quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Para a memória do ps em setúbal

* Victor Nogueira

Há pessoas de curta memória ou que de setúbal nada conhecem. 16 anos de governo do PS/Mata Cáceres, conhecido como o Manuel do Alcatrão, descaracterizaram setúbal a favor da especulação imobiliária. Ao ser eleito em 1985, Mata Cáceres afirmou e os jornais registaram que o Parque Verde da Lanchoa, paredes meias com a Belavista, não seria construído, pois era uma loucura dos técnicos da Câmara (no Urbanismo). 

O "projecto do PS/Mata Cáceres não foi avante pois a Junta de Freguesia de S.Sebastião [com cerca de metade dos eleitores (na altura metade eram cerca de quarenta mil)] era maioritariamente APU - antecessora da CDU  - e o PS não tinha então maioria absoluta na Câmara. Mesmo assim o Parque Verde da Lanchoa foi amputado de cerca de 1/3 da área prevista em favor do betão.

Como a favor do betão foram os projectos de reconversão  do Bairro Afonso Costa e de bairros da lata como os do Mal Talhado, Dias, Humberto Delgado...

Ao perder 16 anos depois a Câmara, o PS deixou setúbal amorfa, degradada,  com os bairros sociais e as suas populações desprezadas, com especial relevo para as da Bela Vista.

Um dos projectos do PS era  desalojar os habitantes da Bela Vista  incluindo o Bairro Azul e transformar este em habitação de luxo, dada a vista privilegiada sobre o estuário e a serra da arrábida. Aliás como sucede na outra extrema da cidade com o Casal das Figueiras.

Foi no Casal das Figueiras/Viso - a ocidente -  que foi construída a Escola secundária que deveria servir o Faralhão, na outra extrema da cidade, a oriente e a cerca de 12 km de distância, junto a uma pedreira em funcionamento e cujos estilhaços e pedras resultantes das explosões caíam na escola.

Foi no tempo de Mata Cáceres que a co-incineração foi destinada à Secil, na Serra da Arrábida. Logo no 1º mandato o PS/Mata Cáceres alienou edifícios municipais uns a favor da Administração Central, como o antigo Convento dos Grilos outros, como a antiga Igreja da  Anunciada, cuja propriedade estava em tribunal, a favor da Igreja Católica,  edifício com óptimas condições acústicas para espectáculos musicais.

As declarações de Mata Cáceres/PS em público ou junto dos técnicos da câmara - incluindo a forma como seria solucionado o "problema" da Belavista - dariam páginas para o anedotário político não fossem a sua tristeza e gravidade.

http://5dias.wordpress.com/2013/09/26/a-caminho-das-autarquicas-vii/


declarações João Ribeiro
~~~~~~~~~~~~~~

Muito mais haveria a dizer sobre a gestão calamitosa do PS, então sob a batuta de Mata Cáceres, como a privatização da água, a sujidade da cidade, a perseguição aos comunistas ou a quem não fosse sbserviente, a construção da variante na várzea - naquele sítio, para servir "amigos" - o inútil viaduto sobre a D. Manuel I, ligando a Belavista ao bairro Santos Nicolau, a degradação e menosprezo pelo Largo José Afonso e seu homenageado, o fim do festival de teatro e o gosto pela cultura pimba e tauromáquica. Sem esquecer o abate do olival junto à Avenida Bento de Jesus Caraça, a facor dos interesses imobiliários.

Foi na gestão PS/Mata Cáceres que os serviços da Câmara na Tetra (Urbanismo e Habitação) foram transferidos para a Baixa - medida louvável - mas para um edifício de escritórios sem condições, enquanto foi alienado para a especulação imobiliária o quarteirão entre a estação rodoviária e a antiga escola industrial e comercial.

Foi nos 16 anos da gestão PS/Mata Cáceres/PSD que Setúbal , sem vida, quase foi transformada num "subúrbio" de Lisboa,

~~~~~~~~~~~~~~

É o PS de Esquerda ? O PS cujo inenarrável Francisco Assis, "filósofo" de pacotilha e dirigente nacional do PS sempre à tona acusa o PCP e o Bloco de falta de sentido de estado, de serem a extrema esquerda trauliteira pk apresentam moções de censura ao governo psd-cds ou exigem que se demarque do memorando que co-assinou com a troika ? O PS cujo porta voz a nível nacional e candidato à Câmara de Setúbal afirma que o combate principal ao PCP, inimigo da "liberdade" e não à "direita ultra-liberal" que nos governa ? Que liberdade defende o PS que tudo fez para que não fosse aprovada a actual Constituição e que desde 1976 governa sempre aliado à direita e com apoio e apoiando no essencial o psd-cds ? Que nunca se juntou ao PCP antes tem governado sempre a favor da banca e da especularão imobiliária e do betão ? Que tirando o caso da Câmara de Lisboa de Jorge Sampaio e João Soares sempre tem nas autarquias como objectivo não aliar-se ao PCP para desalojar a direita mas aliar-se a esta- encoberta ou declaradamente - para desalojar o PCP e seus aliados ?

Com que demagogia se fazem promessas de pleno emprego, de revitalização da Baixa, blá, blá - quando é o a governação nacional d ps-psd-cds que define a política de fiscalidade (IVA, IRC, IRS, IMI, IMT ....), quando não são as autarquias locais que definem a política macro-económica, quando o financiamento das actividades produtivas geradoras de emprego não são financiadas pela banca, a tal que em articulação com ps-psd, sobretudo desde o 1º governo Cavaco, apoiaram a especlação imobiliária e as obras públicas faraónicas pelas empresas de construção civil, a tal banca que pressionou para a intervenção da troika, em memorando assinado pelo ps-psd-cds - e que aposta agora na especulação financeira e nos lucros bola de sabão destrutiva ?


Para o anedotório ficam as sucessivas tentaivas de "mensageiros" do PS para que nele me inscrevesse, que voltartia a ser chefe e a ter horas extraordinárias. Até que um dia disse a um deles que se me inscrevesse noutro partido seria directamente no PSD, sem disfarces, pois o PS a ninguém interessavam, pois ninguém respeitavam, incluindo os trabalhadores da autarquia. E retorquiu-me "escandalizado" o mensageiro "Oh! Doutor, então ia para esses fascistas ?", levando de imediato a resposta "Foi a esses fascistas que vocês se aliaram para correr com a APU da Câmara e é com eles que estão a geri-la."

Sem comentários: