segunda-feira, 5 de novembro de 2012

classes médias ?





Viva
Estou cansado e não consigo ler grandes textos. Mas sobre a"classe média", qd dizes que a cgtp conta com a "classe média" dos Sindicatos da Adminstração Local, esta é uma ideia inexacta
Tens na Administração Local os sindicatos filiados na UGT - S dos Quadros Técnicos de Estado (incluindo a Ad. Central) - técnicos e técnios superiores, isto é, licenciados e bacharéis) e SINTAP (Central e Local - englobando essencialmente o pesoal administrativo).
E tens o sindicato filiado na CGTP -o STAL, . Eu creio que fiz um estudo sobre a filiação no STAL, qd estive no Gabniete Técnico do STAL, mas não sei onde o guardei. Muitos poucos técnicos e técnicos superiores estão filiados no STAL e a maioria dos que estão são militantes do PCP.O STAL - que é um sindicato vertical - tem maior força entre o pessoal operário e da recolha do lixo. Quanto aos restantes grupos profissionais, a sua adesão é função da força política que é maioritária em cada autarquia.
Sendo um sindicato vertical e de âmbito nacional, organizado em direcções regionais, os comunistas influenciam a Direcção Nacional e as regiões de Lisboa, Beja, Évora e Setúbal, onde creio se verificam as maiores adesões às greves e há maior movimentação de massas. O PCP perdeu a influência no Algarve e tem alguma força no Porto.
Esta é a percepção - "impressionista", que tenho hoje. Se encontra o tal estudo que fiz - hoje já desactualizado, dir-to -ei. Mas apesar de impressionista e eventualmente desactualizada, mostra que a realidade da administração local não é linear como supões.
Abraço

Sem comentários: