e Hagasaki, McCarthy, o apoio ao terrorismo e a golpes fascistas por esse mundo fora, o falso puritanismo e o código Hays... Há excepções e grandes Presidentes terão sido apenas .. Lincoln e F. D. Roosevelt, o 1º a self made man e outro um milionário.
A democracia deles, dos que estão na ribalta. é isto: o circo das primárias com golpes e contra-c golpes e depois o "conselho" dos 500 decide por milhões, não vá o diabo tecê-las. It's all show-busin$$ and the show must go on, para felicidade das anafadas bolsas capitalistas, como poderia dizer Pangloss.

Clinton pede que se dê “uma hipótese” a Trump

De pé, oh vítimas da fome, de pé, oh descamisados, de pé, os sem terra, de pé, oh ventres ao sol, de pé, sans-cullottes, de pé, todos vós que tendes fome e sede de justiça ! Que não é a dos que pretendem ser donos do mundo, que não é deles mas vosso. Tomai-o nas mãos e comei dele !
Principais índices bolsistas norte-americanos arrancam positivos e os europeus reforçam ganhos

https://www.publico.pt/economia/noticia/bolsas-europeias-em-forte-queda-com-confirmacao-da-vitoria-de-trump-1750494

terça-feira, 8 de novembro de 2016

NOTA CURRICULAR ou o cúmulo da parolice




NOTA CURRICULAR ou o cúmulo da parolice na senda de relvas e daquele cujo nome não se deve pronunciar, por causa da cicuta. CLICAR NA IMAGEM PARA ENXERGAR MELHOR O QUE O SUJEITO ANDOU A FAZER PELA LUSÓFONA.

"Portugal não tenciona renegociar a sua dívida", clarifica Augusto Santos Silva



* Victor Nogueira

a quadratura do circo ou a verdade do ps de santos silva costa sócratico - é a do cds/ppd - There is no alternative e é preciso ser o "bom aluno" sempre bem comportado e obediente à voz do dono



Ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta tarde no Parlamento que o…
EXPRESSO.SAPO.PT

***